ARQUITETURA E BELEZA NA CAPITAL DO BRASIL
Única cidade moderna do mundo com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Brasília enche os olhos de seus visitantes com arquitetura arrojada, parques tranquilos e ruas que parecem não ter fim. Centro político do Brasil, a cidade construída em 1960 sob o slogan “50 anos em 5”, do então presidente Juscelino Kubitschek, tem as assinaturas de Lucio Costa (projeto urbanístico) e Oscar Niemeyer (projeto arquitetônico). Do alto, o Plano Piloto tem o formato de um avião e do chão você se deslumbra com o traçado único dos prédios públicos, cheios de curvas e ângulos surpreendentes. O concreto claro se contrapõe com as ruas arborizadas e o horizonte de um azul intenso de dia, vermelho incandescente ao entardecer. Simplesmente espetacular! Mas se política não é sua praia, saiba que Brasília tem muito a oferecer. A cidade possui ótimos restaurantes, reservas florestais, cachoeiras e muita diversidade cultural. Confira!
QUANDO IR
Evite os meses de inverno, de junho a agosto, quando o clima fica muito seco. A partir de outubro árvores e jardins voltam a colorir a cidade. Em setembro você confere o desfile do feriado da independência do Brasil.
CURIOSIDADES
Diversos “planos-pilotos” foram avaliados antes da aprovação do projeto do urbanista Lúcio Costa. O plano vencedor considerou o relevo da região e o contorno do Lago Paranoá, formado artificialmente pelo represamento das águas do rio Paranoá.
O QUE FAZER EM BRASÍLIA
Um dos lados mais interessantes de visitar Brasília é que você poderá conhecer a cidade em uma viagem rápida e ainda sim voltar para casa com fotos incríveis. Isso porque o Eixo Monumental, local onde estão os principais pontos turísticos como o Congresso Nacional, a Catedral, o Palácio do Planalto, o Museu da República e o Memorial JK, pode ser percorrido em uma hora. Mas se você dispor de tempo, não deixe de conhecer o interior dos edifícios, onde realmente comprova a suntuosidade dos projetos arquitetônicos.
Catedral Metropolitana
Idealizada por Oscar Niemeyer, a catedral é formada por 16 arcos de concreto que emolduram vitrais coloridos. No interior do prédio você verá três anjos de bronze feitos por Alfredo Ceschiatti, painéis de Di Cavalcanti, azulejos de Athos Bulcão e uma réplica em tamanho natural da Pietà, de Michelangelo. A Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados e vale ser vista em diferentes horas do dia, já que a luminosidade refletida através dos vitrais muda de acordo com a intensidade e a posição do sol.
ENDEREÇO: Esplanada dos Ministérios, Lote 12.
Congresso Nacional
A sede do Poder Legislativo foi construída entre 1958 e 1960. Rodeado por espelhos d’água, o conjunto de edificações foi projetado por Oscar Niemeyer. O Senado está instalado na enorme cúpula convexa, com a parte esférica voltada para o céu. Já a Câmara fica na cúpula côncava, que lembra um pires. Na base das duas construções há o edifício principal, que dá suporte aos plenários. O conjunto arquitetônico ainda possui duas torres de 28 andares.
ENDEREÇO: Praça dos Três Poderes.
Torre de TV
Você pode avistar de quase todos os pontos da cidade nessa torre de 230 metros de altura, projetada por Lucio Costa em referência à Torre Eiffel, de Paris. Do topo do seu mirante, a 75 metros de altura, você tem a mais ampla vista aérea do Plano Piloto e seus arredores. A Torre de TV é o principal centro irradiador de som e imagem das emissoras de rádio e televisão da região.
ENDEREÇO: Eixo Monumental, s/nº.
