Por Maristela do Valle
Viajar junto ao mar significa pegar uma praia, surfar, mergulhar, curtir piscinas naturais, observar baleias, fazer cruzeiros e viver muitas outras experiências incríveis. Além de proporcionar esses momentos tão prazerosos, os oceanos têm importância enorme para a vida do planeta, pois influenciam o clima do mundo todo e é habitat de uma diversidade enorme de espécies. Confira oito sugestões de viagens para você fazer junto aos mares brasileiros.
Observação de baleias em Abrolhos (BA) e Imbituba (SC)
É uma emoção indescritível ver de perto o rabo de uma baleia bem na sua frente, no meio do mar. Os mamíferos marinhos parecem não se intimidar com a presença dos barcos e fazem um espetáculo no seu próprio habitat.
Você pode viver essa emoção no arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, que serve de refúgio para milhares de baleias jubarte principalmente de julho a outubro, quando se reproduzem. E nem só as baleias amam o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, com cerca de 1.300 espécies de animais, incluindo curiosas aves. Você pode admirar toda essa maravilha em passeios de barco e minicruzeiros de dois dias e uma noite.
Já no Sul, a cidade catarinense de Imbituba é referência no turismo de observação de baleias, mas de outra espécie: a franca. A cidade inclusive tem o sugestivo apelido de “Capital da Baleia Franca” e faz parte da Rota da Baleia Franca, composta também pelos municípios de Laguna e Garopaba. Os animais frequentam as águas catarinenses de julho a setembro, para se reproduzir. Quando os filhotes ganham força para viajar, as baleias voltam para o mar gelado da Antártida.
As piscinas naturais de Maragogi (AL) e Porto de Galinhas (PE)
Você tem a sensação de nadar dentro de um aquário natural quando mergulha com snorkel e pé-de-pato nas piscinas naturais brasileiras, que muitas vezes ficam afastadas da praia. No Nordeste, por exemplo, podem ser acessíveis de jangada ou catamarã.
É o caso de Maragogi, cidade alagoana famosa pelas Galés, como são chamadas algumas de suas piscinas naturais. Formadas por arrecifes e águas transparentes, essas piscinas fazem parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais e têm uma rica fauna marinha, incluindo um típico peixinho listrado de preto, amarelo e cinza chamado na região de saberé.
Já a jangada é a embarcação mais utilizada para se chegar às famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas. O vilarejo pernambucano foi eleito o melhor destino de praia do Brasil por dez anos consecutivos pelos leitores da revista “Viagem e Turismo” e sempre aparece nas listas das praias mais lindas do país.
Mergulho em Fernando de Noronha (PE) e Bombinhas (SC)
O mundo tem outra cor e velocidade no fundo do mar. Você parece entrar em outra dimensão quando explora o universo submarino, nadando entre corais, peixes, frutos do mar e espécies tão diferentes que muitas vezes nem sabe classificar.
Um dos mais paradisíacos cenários do mundo para viver essa experiência é o arquipélago de Fernando de Noronha, no litoral pernambucano. Ali a água é quentinha, com média de 26°C, e a visibilidade chega a até 50 metros, mostrando uma enorme diversidade de vida marinha. Não à toa, ali fica o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
E o Sul também está prestes a ganhar um parque nacional marinho, no município catarinense de Bombinhas. Trata-se do Parque Nacional Marinho do Arvoredo, já aprovado pela Câmara dos Deputados. A região tem uma grande diversidade de espécies, muitas ameaçadas de extinção. As águas cristalinas da região revelam muito dessa riqueza. E Bombinhas ainda encanta os visitantes por outras belezas naturais, como as areias brancas das praias, os costões, as piscinas naturais e uma exuberante Mata Atlântica.
Surfe em Maresias (SP) e Baía Formosa (RN
Um país com 7.491 km de litoral só poderia mesmo ter grandes nomes do surfe, como os campeões mundiais Gabriel Medina, Adriano de Souza e Ítalo Ferreira. Mesmo quem tem dificuldade de ficar de pé em cima de uma prancha certamente já se divertiu pegando jacaré no mar. Praia boa para surfe não falta no Brasil, e você pode escolher opções de norte a sul.
No litoral norte paulista, Maresias é um dos maiores points da moçada, que adora pegar uma onda durante o dia e curtir animadas baladas à noite, como a Sirena, que já divertiu muitas gerações de jovens e surfistas. Maresias fica no município de São Sebastião, que tem lindas praias emolduradas pela Mata Atlântica em um lido trecho da Rio-Santos.
A Mata Atlântica também embeleza as praias intocadas da Baía Formosa, município do Rio Grande do Norte localizado entre Natal e João Pessoa. Um dos mais badalados points do surfe na cidade é o Pontal de Baía Formosa, frequentado não só por iniciantes no esporte mas também por surfistas muito experientes.
Curtiu nossas dicas de viagens para explorar os oceanos brasileiros? Então consulte nossos roteiros em uma loja CVC.