Viagem para a Islândia​​: 10 razões para conhecer

islandia-aurora-boreal

De uns anos para cá, mais brasileiros passaram a ter interesse em fazer uma viagem para a Islândia.

Essa ilha no norte da Europa, ao sul do Círculo Polar Ártico, é realmente um destino surreal, conhecida como “terra do gelo e do fogo” devido ao contraste entre os seus vulcões e glaciares. E ainda tem cachoeiras, lagos, montanhas, fiordes, cultura viking e auroral boreal.

Veja a seguir dez razões para fazer uma viagem para a Islândia. O legal é que o país é pequeno e, com tempo, é possível alugar um carro e dar a volta toda na ilha.

10 razões para fazer uma viagem para a Islândia:

1- Aurora boreal

Uma viagem para a Islândia durante os meses mais frios, de setembro a abril, permite observar a aurora boreal, quando o céu noturno é iluminado por uma dança de luzes multicoloridas, criando um espetáculo natural fascinante. Dá para presenciar a aurora boreal pelo país todo, mas é melhor ir a áreas naturais remotas, como o Parque Nacional Thingvellir e a Montanha Kirkjufell.

2- Paisagens vulcânicas e geotérmicas

A Islândia é conhecida por suas paisagens vulcânicas e atividade geotérmica intensa: o país abriga uma série de vulcões ativos, campos de lava, gêiseres e fontes termais. A Área Geotérmica de Haukadalur, lar do famoso Geysir, é uma parada obrigatória. O vulcão e glaciar Eyjafjallajökull, que ganhou fama em 2010 quando entrou em erupção depois de 180 anos, pode ser avistado no sul do país. Além disso essa região tem várias thermas que contém águas aquecidas pelo vulcão onde várias pessoas passam o dia a relaxar.

islandia-blue-lagoo
Blue Lagoon na Islândia

3- Cachoeiras espectaculares

A Islândia abriga algumas das mais incríveis cachoeiras do mundo. Gullfoss é uma das mais icônicas, parte do chamado Círculo Dourado. Também vale conhecer Seljalandsfoss, onde você pode caminhar atrás da queda d’água, e Skógafoss, que tem mais de 60 metros de altura e foi cenário da da série Vikings.

Cascata Gullfoss

4- Sol da meia-noite

No verão, de maio a julho, ocorre o “sol da meia-noite”, já que o sol nunca se põe completamente: uma experiência incrível para a sua viagem para a Islândia. São dias intermináveis para explorar o país e curtir passeios de barco para ver baleias, tours de caiaque entre fiordes e cavalgadas em cavalos islandeses.

5- A capital Reykjavik

Reykjavik combina o charme de uma cidade pequena com a energia de uma metrópole. A cidade tem galerias de arte, arquitetura moderna (a exemplo da interessante igreja Hallgrímskirkja) e uma rica cena gastronômica. Visitantes podem experimentar pratos tradicionais como skyr (um tipo de iogurte), sopa de carneiro e muitos peixes e frutos do mar frescos.

6- Glaciares e icebergs

11% do país é coberto por glaciares. O Jökulsárlón, uma lagoa glacial repleta de icebergs, é um dos lugares mais impressionantes do país. Durante o inverno, você pode visitar as cavernas de gelo no Vatnajökull, o maior glaciar da Europa.

islandia-caverna-gelo

7- Cultura viking e festivais

A Islândia tem uma rica herança viking que ainda permeia sua cultura. No Museu Nacional da Islândia, em Reykjavik, visitantes podem aprender mais sobre essa história. O Festival de Reykjavik, realizado anualmente, celebra a música, a literatura e as artes islandesas, com shows, exposições e outros eventos. No final de junho, a festa do solstício de verão, conhecida como Secret Solstice Festival, atrai visitantes para celebrar o sol da meia-noite com muita festa.

8Blue Lagoon

Esse spa geotérmico é mundialmente famoso e fica perto de Reykjavik. Suas águas quentes e ricas em minerais, como sílica e enxofre, são conhecidas por seus benefícios para o corpo. O contraste das águas azul-turquesa com o cenário vulcânico ao redor cria uma experiência surreal, especialmente durante o inverno, quando você pode se banhar enquanto neva.

9- Fauna

A Islândia é o lar de uma abundante vida selvagem, especialmente para os amantes de observação de aves e mamíferos marinhos. No verão, o país se torna um dos melhores lugares para observar papagaios-do-mar, que se aninham nas falésias costeiras. As excursões para observação de baleias, especialmente em cidades como Húsavík, são imperdíveis. Baleias-jubarte, orcas e golfinhos são comuns nas águas geladas e podem ser avistados.

10- Segurança e sustentabilidade

A Islândia é um dos países mais seguros e sustentáveis do mundo. A energia utilizada vem quase inteiramente de fontes renováveis, e recipientes plásticos de uso único são proibidos. Além disso, a sociedade islandesa é extremamente acolhedora e o país todo é muito seguro, organizado e limpo.