Em 25 de janeiro, a maior cidade do país completa 468 anos. É dia de lembrar sua importância econômica e riqueza cultural, que atraem moradores e turistas.
Em uma homenagem de aniversário, selecionamos 6 lugares históricos de São Paulo, construídos entre os séculos 16 e 20, que podem ser visitados para rememorar a trajetória dessa vibrante metrópole.
Leia também: São Paulo: o que fazer na capital, no interior e no litoral
Pateo do Collegio (1554)
Considerado a primeira construção de São Paulo, foi erguido pela Companhia de Jesus para a catequização de povos originários. O complexo no coração da cidade proporciona um passeio por esse passado e inclui a Igreja Beato José de Anchieta, o Museu Anchieta, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e o Café do Pateo (este fechado temporariamente).
Mosteiro de São Bento (1598)
O centro do conjunto é a bela Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, de arquitetura eclética germânica. A missa mais procurada é a de domingo, às 10h, musicada pelo coral de canto gregoriano e o órgão de 7.000 tubos. No último domingo de cada mês, os monges beneditinos preparam um brunch sofisticado em seu refeitório – faça reserva, pois as vagas acabam rápido!
Avenida Paulista (1891)
A via mais festejada da cidade já foi ocupada por casarões da elite do café – algumas dessas construções ainda podem ser vistas por lá, como a Casa das Rosas, de 1935. Hoje, a avenida é tomada por prédios comerciais, museus e centros culturais. Em seus 2,8 km de extensão estão lugares como o Sesc Paulista, o Masp e o Instituto Moreira Salles. Aos domingos, das 8h às 16h, ela é reservada para pedestres.
Estação da Luz (1867)
Erguida no século 19 e reconstruída no começo do século 20 em estilo eclético inglês, a imponente estação recebe diariamente cerca de 450 mil passageiros em suas linhas de trem e metrô. Você pode descer ali e conhecer lugares interessantes nos arredores, como o parque Jardim da Luz, a Pinacoteca de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa.
Mercado Municipal de São Paulo (1933)
O Mercadão, como é popularmente conhecido, se destaca pela fachada monumental, concebida pelo engenheiro Felisberto Ranzini (1881-1976). Lá dentro, há quase 300 boxes com legumes, frutas, carnes, temperos, castanhas, entre outros produtos. No mezanino tem restaurantes com mesas sempre muito concorridas.
Edifício Copan (1966)
Esse prédio sinuoso de Oscar Niemeyer é um ícone da arquitetura moderna brasileira. São 32 andares, com 115 metros de altura, e nada menos do que 1.160 apartamentos. Com agendamento, é possível acessar a vista espetacular do terraço. No térreo, fica o famoso Bar da Dona Onça, a Livraria Megafauna e a loja de queijos artesanais Queijuz.
Hotéis em promoção em São Paulo
Cinelândia Hotel – a partir de R$ 185 a diária
Em plena Avenida São João, tem acomodações limpas, confortáveis e funcionais para desbravar o centro da cidade. Este é um hotel também histórico na região.
O edifício tombado tem arquitetura clássica Europeia, foi reformado recentemente e tem localização privilegiada.
Hotel Itamarati Centro-República – a partir de R$ 272 a diária
Colado na Praça da República, do lado de atrações como o famoso Bar Brahma, o hotel tem ótimos quartos e café da manhã variado.
Também em um edificício com arquitetura clássica, é uma opção econômica para quem deseja se hospedar no centro da cidade com ótima localização.