Conheça 3 destinos pelo Brasil com atrações acessíveis para PcD

O Dia Nacional da Acessibilidade é celebrado em 5 de dezembro para alertar a sociedade para a questão da acessibilidade como um direito de todos, independentemente da condição física, sensorial ou intelectual. É um chamado para a remoção de barreiras para construirmos uma sociedade mais inclusiva, solidária e igualitária.

No turismo, sabemos que o caminho ainda é longo nesse sentido, mas na última década têm surgido mais iniciativas em atrações e hotéis com estrutura adaptada e funcionários preparados para receber pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais (idosos, gestantes, etc).

Aqui, escolhemos três destinos muito amados pelos clientes CVC pelo Brasil que se destacam por suas atrações acessíveis.

Balneário Camboriú

O Parque Unipraias, uma das principais atrações da cidade, é um complexo de bondinhos que liga o lado sul da orla de Balneário ao Morro da Aguada e à praia de Laranjeiras. Todos os bondinhos são 100% adaptados, e há elevadores e rampas nas estações e vagas exclusivas no estacionamento da Barra Sul. Além disso, Balneário conta com três praias (Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras) com o selo Bandeira Azul, certificação internacional que, entre muitos critérios, inclui vagas reservadas para o uso de pessoas com deficiência e passarelas de acesso na areia.

Porto de Galinhas

A praia principal da vila é conhecida pelo incrível projeto Praia Sem Barreiras, atrelado à ONG Rodas da Liberdade. Além das rampas de acesso na areia, a equipe oferece banho de mar assistido e passeio de jangada às pessoas com deficiência, com monitores e jangadeiros treinados. Muitos hotéis da região também tem boa estrutura de acessibilidade, como o Vivá Porto De Galinhas Resort, o Solar Porto De Galinhas e o Hotel Village Porto De Galinhas.

Bonito

Referência de ecoturismo no Brasil, Bonito também é exemplo em relação a atrações acessíveis, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida. No centrinho, calçadas largas e guias rebaixadas facilitam o deslocamento. Além disso, vários passeios estão preparados para PcD: no Abismo Anhumas, por exemplo, a cadeira de rodas e a pessoa podem descer de rapel junto a um instrutor; na Flutuação do Rio Sucuri, o visitante portador de deficiência é sempre acompanhado de um guia próprio e um barco de apoio; na Nascente Azul, a pessoa faz o passeio em uma cadeira flutuante especial.