Conheça os melhores passeios em Fortaleza para rechear a sua viagem

Localizada no meio do litoral cearense, Fortaleza pode ser usada como base para conhecer boa parte da costa do estado.

Há várias opções de passeio bate-volta a até 165 km de distância, com paisagens marcadas por dunas, falésias e coqueirais. O calor é uma constante durante o ano inteiro, proporcionando dias divertidos com banhos de mar e passeios de bugue, barco e jangada. 

A CVC selecionou sete passeios imperdíveis por praias próximas a Fortaleza, um deles no maior parque aquático do Brasil, mas que também fica à beira-mar. Prepare-se para dias de muita atividade!

Canoa Quebrada

Vista de Canoa Quebrada

A praia mais famosa do litoral leste cearense fica a 165 km de Fortaleza, então é preciso madrugar para aproveitar o bate-volta. A paisagem em Canoa Quebrada é marcada por impressionantes falésias avermelhadas, sendo que a principal tem uma meia-lua e uma estrela esculpida. É debaixo dessa falésia que estão as barracas de praia. Aproveite a estrutura delas e alterne banhos de mar ou passeios de jangada com momentos na areia. Quem quiser explorar mais a região, pode fazer um passeio de bugue. Há duas opções: para a costa leste, atravessa-se um longo trecho de falésias até chegar na Praia de Ponta Grossa; no lado oposto, o passeio passa por dunas e lagoas, com paradas para praticar o esquibunda. No fim da tarde, vale a pena seguir para a vila e conhecer a Broadway, o charmoso calçadão que é o endereço de bares e restaurantes.

Cumbuco

O kitesurfe colore a Praia de Cumbuco

A proximidade com a capital cearense (apenas 25 km) faz de Cumbuco um clássico passeio bate-volta. A praia é bem longa, com muitas barracas estruturadas. Além de um mergulho no rasinho, ainda há opção de um passeio de jangada que te levará a 1 km da costa. Na areia, ainda é possível andar de jegue. Devido à força dos ventos, no segundo semestre, os kitesurfistas batem ponto por lá. Nos arredores de Cumbuco existem quatro lagoas que são o destino dos divertidos passeios de bugue, com direito a banhos de água doce e esquibunda nas dunas.

Praia da Lagoinha

Praia da Lagoinha: paisagem marcada por coqueiros, dunas e falésias

A 110 km de Fortaleza, é um dos grandes destinos do litoral oeste cearense. Tem várias características que encantam os visitantes: dunas, coqueiros e falésias. Como bônus ainda há a Lagoa das Almécegas e sua água cristalina, alcançada a partir de um passeio de bugue. O canto direito tem um visual mais fotogênico, com dunas em tons dourados e mar verde. Do lado oposto predominam as falésias. Ao lado da extensa faixa de areia, há um bom número de bares e restaurantes. No segundo semestre, os fortes ventos atraem os kitesurfistas.

Praia de Mundaú

O encontro do Rio Mundaú com o mar é o cenário de um belo passeio de barco

Os últimos quilômetros do acesso à Praia de Mundaú são impactantes: uma estrada asfaltada com areia nas duas margens. Uma das praias do município de Trairi, Mundaú fica a 145 km de Fortaleza. Quem pega a praia na maré baixa pode aproveitar as piscinas naturais, só tem que caminhar um pouquinho mar adentro. Apesar da praia, o passeio mais famoso por lá é a navegação pelo Rio Mundaú. A bordo de um barco ou catamarã, passa por dunas, manguezais e ilhotas com providenciais paradas para um mergulho.

Praia de Águas Belas

O colorido cenário da Praia de Águas Belas

Pouco conhecida fora do Ceará, a Praia de Águas Belas é uma joia, ideal para um passeio bate-volta a partir de Fortaleza, uma vez que está a apenas 62 km. É conhecida como a “praia da alegria, onde o sol beija a lua e rio abraça o mar”. A praia tem faixa de areia branquinha e um mar que mescla tons de azul e verde. A 10 minutos de caminhada para o lado direito está a foz do Rio Mal Cozinhado. Se preferir, há um passeio de bugue que passa por três praias, culminando no encontro do Mal Cozinhado com o mar.

Praia do Morro Branco

Monumento Natural das Falésias apresenta várias tonalidades de cores

A Praia do Morro Branco ficou famosa nacionalmente na década de 1980 quando foi cenário da novela global Final Feliz. O número de turistas cresceu à medida que as falésias coloridas apareciam na televisão. Desde então, Morro Branco virou um excelente passeio bate-volta a partir de Fortaleza, distante 95 km. Ao chegar, os visitantes podem aproveitar o banho de mar, fazer um passeio de bugue até as praias das Fontes, do Diogo e Uruaú ou caminhar no Monumento Natural das Falésias, que é a matéria-prima das areias coloridas que decoram as famosas garrafinhas de areia.

Beach Park

Vista aérea do Beach Park

Muitas pessoas acham que o maior parque aquático do Brasil fica em Fortaleza. Na verdade, ele fica na vizinha Aquiraz, a 28 km. Para aproveitar o dia da melhor forma tem que chegar cedinho, uma vez que há muitas piscinas e toboáguas para curtir. Para as crianças menores, há pequenos escorregadores e um playground aquático. Adolescentes curtem o Tobomusik, um toboágua fechado com 100 m com efeitos visuais e músicas. Os mais destemidos encaram o Arrepius e o Insano, o mais radical, com 41 de queda livre em que a velocidade ultrapassa os 100 km/h. Quem preferir ainda pode pegar um banho de mar na Praia das Dunas e aproveitar a estrutura dos bares e restaurantes pé na areia.