As 5 chapadas mais incríveis do Brasil

Chapadas Brasileiras

No interior do Brasil, as chapadas encantam os viajantes com cenários inesquecíveis, ricos em flora e fauna – e cada uma tem uma energia única. Há roteiros de viagem tanto para aventureiros quanto para quem prefere contemplar a natureza e recarregar as baterias sem muito esforço físico. 

Com paredões imensos de pedra, grutas, cachoeiras e natureza exuberante, esses destinos se tornaram mecas do ecoturismo no país. A CVC te ajuda a descobrir o melhor das principais chapadas do Brasil. Confira na galeria a seguir!

CHAPADA DIAMANTINA: Cachoeira do Buracão, Poço Encantado, Gruta da Pratinha (com direito a flutuação), e o principal cartão-postal, o Morro do Pai Inácio (foto)… a Chapada Diamantina tem muitos passeios imperdíveis, para todos os tipos de viajante. E o que é melhor: pode ser visitada o ano todo. Localizada no oeste da Bahia, é a maior e mais famosa das chapadas do Brasil. A cidade de Lençóis é a porta de entrada principal dos turistas que vão ao Parque Nacional da Chapada Diamantina (a cerca de 450 km de Salvador), mas o destino também pode ser visitado a partir de outras bases, como Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Vale do Capão e Vila de Igatu.
CHAPADA DOS VEADEIROS: No estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o ponto mais elevado do Planalto Central do Brasil, a cerca de 250 km de Brasília. Muitos visitantes acreditam que a região tem uma energia especial e mística. Mas mesmo os mais céticos se encantam com a beleza e a rica diversidade natural que renderam ao lugar dois títulos da Unesco: Patrimônio Natural Mundial e Reserva de Biosfera. Com muitos banhos de cachoeira e trilhas por antigos caminhos de garimpeiros, a Chapada dos Veadeiros tem, entre os passeios imperdíveis, o Vale da Lua – com rochas caprichosamente esculpidas pela água –, o Mirante da Janela e a Cachoeira de Santa Bárbara. As cidades-base para visitar a região são São João da Aliança, Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante.
CHAPADA DOS GUIMARÃES: O principal cartão-postal das Chapada dos Guimarães é a Cachoeira Véu de Noiva (foto) – que pode ser admirada a partir de um mirante. Outros atrativos de destaque são a Cidade de Pedra, a caverna Aroe Jarí (maior caverna de arenito do Brasil) e o Morro São Jerônimo (ponto mais alto do Parque Nacional  da Chapada dos Guimarães). Para quem quer curtir a natureza sem grande esforço, há cachoeiras de fácil acesso e restaurantes com vista panorâmica. Chegar ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães também é superfácil: são apenas 70 km da capital do estado do Mato Grosso, Cuiabá, servida por uma boa oferta de voos.
 CHAPADA DAS MESAS: No sudoeste do Maranhão, próximo da divisa com Tocantins, o Parque Nacional Chapada das Mesas ocupa 1.600 km² de área. Além dos gigantes platôs de arenito que parecem mesas – e dão nome ao lugar –, há cânions, cachoeiras e cavernas. Os destaques entre os atrativos são a Cachoeira do Santuário, o lago Encanto Azul e o  Poço Azul – complexo que reúne cachoeiras, piscinas naturais e atividades de ecoturismo, como rapel e tirolesa. As cidades que concentram as principais atrações da Chapada das Mesas são Carolina e Riachão, e o aeroporto de acesso mais fácil é o de Imperatriz (MA) – a 220 km de Carolina.