VISITE E SE ENCANTE COM SUAS PRAIAS PARADISÍACAS
O pequeno estado de Alagoas presenteia seus visitantes com paisagens extraordinárias, desde variados tipos de vegetação até as praias mais deslumbrantes, de coloração verde e azul – sem contar as lagoas e o rio São Francisco. A região, palco de numerosos conflitos políticos nos séculos 17 e 19, preserva muito da sua história e cultura em museus, construções de arquitetura colonial e tradições folclóricas espalhadas por várias cidades.
QUANDO IR
A visita às piscinas naturais de Alagoas varia conforme a tábua das marés – fique atento ao programar sua viagem. No verão faz 30°C na alta temporada, quando as cidades ficam mais cheias e caras. Se você quiser fugir da chuva, evite visitar o estado entre maio e julho.
CURIOSIDADES
Alagoas recebeu esse nome devido aos 17 rios e 17 lagoas distribuídas por seu território. Além disso, o estado possui a maior concentração de piscinas naturais do Brasil.
O QUE FAZER EM ALAGOAS
Os pacotes para Alagoas garantem atrações para diferentes públicos, desde praias e rios com água cristalina até cidades que são verdadeiros museus a céu aberto, guardando uma fração importante da arquitetura colonial brasileira. Confira as regiões de destaque espalhadas pelo Estado.
Lagos e Mares do Sul
Os Lagos e Mares do Sul possuem diversos atrativos em diferentes regiões. Você vai se impressionar com a estrutura da praia do Francês, em Marechal Deodoro – lá também ocorre o encontro das águas das lagoas Manguaba e Mundaú. Em Barra de São Miguel, a praia do Gunga se une à lagoa do Roteiro, formando uma vista magnífica, sem contar a orla toda margeada por coqueirais. Pilar, Jequiá da Praia, Coruripe e Feliz Deserto também integram o litoral sul de Alagoas.
Costa dos Corais
No norte de Alagoas, oito cidades compõem a belíssima região conhecida como Costa dos Corais, dona da segunda maior barreira de corais do mundo. Paripueira tem a maior concentração de piscinas naturais do Brasil, enquanto Maragogi, o segundo destino mais procurado do estado, abriga praias paradisíacas. São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras, Japaratinga e Porto Calvo são os outros municípios que compõem esta área.
Maceió
Responsável por receber a maioria dos turistas do Estado, a capital Maceió tem seus maiores atrativos divididos entre o litoral e o centro histórico. A praia de Pajuçara é calma, tem boa infraestrutura e dela saem embarcações para as piscinas naturais; já a de Ponta Verde é famosa pelas barracas Lopana e Kanoa – vale a visita! Na região central da cidade estão erguidas construções de grande importância arquitetônica, algumas do século 19, como igrejas e museus.
Rio São Francisco
O majestoso rio São Francisco tem 240 quilômetros de extensão dentro do território de Alagoas. Partindo do município de Piranhas, o passeio de barco ao Cânion do Xingó é o mais impressionante na região da divisa com Sergipe – águas esverdeadas e paredões rochosos formam a paisagem local. Às margens do rio, vale também a visita às cidades de Penedo, cheia de construções centenárias preservadas, e Pão de Açúcar, com um belo acervo arquitetônico e sítios arqueológicos.
Quilombos
Na Serra da Barriga existiu o Quilombo dos Palmares, o símbolo mais expressivo da resistência negra no País. Seu líder mais famoso foi Zumbi, também nascido no estado de Alagoas – e hoje o Parque Memorial Quilombo dos Palmares preserva os capítulos dessa história. Além da venda de artesanato em cerâmica, o destaque fica para o Caminho da Liberdade, um roteiro que mistura cultura, história e ecologia, passando pelas cidades de São José da Laje, Ibateguara, Murici e União dos Palmares.
ONDE FICAR EM ALAGOAS
Os principais hotéis em Alagoas se concentram nas cidades mais frequentadas pelos turistas, a exemplo de Maragogi, Barra de São Miguel e Maceió. De pousadas a resorts luxuosos, o estado tem opções para todos os gostos e bolsos.
ONDE COMER EM ALAGOAS
Frutos do mar não podem faltar à mesa de um Estado com território litorâneo tão grande. Além disso, Alagoas tem restaurantes que servem pratos de diversas cozinhas internacionais e regionais. Experimentar as variações da tapioca, iguaria típica nordestina, é obrigação de todo visitante!
Restaurante Maria Antonieta
Considerado o melhor restaurante italiano de Maceió, o Maria Antonieta lhe recebe em um ambiente requintado, com diversas opções de massas, peixes, carnes, frutos do mar e uma carta de vinhosimpressionante, a maioria de produção italiana. Reservas são recomendadas.
ENDEREÇO: Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, 150, Maceió.
Divina Gula
O Divina Gula traz até você um pouco da tradicional cozinha mineira, em receitas combinadas com ingredientes da gastronomia nordestina. Lá você também pode experimentar e levar para casa cachaças de fabricação exclusiva, todas produzidas em Minas Gerais.
ENDEREÇO: Rua Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85, Maceió.
Tapioca Maria Bonita
Muito tradicional em Maceió, a premiada Tapioca Maria Bonita oferece essa iguaria nordestina em dezenas de receitas diferentes, entre doces e salgadas – do básico queijo e presunto até bacalhau e carne de sol. Praticamente todas levam coco e queijo de coalho como ingredientes básicos. Imperdível!
ENDEREÇO: Avenida Álvaro Otacílio, s/nº, mix 10, box 3 – Jatiúca, Maceió.
Bodega do Sertão
Muito tradicional e bem avaliada em Maceió, a Bodega do Sertão oferece inúmeros pratos típicos da culinária nordestina, tais como baião de dois, sarapatel, carne de sol com nata, arroz de queijo coalho derretido, tapiocas, entre muitos outros. A decoração rústica é encantadora e o restaurante ainda possui cachaças, doces e suvenires à venda.
ENDEREÇO: Avenida Doutor Júlio Marques Luz, 62, Maceió.
Carne de Sol do Picuí
Especializado em receitas à base de carne de sol, o restaurante oferece o melhor da culinária nordestinaem um ambiente requintado. Variações de queijo coalho, macaxeira e peixes completam o cardápio do Carne de Sol do Picuí, que também possui suvenires regionais à venda.
ENDEREÇO: Avenida da Paz, 1.140, Maceió.
ONDE COMPRAR EM ALAGOAS
Alagoas tem em Maceió seus principais centros comerciais. A capital é o lugar para quem deseja levar para casa lembrancinhas e peças típicas do artesanato nordestino.
Mercado do Artesanato
Localizado no centro de Maceió, o Mercado do Artesanato reúne mais de 200 lojas, com grande variedade de produtos decorativos, roupas e artigos regionais. São peças feitas de cerâmica, fibra do coqueiro, palha, madeira, couro e barro, a maioria produzida na região. Recomenda-se atenção com a segurança no local.
ENDEREÇO: Rua Melo Morais, Maceió.
Feirinha de Pajuçara
O passeio é indicado a quem quiser comprar lembrancinhas de Maceió, tudo a preço muito barato. Figuras de barro, chapéus, tecidos, roupas e peças feitas de cerâmica ou fibra de coco também podem ser encontradas nas centenas de barracas.
ENDEREÇO: Avenida Antonio Gouveia, Maceió.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Fuso horário | Horário de Brasília |
---|---|
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (Maceió) |
Voltagem | Maceió e Maragogi – 220V | Tomada tipo N |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Imagens: Divulgação CVC