3 opções de roteiros em Gramado: para casais, famílias com crianças e amantes de ecoturismo

Gramado é hoje um dos destinos mais completos do Brasil.

São tantas atrações nessa cidade da Serra Gaúcha que dá para fazer viagens com diferentes focos.

A seguir, elaboramos roteiros em Gramado com atrações, restaurantes e hotéis adequados para três perfis diferentes de viajantes.

OFERTA CVC: PACOTE PARA GRAMADO A PARTIR DE R$ 1.159

Roteiros em Gramado: escolha o seu

Gramado para casais: roteiro romântico

Andar de pedalinha no Lago Negro é um programa romântico infalível

Quem viaja a dois pode curtir as atrações clássicas no centrinho, como as lojas da Rua Coberta e o passeio de pedalinho no Lago Negro, com direito a uma cuca quentinha na Fornos de Gramado, na Praça das Etnias, e um chocolate quente na Prawer. Ao lado da Igreja Matriz de Gramado fica a Fonte do Amor Eterno, onde casais podem gravar o nome em cadeados em forma de coração e prender ao redor.

Saindo de lá, nada como sobrevoar a Cascata do Caracol com os Bondinhos Aéreos, que levam um mirante. Outro lugar superromântico é o Le Jardin Parque de Lavanda, com café e campos floridos. Se interessar, vocês também podem visitar o Museu da Moda, dedicado a 4.000 anos de história do vestuário feminino, e conhecer a produção e fazer uma degustação na Vinícola Casa Seganfredo.

Para se hospedar, não dispense um hotel ou pousada aconchegante com lareira e banheira de hidromassagem no quarto. Para comer, vale provar a comida de chef do Wood Lounge Bar & Restaurante, o fondue do Malbec Restaurante e os pratos variados do Magnolia, em Canela, lugar que é mix de restaurante, bar e cinema.

Roteiro Gramado com crianças: atrações para famílias

O Terra Mágica Florybal faz a alegria dos pequenos
crédito: divulgação

Gramado tem tanta coisa bacana para crianças que a escolha vai depender do seu perfil e da idade dos seus filhos. Mas não pode faltar uma visita , à Aldeia do Papai Noel, ao clássico Mini undo, com suas miniaturas de monumentos famosos, e à Casa da Velha Bruxa, conhecida pelo chocolate quente. 

Os menorzinhos vão gostar dos brinquedos do parque Terra Mágica Florybal, dos bichões do Vale dos Dinossauros, dos animais do Gramado Zoo e da Vila da Mônica Gramado, tematizada pelos personagens da Turma da Mônica. Os maiores podem curtir os brinquedos mais radicais do Alpen Park e os mecanismos do Mundo a Vapor. E todos se divertem muito na Snowland, parque com várias atividades na neve de verdade, e no Mundo de Chocolate, com várias esculturas feitas todinhas de chocolate.

Para se hospedar, peça para o seu agente de CVC selecionar hotéis com quatros conjugados e estrutura de lazer, como o Wish Serrano, o Alpestre e o Grande Hotel de Canela. Para comer, não perca as pizzarias com ambientação temática, como a Toca de Bruxa e a Hector, esta última com decoração inspirada na saga Harry Potter.

Gramado para amantes de ecoturismo: atrações “natureba”

Cachoeira do Ecoparque Sperry, em Canela
crédito: divulgação

Viajantes com esse perfil vão gostar de fazer o passeio Pé da Cascata Explorer, que propõe ver os 130 metros de queda da Cascata de Caracol, cartão-postal da Serra Gaúcha, por baixo. Em Canela, o Ecoparque Sperry tem várias trilhas que levam a cachoeiras, além do Bêrga Motta, restaurante rústico que serve comida caseira feita com ingredientes locais. Para belas vistas, vá ao Skyglass Canela, uma plataforma de vidro com vistas de tirar o fôlego do Vale da Ferradura e do Rio Caí, a 360 metros de altura.

Além disso, são imperdíveis os roteiros de agroturismo, que passeiam pela zona rural da cidade e contam a história da colonização da Serra Gaúcha – o Raízes Coloniais, por exemplo, visita uma casa centenária que serve café colonial. Quem gosta de cerveja pode conhecer produções da cidade nas cervejarias Rasen Bier e Gram Bier.

No centro de Gramado, há restaurantes como o Gaia Cozinha Criativa, de comida 100% vegana. No espaço também acontecem feirinhas de produtos de designers locais e aulas de yoga.

Ah, e não se esqueça de que os cânions incríveis de Cambará do Sul estão a apenas 115 km de Gramado: vale muito a pena esticar a viagem até lá.