Áreas verdes
Apesar do clima árido, a cidade tem muitas opções de áreas verdes, que irão refrescar o calorão do cerrado. Uma das paradas obrigatórias é o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com 420 hectares e ponto de encontro dos brasilienses. Conheça também o Jardim Zoológicode Brasília, com cerca de 1.200 animais de mais de 200 espécies. Outra opção é o Jardim Botânico, com 526 hectares de área de visitação. Para finalizar, o Parque Nacional de Brasília conta com piscinas naturais de água corrente, além de muito verde e vegetação do cerrado.
Memorial JK
Ponto mais alto dentro da cidade, o espaço homenageia o presidente que idealizou Brasília. Foi projetado por Niemeyer e exibe fotos, documentos e objetos pessoais de Juscelino Kubitschek, como o relógio que ele usava quando morreu em um acidente de automóvel, o traje usado na posse, sua biblioteca particular e até um carro Ford Galaxie LTD de 1974. Também estão lá os restos mortais de JK.
ENDEREÇO: Praça do Cruzeiro, Eixo Monumental Oeste.
Palácio do Planalto
O gabinete presidencial, sede do Poder Executivo, fica nesse edifício fundado no mesmo dia da inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960. Projetado com formas regulares por Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto tem acervo com várias peças de arte, mobiliário e prataria. Todos os dias, às 17h, guardas fardados com trajes históricos hasteiam a bandeira nacional na frente do palácio.
ENDEREÇO: Praça dos Três Poderes.
Palácio da Alvorada
Projetada por Oscar Niemeyer, a residência oficial dos presidentes da República possui colunas de mármore em forma de avião, fachada de vidro e gramado com flamingos, garças e emas. O espelho d’água reflete a imagem da construção, dando-lhe a impressão de um espaço infinito. O então presidente Juscelino Kubitschek batizou o palácio dizendo que Brasília simbolizava a alvorada de um novo dia para o país.
ENDEREÇO: Via Presidencial, s/nº.
Supremo Tribunal Federal
Órgão máximo do Poder Judiciário, tem a finalidade de garantir o cumprimento da Constituição Federal. Foi projetado por Oscar Niemeyer e, na frente do edifício, a escultura “Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, foi inspirada na deusa grega Themis, equivalente à deusa romana Justitia. O interior do prédio tem painéis, pinturas e esculturas, incluindo nove bustos de bronze de personalidades do direito brasileiro.
ENDEREÇO: Praça dos Três Poderes.
PASSEIOS EM BRASÍLIA
Existem diversas opções de passeios por Brasília, desde os que possibilitam conhecer por dentro os principais edifícios, até passeios ecológicos e por cidades próximas, como Pirenópolis.
Passeio noturno
Neste passeio realizado durante a noite, você admira a iluminação de monumentos como a Torre de TV, o Memorial JK, a Catedral, a Esplanada dos Ministérios, o Panteão da Pátria, o Espaço Lucio Costa, o Pavilhão Nacional e o Palácio da Alvorada.
Passeio panorâmico cultural
Neste passeio cultural, você visita o Museu do Banco Central, com documentos, notas de dinheiro e moedas nacionais; o Museu da Caixa Econômica Federal, instalado em um edifício de forma cilíndrica; o Palácio Itamaraty, que abriga o Ministério das Relações Exteriores e tem paisagismo de Burle Marx; o Congresso Nacional e a Universidade de Brasília, inaugurada em 1962 e com um dos maiores campi universitários do país.
Passeio a Pirenópolis
Localizada a 150 quilômetros de Brasília, Pirenópolis preserva arquitetura histórica. Os destaques são a Igreja Matriz, a rua Direita, o Museu das Cavalhadas, a rua do Bonfim, a Igreja do Bonfim, a Ponte de Madeira, a Casa de Câmera e Cadeia, a Casa do Doce e Artesanato e os ateliês de artistas locais.
Passeio de barco no Lago Paranoá
Navegue pelas águas do Lago Paranoá, admirando as lanchas e os esportes náuticos da raia sul, a Ponte JK, o Palácio da Alvorada e a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Dom Bosco, que preserva a vegetação às margens do lago. Saídas somente aos sábados.
