CIDADE DAS FLORES, JOINVILLE PRESERVA HERANÇA GERMÂNICA
Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, Joinville preserva suas origens na arquitetura, com muitas casas construídas em estilo enxaimel, na cultura e na deliciosa gastronomia típica. Um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina, oferece muitas opções de passeios e eventos culturais importantes, como o Festival de Dança de Joinville. A dança, aliás, é um ícone da cidade, que se orgulha de sediar a única filial do Teatro Bolshoi, de Moscou, no mundo. Com boa infraestrutura hoteleira, de comércio e serviços, Joinville – conhecida também como Cidade das Flores – se destaca ainda em atividades ligadas à natureza e à vida rural, que você pode conferir em passeios pela Serra Dona Francisca, Estrada Bonita e nas regiões do Piraíe Vale do Quiriri.
QUANDO IR
Nos meses de inverno acontecem dois eventos importantes na cidade: o Festival de Dança de Joinville (julho) e o Festival Gastronômico de Inverno (agosto). No mês de novembro, acontece a tradicional Festa das Flores de Joinville, que ocorre no pico de floração da espécie da Hemerocallis (lírio amarelo).
CURIOSIDADES
Quando a princesa D. Francisca, filha de D. Pedro I, casou-se com um dos filhos do então rei da França, a região onde hoje se encontra Joinville foi oferecida como parte do dote da princesa. Em 1848 o rei francês foi destronado e, devido a dificuldades financeiras, vendeu as terras ao senador alemão Christian Mathias Schroeder, que iniciou um projeto de imigração por ali.
O QUE FAZER EM JOINVILLE
Tanto a área urbana quanto a porção rural da cidade estão repletas de pontos turísticos e atividades inesquecíveis. Conheça a Casa Krüger, onde funciona um centro de informações sobre o turismo rural, os museus e parques, além da Estrada Dona Francisca. Garanta seu pacote para Joinville!
Catedral Diocesana São Francisco Xavier de Joinville
Com bela arquitetura, possui duas cúpulas no formato de concha, doze colunas de sustentação e 20 vitrais que interpretam o poder divino e trazem ensinamentos da igreja. A obra é modernista das décadas de 1960 e 70.
ENDEREÇO: Rua do Príncipe, 746.
Centro Turístico e Comercial Parque Expoville
O complexo possui 360 mil metros quadrados e é palco para grandes eventos. No local ainda existe um centro comercial excelente para compras de suvenires, chocolates, licores, biscoitos caseiros, porcelanas e artigos de cama, mesa e banho.
ENDEREÇO: Rua XV de Novembro, 4.315 |Margens da BR-101.
Escola do Teatro Bolshoi
Esta é a única escola do Bolshoi fora da Rússia. O objetivo é proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança. Inaugurada em 2000, o local é aberto ao público que deseja conhecer um pouco mais sobre o trabalho ali realizado e as dependências.
ENDEREÇO: Avenida José Vieira, 315 | Centro.
Museus
Joinville possui muitos museus e passeios interessantes, principalmente para quem viaja em família. Conheça o Museu Arqueológico de Sambaqui, criado em 1962 e que traz materiais remanescentes de populações pré-coloniais; o Museu da Bicicleta, único do gênero na América do Sul, conta com mais de 16 mil peças em seu acervo; o Museu de Imigração e Colonização, que apresenta o processo de imigração do norte do Estado, e o Museu de Arte, com exposições temporárias e acervo permanente repleto de pinturas, esculturas e gravuras.
Casa Krüger
A casa foi construída em estilo enxaimel e conta com um engenho de açúcar, lago de contenção e estaleiro para os animais. No local você pode degustar produtos coloniais, desde geleias até aguardentes. Lá se encontra o Centro de Informações sobre o Turismo Rural em Joinville, onde você poderá agendar visita às propriedades rurais.
ENDEREÇO: Rodovia SC-301, km 75.
Estrada Dona Francisca e Quiriri
A região da estrada Dona Francisca abriga alguns engenhos que produzem cachaça e farinha artesanais. Visite também o Castelo dos Bugres, monumento natural com vista panorâmica para o vale do rio Piraí, rio Cubatão, algumas montanhas da Serra do Mar e da baía da Babitonga. Destaque também para as trilhas na Serra do Quiriri e o mirante na Serra Dona Francisca, a 550 metros de altitude.
ENDEREÇO: Acesso pela SC-301.
Estrada Bonita
A estrada de oito quilômetros é ideal para o turista que quer conhecer a zona rural de Joinville e apreciar a gastronomia típica dos imigrantes alemães. Na entrada de cada uma das propriedades rurais existem placas que indicam sua especialidade.
ENDEREÇO: Acesso pela BR-101, destino a Garuva.
Monumento à Barca
O monumento que fica em frente à prefeitura simboliza a chegada dos primeiros imigrantes na Barca Colón, em 1851. Nele estão gravados ícones de Joinville em comemoração aos 150 anos da cidade.
ENDEREÇO: Avenida José Vieira, s/n.
Parques
A cidade convida seus visitantes a passeios sem pressa por áreas verdes belíssimas, como o Parque Ecológico Morro do Finder, que possui trilhas demarcadas, nascentes de rios, gruta e lagos, além de um mirante para a Baía da Babitonga. No Parque Natural Municipal da Caieira você encontra restingas e manguezais, trilhas, sítios arqueológicos e vista para a lagoa do Saguaçu. Já o Parque Zoobotânico reúne cerca de 200 animais de diferentes espécies, além de playground e quiosques.
ONDE FICAR EM JOINVILLE
Na área urbana da cidade os turistas podem encontrar diversas opções de hospedagem próximas de atrações culturais e construções históricas. A área rural é indicada para quem busca conhecer os costumes tradicionais da região em harmonia com a natureza. Reserve agora seu hotel em Joinville!
Informações importantes
Fuso horário | Joinville segue o horário oficial de Brasília |
---|---|
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola – Joinville |
Voltagem | 220 volts | Tomada tipo N |
Peso da bagagem | 23 kg de bagagem e 5 kg de bagagem de mão |