Está planejando uma viagem à Europa no inverno e tem receios em relação a essa estação do ano no continente?
Pois saiba que dá para fazer uma viagem muito gostosa à Europa mesmo nos meses mais frios: é só ir bem preparado e aproveitar o que esse período do ano tem de melhor.
Veja a seguir nossas dicas para quem vai ao Velho Continente entre dezembro e março.
Como são as temperaturas na Europa no inverno:
Norte da Europa
Países como Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia são conhecidos por seus invernos extremamente frios e prolongados. As temperaturas frequentemente ficam abaixo de 0°C e, nas regiões mais ao norte, próximas ao Círculo Polar Ártico, podem cair para -20°C ou até -30°C. A neve é abundante e, por isso, esta é uma região boa para quem busca experiências como ver a aurora boreal.
Europa Central
Alemanha, Áustria, Suíça e França experimentam um inverno mais moderado, embora ainda bastante frio. As temperaturas variam entre -5°C e 5°C, dependendo da cidade e da altitude. Nas regiões montanhosas, como os Alpes, o inverno é mais rigoroso, e as temperaturas caem drasticamente, atraindo turistas para algumas das melhores estações de esqui do continente.
Leste da Europa
Países como Polônia e República Tcheca também enfrentam invernos intensos, com temperaturas que variam de -5°C a -20°C, dependendo da região. A neve cobre grande parte dessas áreas durante a estação, criando cenários de sonho e oportunidades para várias atividades de inverno.
Oeste da Europa
Essa parte da Europa, que inclui Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, costuma ter temperaturas entre 0°C e 8°C no inverno. A neve é menos comum, embora possa ocorrer ocasionalmente. A umidade é alta, e as chuvas são frequentes, especialmente nas regiões costeiras.
Sul da Europa
Países como Espanha, Portugal, Itália e Grécia têm um inverno ameno, com temperaturas variando entre 5°C e 15°C, embora nas regiões montanhosas, como os Pirineus e os Alpes italianos, a neve seja comum e as temperaturas caiam bastante. Raramente neva nas cidades costeiras do Mediterrâneo, e o clima mais amigável faz dessa região uma boa escolha para quem deseja evitar o frio intenso e ainda assim viajar à Europa no inverno.
Experiências incríveis que você pode ter ao viajar à Europa no inverno:
Natal branquinho com decoração especial e mercados
Viajando nessa época você pode viver um Natal diferente, no frio, e, a depender de onde for, com neve. Muitas cidades europeias sediam feirinhas de Natal com comidinhas, performances artísticas e rinques de patinação no gelo – uma experiência única! Elas costumam rolar do fim de novembro até o fim de dezembro.
Hospedagens mais em conta
Tirado o período de Natal e Ano Novo, os hotéis europeus costumam ter diárias mais baratas durante o inverno (isso não vale para as estações de esqui, porém). Ou seja: pode ser a sua oportunidade de dar um upgrade na hospedagem!
Destinos menos disputados
Cidades que ficam lotadas de turistas nos meses mais quentes, como Roma, Paris, Atenas e Amsterdã, são menos visitadas durante o inverno. Isso significa poder curtir atrações como o Museu do Louvre e o Coliseu sem tanta gente ao redor e com menos filas.
Esqui, patinação no gelo e atividades na neve
É nessa época do ano que os vilarejos de montanha europeus ganham vida, com o movimento centrado ao redor das estações de esqui. Mesmo quem não quer esquiar pode se divertir ali em atividades como passeios de trenó e caminhadas com raquetes de neve, além de aproveitar lojas, restaurantes, bares e eventos especiais.
Refeições longas com bons vinhos
O frio é a estação perfeita para conhecer restaurantes deliciosos, fazer refeições demoradas e provar vinhos e sobremesas locais. E na Europa não faltam opções nesse sentido, né? De pequenos restaurantes tradicionais a verdadeiros templos da gastronomia contemporânea.
O que é importante saber fazer uma viagem à Europa no inverno:
Os dias são mais curtos
O sol se põe por volta das 17h30 em grande parte do continente e às 16h30 mais ao norte. Isso significa que tem menos tempo de luz para passear ao ar livre.
É preciso levar calçados e roupas apropriados
Não podem faltar na mala cachecol, gorro, luvas e casaco impermeável. É muito importante manter os pés aquecidos com meias grossas e levar sapatos como botas para neve.
Lembre-se de que os ambientes internos são aquecidos
É legal não exagerar nas camadas de roupa, já que toda vez que você entrar em um local vai querer tirar pelo menos o casaco maior.
Nos destinos mais frios, nevascas podem fazer com que voos sejam cancelados
A depender do lugar, nevascas podem interferir em horários de voos e até de viagens de trem. É preciso ser flexível para lidar com imprevistos.
É preciso se organizar bem com os transportes
Em uma viagem à Europa no inverno, você deve querer passar menos tempo caminhando, por causa do frio, e vai precisar pegar mais táxis e transporte público.
É legal fazer roteiros menos corridos
O inverno implica em um ritmo de viagem mais lento, de preferência com mais tempo em cada cidade. Isso tanto para pegar leve com o nosso corpo, que não está acostumado com tanto frio, quanto porque o dia é mais curto e muitas atrações podem fechar mais cedo.
Quer reservar sua viagem à Europa no inverno? Fale já com um agente CVC!