Passeio ao Salto do Itiquira
Localizado a 105 quilômetros de Brasília, o Salto de Itiquira tem 168 metros e é a mais alta cachoeira de fácil acesso do Brasil. Coberta por floresta densa, a região conta com várias piscinas de água mineral e boa infraestrutura, que inclui restaurante e área de piquenique.
ONDE FICAR EM BRASÍLIA
Entre as opções de hotéis em Brasília, as melhores regiões são Asa Norte, endereço do Palácio do Planalto, do Estádio Mané Garrincha e de bares, restaurantes e parques; e a Asa Sul, que abriga bares, restaurantes e shoppings, além de ficar perto do Parque da Cidade, das embaixadas e da rodoviária. Outra boa opção é Taguatinga, que fica a 20 quilômetros de Brasília, a cidade-satélite, com ótimo custo-benefício, concentra restaurantes e shoppings. Guará, também situada a 20 quilômetros de Brasília, fica próxima à estação rodoviária, restaurantes, bares e ao ParkShopping.
ONDE COMER EM BRASÍLIA
Brasília é o terceiro maior polo gastronômico do país e a miscigenação de sua população resultou em vários tipos de restaurantes. Afinal, mais de 80 embaixadas do mundo estão sediadas na cidade, que atrai ainda imigrantes de todas as regiões do Brasil.
Restaurante Mangai
Nesta filial da marca paraibana de restaurantes, o bufê por quilo tem cerca de 180 receitas típicas do sertão nordestino, como feijoada, baião de dois, arroz de queijo coalho, escondidinho de carne-seca e pernil de carneiro. Fica localizado em uma das áreas mais privilegiadas da cidade, com vista para o lago Paranoá.
ENDEREÇO: Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto 41.
Restaurante Manzua
As especialidades deste restaurante são frutos do mar e pratos da culinária baiana. Além da comida deliciosa, aproveite a vista deslumbrante para o lago Paranoá e o atendimento impecável da equipe.
ENDEREÇO: Setor de Habitações Individuais Sul, QL 10, Pontão do Lago Sul.
Churrascaria Espeto de Ouro
Além do tradicional rodízio de carnes, a churrascaria oferece delicioso bufê com grande variedade de saladas, pratos quentes e guarnições.
ENDEREÇO: Setor Hoteleiro Norte, quadra 2, bloco I, Asa Norte.
Restaurante Coco Bambu
Especializado em peixes e frutos do mar, o destaque do cardápio deste restaurante é o pastel de lagosta e o camarão ao molho de coco com pimentões, acompanhado por purê de jerimum e arroz de castanha. Tem uma adega toda de vidro, que comporta 1.000 garrafas de vinhos resfriadas de mais de 200 rótulos.
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto 36.
ONDE COMPRAR EM BRASÍLIA
Além dos muitos pontos turísticos, em Brasília também não falta boas opções de compras. A cidade possui vários shoppings, feiras e lojas. Confira!
Feirinha da Torre de TV
Com quase 40 anos de existência, a feira de artesanato da Torre de TV tem de tudo: além de um delicioso pastel com caldo de cana, você encontra produtos como bijuterias, bordados, artesanato, telas coloridas e móveis por encomenda. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Endereço: Setor de Divulgação Cultural – SDC, Eixo Monumental, Torre de TV.
Feira do Guará
Localizada na cidade-satélite do Guará II, na feira são comercializados produtos como roupas, sapatos, bijuterias, verduras, frutas, queijos, doces, grãos, farinhas, pastel, cachaça, peixes, aves, raízes, temperos e comida típica nordestina. Funciona de quarta-feira a domingo, inclusive feriados.
Endereço: Área Especial 17, Guará II, Guará.
Feira dos Importados
Conhecida como “Paraguaizinho” ou Feira do Paraguai, tem mercadorias diversificada e de qualidade. Funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.
Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento Sul, trecho 7.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek |
---|---|
Voltagem | 220 volts | Tomada tipo N |
Peso da bagagem | 23kg de bagagem e 5kg de bagagem de mão |
Imagens: Divulgação CVC