Férias de verão além da praia: 5 destinos para ir com a família

As férias de verão estão chegando, com dias quentes e ensolarados perfeitos para curtir ao ar livre com os filhos. 

As praias do Brasil ficam cheias nessa época, a gente sabe, mas elas não são o único destino possível. De Bonito a Gramado, são diversas as opções de lugares longe do mar e com estrutura ideal para uma viagem em família.

A seguir, selecionamos 5 destinos que garantem muito sossego e diversão e são boa pedida durante o verão.

Bonito (MS)

A Gruta Azul é uma das mais visitadas de Bonito

Flutuações em águas transparentes com peixes coloridos, grutas com impressionantes formações geológicas, cachoeiras com poços refrescantes e atividades de aventura como rapel e bóia-cross: tudo isso compõe o extenso cardápio de atrações de Bonito, considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. A hotelaria da cidade, que vai de pousadinhas a resorts, é superbem preparada para receber famílias. E a CVC pode organizar toda a sua viagem para lá, já com ingressos e transportes para os passeios inclusos.

Olímpia (SP)

O parque aquático Thermas dos Laranjais é imperdível

No interior do estado, perto de São José Rio Preto, a cidade guarda uma porção de parques de águas termais. O mais famoso é o Thermas dos Laranjais, com mais de 55 atrações, entre muitos tipos de toboáguas e piscinas. Mais novo, o Hot Beach chama a atenção pela grande área infantil. Para variar um pouco a programação aquática, o Vale dos Dinossauros exibe réplicas impressionantes de dinossauros que se movimentam e emitem sons. Os hotéis de Olímpia recebem os visitantes com restaurantes, bares, spas, complexos de piscinas e equipes de monitores a postos para manter a criançada entretida – e os pais também.

Rio Quente Resorts (Rio Quente – GO)

Que delícia é a Praia do Cerrado, no Hot Park | Crédito: Divulgação

A 25 km de Caldas Novas, o município é casa do Rio Quente Resorts, complexo banhado por águas que brotam naturalmente da terra a 37,5 °C: estamos falando da maior estância hidrotermal do planeta. Seus cinco hotéis são servidos de restaurantes, spa, quadras esportivas e monitoria infantil. Lá também fica o Parque das Fontes, com oito piscinas termais, saunas e ofurôs. Mas a grande atração mesmo é o Hot Park, com mais de 20 atrações para diferentes faixas etárias. A criançada ama o Hotibum, com dez toboáguas e muitos brinquedos, enquanto os adultos gostam de descansar na Praia do Cerrado.

Foz do Iguaçu (PR)

foz-do-iguacu-pr-feriado-15-nov
As cataratas podem ser visitadas em qualquer época do ano

Visitar as cataratas é testemunhar um dos mais impressionantes tesouros naturais brasileiros. Demarcando a fronteira com a Argentina, o Rio Iguaçu despenca em 275 quedas d’água em uma paisagem protegida pelo Parque Nacional do Iguaçu. Passarelas e passeios de barco permitem tirar fotos das águas em vários ângulos – com sorte, enquadrando um arco-íris. Na cidade também dá para visitar o Parque das Aves, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Dreamland Museu de Cera. No verão, pode chover nos fins de tarde, mas nada que atrapalhe o passeio: se molhar faz parte do programa nas cataratas.

Gramado (RJ)

Cascata do Caracol, em Canela, vizinha de Gramado

Apesar da fama da Serra Gaúcha inverno, a região também é pedida certa no verão. Primeiro, pelo Natal Luz, que a enche de decoração e atrações especiais até 29 de janeiro. Depois, pelo período da vindima, em fevereiro e março, quando é possível ver a colheita das uvas nas vinícolas da região. Além disso, Gramado tem um cardápio de atrações familiares tão variado que dá para curtir em qualquer época do ano: algumas das mais recentes são a Vila da Mônica, com os personagens da turminha, e o Lumni Experience, um circuito sensorial com 500 mil lâmpadas. Quem quiser aproveitar o calor para curtir a natureza pode participar, por exemplo, da experiência Pé da Cascata Explorer, que chega na Cascata do Caracol por baixo.