8 destinos para fugir do frio do Sul e do Sudeste e aproveitar o inverno no Nordeste

verão

O frio já chegou em grande parte do Sul e do Sudeste e deve ficar até meados de setembro. Mas o inverno no Nordeste é outra história.

Na costa dessa região tão amada do país, a amplitude térmica é pequena no decorrer do ano, e as temperaturas permanecem altas. 

Em Jericoacoara, por exemplo, há temperaturas máximas de 31°C e mínimas de 24°C em todos os meses do ano, inclusive durante o inverno no Nordeste. O que muda é o regime de chuvas: por lá, elas se concentram entre fevereiro e abril.

A seguir, selecionamos destinos incríveis para você fazer uma viagem regada a muito sol e banho de mar e lagoa entre junho e setembro.

Inverno no Nordeste: veja 8 destinos para fugir do frio do Sul e do Sudeste

Jericoacoara

Um dos destinos mais procurados do litoral do Ceará (e do Brasil todo!), Jericoacoara ainda conserva a vibe rústica e as ruas de areia, embora tenha crescido muito nos últimos anos. Agora há uma hotelaria turbinada, diversos restaurantes e uma vida noturna para lá de animada. As paisagens ao redor abrangem dunas, praias, formações rochosas, lagoas de água cristalina e um pôr do sol deslumbrante. Esse paraíso fica a 300 km de Fortaleza e conta com um pequeno aeroporto que recebe alguns voos.

Quando ir: No inverno todo! Jeri é uma das melhores opções de destinos durante o inverno no Nordeste, com calor e sol garantidos entre junho e setembro.

Porto Seguro

Não é à toa que Porto Seguro é uma das escolhas preferidas dos clientes CVC. Estrela do sul da Bahia, o destino oferece sol e praia o ano todo, com hospedagem a preços excelentes, restaurantes variados e uma infinidade de passeios nos arredores. Na BR-367, entre o centro de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, há 20 km de praias. Há trechos para todos os gostos: as barracas de Taperapuã e Mudai atraem quem gosta de agito e shows de humor, enquanto os restaurantes pé na areia da Praia do Mutá são perfeitos para quem procura sossego e charme.

Quando ir: No inverno todo!

Porto Seguro
Praia em Trancoso, perto de Porto Seguro

Itacaré
Localizada na chamada Costa do Cacau, Itacaré é um dos destinos mais procurados do litoral sul da Bahia. A região tem um contorno diferenciado na região, apresentando belas baías enfeitadas pela Mata Atlântica, muitas acessadas por trilhas. Não perca o passeio das 4 Praias, que passa por Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho e visita a Cachoeira do Tijupá. A vila é ótima para passear à noite, com lojas, restaurantes e bares e clima animado. O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus.

Quando ir: No inverno todo!

Paisagem de Itacaré, com mata e praia

Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses são sem dúvida uma das paisagens naturais mais deslumbrantes do Brasil: uma área de 1.550 km² com dunas branquinhas separadas por lagoas de água azul-esverdeada. O principal programa por lá é realmente conhecer as lagoas: você embarca em passeios a pé e em veículos 4×4 para curtir a paisagem e nadar naquelas águas cristalinas, tirar fotos maravilhosas, assistir ao nascer e ao pôr do sol e relaxar. Tirando isso, há passeios como o de barco pelo Rio Preguiças, que visita o Farol de Mandacaru.

Quando ir: No inverno todo! Essa é a melhor época do ano para ver as lagoas cheias.

Imagine só tirar uma foto dessas

Praia do Forte
Praia do Forte é um destino de praia completíssimo, a começar pelo fácil acesso: está a apenas 60 km de Salvador, com posição estratégica para fazer vários passeios pela região, por terra e pela água. Depois, pela farta oferta de hospedagem, entre pousadas e resorts all-inclusive, e de restaurantes, de quiosques de praia a casas sofisticadas. A vila, muito limpa e organizada, é perfeita para bater perna no fim da tarde. E as faixas de areia são lindas, claro, com vários trechos com piscinas naturais e ninhos de tartarugas-marinhas – aliás, foi em Praia do Forte que começou o Projeto Tamar.

Quando ir: No inverno todo! 

Vista Aérea da Praia do Forte


Fernando de Noronha
Águas límpidas de um verde-esmeralda único, areias finas e claras, vegetação exuberante e o imponente Morro do Pico, com seus 321 metros, compõem um cenário para lá de paradisíaco em Noronha. Para além dos cerca de 3 mil habitantes, o arquipélago é povoado por tartarugas, tubarões, golfinhos e outras espécies que podem ser observadas em passeios de barco, mergulhos e trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Pousadas charmosas e restaurantes principalmente de peixes e frutos-do-mar dão conforto e sabor à viagem.

Quando ir: Em junho pode chover bastante, deixe para viajar em julho ou, se puder esperar, em agosto e setembro, período com as melhores condições do ano para nadar e mergulhar.

trilha-do-farol-em-fernando-de-noronha
Trilha do Farol em Fernando de Noronha.

Natal
Um dos destinos mais procurados pelos clientes CVC, a capital potiguar seduz à primeira vista com o mar e as dunas na paisagem. Nas vias da cidade, é fácil observar o vaivém dos bugues que levam os turistas para passear pelos seus arredores. O calor presente o ano inteiro convida ao banho de mar. Além disso, por lá há atrações inusitadas como o maior cajueiro do mundo e uma base militar usada pelos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial. E a boa mesa potiguar reserva ótimos pratos regionais para você conhecer.

Quando ir: Pode chover bastante em junho e julho, deixe para viajar em agosto e setembro.

Morro do Careca, Natal
Morro do Careca, em Natal (Crédito: Thinkstock)


Morro de São Paulo
Na pontinha da Ilha de Tinharé, no litoral baiano, a vila ganhou fama por sua sequência de praias de areia branquinha e água azul-clara represada em piscinas naturais na maré baixa. No simpático centrinho, onde não circulam carros, o potencial festeiro chama a atenção: restaurantes, bares, barraquinhas, casas noturnas e luaus animam as tardes e noites o ano inteiro. Passeios de barco levam para mergulhar e admirar as nuances das paisagens da região, uma mais linda do que a outra.

Quando ir: Em julho e julho pode chover bastante, deixe para viajar em agosto e setembro.

Tirolesa entre as praias de Morro de São Paulo