Desde 2012, no dia 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira comemora a farta e deliciosa culinária do estado.
Minas Gerais se orgulha da comida caipira que é comum a várias partes do interior do Brasil, mas com suas especificidades típicas. Historicamente, ela se formou com a mistura de técnicas, preparos e ingredientes dos indígenas, dos africanos e dos europeus.
A seguir, listamos algumas receitas e quitutes tradicionais junto de produtos que podem ser saboreados pelo estado hoje em dia, como os cafés especiais e as cervejas artesanais.
Frango com quiabo
Um clássico mineiro: um ensopado de frango caipira com quiabo, geralmente servido com arroz. Faz muito sucesso nas casas das famílias e em restaurantes de todo o estado.
Leitão à pururuca
O leitão é assado lentamente por horas e depois ganha uma pele frita, formando uma casquinha crocante. Um dos locais mais famosos para provar o prato é no restaurante do Luiz Ney, em Tiradentes (MG), acompanhado por um bufê com outras delícias mineiras.
Tutu de feijão
Um bom tutu acompanha muitas refeições em bufês e restaurantes. Nesse prato, a farinha de mandioca é usada para engrossar o feijão, cujos grãos são amassados e misturados com o caldo, tudo muito bem temperado.
Canjiquinha
Também chamado de quirera e com preparações similares em outros estados, trata-se do milho triturado cozido com água e geralmente misturado à carne de porco. Originalmente, o prato era preparado na panela de pedra-sabão, tradicional utensílio usado nas cozinhas de Minas.
Vaca atolada
Trata-se de carne bovina, geralmente costela, cozida com mandioca e temperos diversos, ideal para os dias mais frios. O nome é uma referência à consistência espessa do prato, devido à mandioca, que se desfaz durante o cozimento, resultando em um caldo cremoso.
Doce de leite
Não se sabe ao certo a origem do doce de leite, mas não se pode negar que Minas tem tradição em preparar o doce. A cidade de Viçosa, por exemplo, é muito famosa pela produção. Nas sobremesas de restaurantes e em mercearias e mercados você o encontra nas mais diversas combinações.
Queijos
Cerca de 40% dos queijos produzidos no Brasil vêm de Minas. Para quem viaja, é muito legal saber que você pode visitar circuitos de produção de queijo artesanal, como na região da Serra da Canastra.
Cerveja artesanal
Nos últimos anos, Minas embarcou na onda da produção artesanal de cerveja e ganhou grande destaque nesse sentido. Em várias cidades você encontra pelo menos uma marca local, como a Ouropretana, de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, a Libertastes, de São João del Rei, e a Fathach, de Juiz de Fora.
Cafés especiais
Um bom cafezinho não falta na mesa do mineiro. Nos últimos anos, a produção de cafés especiais, com grãos selecionados e torra controlada, aumentou muito. No sul do estado, a cidade de Carmo de Minas sedia a Rota do Café Especial, que oferece uma série de experiências, com passeios pelos cafezais e degustações.