6 destinos nacionais perfeitos para viajar na baixa temporada

Vale muito a pena viajar pelo Brasil durante a baixa temporada, ou seja, o outono e a primavera (fora de feriados).

Para começar, as diárias de hotéis e o preço dos pacotes turísticos ficam mais camaradas. Além disso, o clima ajuda bastante. As temperaturas continuam altas no Nordeste e mais amenas no restante do país, e chove menos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste, os índices pluviométricos aumentam durante o outono, mas não por períodos longos, e sempre tem algum lugarzinho com sol para ir. Por último, na baixa temporada você encontra destinos mais vazios e pode curtir os atrativos com tranquilidade.

Pensando em quem pode tirar férias ou uns dias de folga nessas épocas do ano, escolhemos a dedo seis destinos espalhados pelo país que são perfeitos para viajar na baixa temporada.

Bonito (MS)

A flutuação é a atividade mais praticada em Bonito

Um dos principais e mais estruturados destinos de ecoturismo no Brasil, Bonito trata suas belezas naturais com o máximo respeito. Para não prejudicar o ecossistema, todos os passeios são guiados e realizados com número limitado de visitantes. Então, agendá-los antes da viagem é fundamental, mesmo na baixa temporada. A cidade sul-mato-grossense é um autêntico “parque de diversões” para quem gosta de água. A atividade mais famosa é a flutuação, onde desce-se por nascentes de rios cristalinos com máscara, snorkel e nadadeira, nadando ao lado dos coloridos peixinhos. O menu de passeios ainda lista várias cachoeiras e a impressionante e misteriosa Gruta do Lago Azul. 

Chapada dos Veadeiros (GO)

Salto 1 e 2 são as cachoeiras mais famosas dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Uma das joias do cerrado brasileiro ocupa um vasto território no coração de Goiás, formando uma espécie de triângulo entre as cidades de Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Rios cristalinos, majestosas cachoeiras e paredões de pedra emolduram o cenário. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com várias trilhas, e o curioso Vale da Lua ficam em São Jorge. Alto Paraíso concentra o maior número de pousadas e restaurantes e, ao seu redor, brotam cachoeiras, como a dos Couros e as Almécegas. No norte da Chapada, Cavalcante é a base para conhecer a Cachoeira de Santa Bárbara e seu magnífico poço de água azulada. Na baixa temporada, os atrativos ficam menos concorridos.

Trancoso (BA)

O famoso Quadrado de Trancoso, onde estão a Igreja de São João Batista e restaurantes

O badalado destino próximo de Porto Seguro conserva sua essência rústica, com muita beleza natural. Durante o dia, o programa é ir para a praia. Mais centrais, Coqueiros e Nativos são movimentadas e cheias de barracas e clubes de praia. Quem prefere um canto mais sossegado, deve seguir para a Praia do Rio da Barra, ao norte, ou para as mais desertas Itapororoca e Barra de Itaquena, ao sul. A partir do fim da tarde, o movimento converge para o charmoso e frondoso Quadrado, a praça central do vilarejo, no alto de uma falésia, com a singela Igreja São João Batista e casinhas coloridas que abrigam restaurantes e lojinhas. Na baixa temporada, você encontra preços mais atraentes por lá.

Foz do Iguaçu (PR)

Vista aérea das Cataratas do Iguaçu

A baixa temporada é uma ótima oportunidade para conhecer as Cataratas do Iguaçu, um espetáculo da natureza sem igual. Além delas, uma série de outros passeios podem rechear a sua viagem: ao lado do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves exibe 150 espécies em seus viveiros. O Dreams Park Show apresenta seis atrativos (Vale dos Dinossauros, Ice Bar, Dreams Motor Show, Centro de Falcoaria, Museu de Cera e Maravilhas do Mundo). Reformado, o Marco das Três Fronteiras é um ótimo programa para admirar o pôr do sol. Em 2023, entrou em operação a Yup Star, uma roda gigante de 88 metros com vista para o Rio Paraná.

Jericoacoara (CE)

Lagoa do Paraíso e as redes para relaxar

A chegada ao mais belo destino do litoral cearense já é um prato cheio do que virá pela frente: veículos 4×4 viajam pela areia das dunas até chegar no centro da vila. De lá, passeios de bugue levam a praias mais distantes e às incríveis lagoas Azul e Paraíso, onde a pedida é relaxar em uma rede por sobre as águas transparentes. Duas atrações clássicas da vila são a caminhada até a curiosa Pedra Furada e, no fim da tarde, subir a Duna do Pôr do Sol. A baixa temporada é a oportunidade de curtir todas essas belezas sem a lotação de outras épocas, como o fim do ano.

Arraial do Cabo (RJ)

A cor da água é impressionante

Arraial é um dos lugares em que o Brasil mais se aproxima do Caribe. É só olhar para as prainhas do Pontal do Atalaia, duas pequenas enseadas que se juntam na maré baixa. A areia é fina e branquinha e o mar é de um turquesa incrível. A Praia do Forno é igualmente bela, emoldurada por um morro. De lá, você também pode conhecer as belezas de Búzios e Cabo Frio, cidades vizinhas, e fazer passeios de barco. Como fica perto da capital carioca, a região costuma encher bastante; por isso, convém visitá-la na baixa temporada.