João Pessoa completa 437 anos nessa sexta-feira, 5 de agosto. É boa época para lembrar que a capital da Paraíba, de cerca de 800 000 habitantes, ainda é um cantinho a ser descoberto no Nordeste.
Suas praias têm águas clarinhas, seu centro histórico é uma graça e a cidade ainda pode ser ponto de partida para uma porção de passeios pela região, comopraias fluviais, piscinas naturais, faixas de praias com falésias e recifes de corais. O melhor é viajar entre agosto e fevereiro, quando os dias são predominantemente ensolarados, e alugar um carro com a CVC para ter mais liberdade no seu roteiro.
Para comemorar o aniversário de João Pessoa, listamos abaixo 6 motivos para viajar para a cidade, com várias sugestões de lugares para conhecer na capital paraibana.
- Suas praias têm águas clarinhas e piscinas naturais
A orla urbana central de João Pessoa, formada pelas praias de Tambaú e Cabo Branco, já é uma beleza, com muitos quiosques com comes e bebes para curtir de dia e de noite. E dali ainda dá para pegar um tour de catamarã até as piscinas naturais de Picãozinho. Na Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas, saem os barcos para as piscinas dos Seixas, de água verde-clara e muitos peixinhos.
2. É uma capital pequena, que dá pra conhecer em poucos dias
Para além das praias, você pode passear pelo centro, onde fica a Lagoa, com belos jardins pensados pelo paisagista Burle Marx. No Altiplano, está a Estação Cabo Branco, construção de Oscar Niemeyer que abriga eventos e exposições de arte temporárias (mas só vê-la de fora já vale). Já Tambaú é o destino para fazer compras: o Mercado de Artesanato Paraibano tem mais de 120 lojas de artesãos locais, bem como a Feirinha de Tambaú, de frente para a praia.
3. Tem um dos centros históricos mais antigos do país
Terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa preserva um centrinho de fachadas em estilo barroco, art nouveau e art déco. Não perca o Centro Cultural São Francisco, um dos mais importantes complexos barrocos do país, formado pela Igreja de São Francisco e pelo Convento de Santo Antônio. Na Praça Antenor Navarro, o colorido casario colonial rende boas fotos. Veja ainda a Igreja Nossa Senhora do Carmo, erguida em 1592, e a Casa do Artista Popular, com cerâmicas, tapeçarias, xilogravuras, rendas e bonecos de pano.
4. Para comer, há desde frutos do mar a comida sertaneja
Entre as delícias locais estão as peixadas, feitas com ingredientes fresquinhos, e o rubacão, mistura de arroz de leite com feijão, queijo coalho e carne de sol. Para frutos do mar, vá a restaurantes como o Gulliver Mar e o Quiosque Olho de Lula. Para comida sertaneja, o bufê do Mangai não tem erro, e o Tábua de Carne serve carne de sol à moda de Picuí (PB).
5. Os arredores são belíssimos
João Pessoa faz limite, ao norte, com Cabedelo e, ao sul, com Conde. O primeiro guarda uma das mais belas praias da Paraíba, Camboinha, de águas tranquilas, extensa faixa de areia e quiosques. A praia é também ponto de partida para ir de catamarã até a Ilha de Areia Vermelha, a 1,5 km da costa. Cabedelo tem um dos pores do sol mais famosos do Nordeste, na Praia do Jacaré. A vista ainda é acompanhada por forró na praia. Em Conde, estão praias como Coqueirinho, com boa estrutura para passar o dia e tomar um banho de mar delicioso.
6. Dá para unir a viagem a outros destinos do Nordeste
Rumo ao interior do estado, dá para conhecer Cabaceiras (PB), cenário de filmes como “O Auto da Compadecida”. Por ali fica o Lajedo do Pai Mateus, com suas gigantescas pedras redondas que chegam a pesar 45 toneladas. No litoral, ao sul, Recife (PE) está a apenas 120 km: dá para explorar a cidade e seguir a Porto de Galinhas (PE). Seguindo para o norte, há a badalada Pipa (RN), a 144 km de João Pessoa, e, mais a frente, Natal (RN).