Seguir uma boa checklist de viagem internacional é importante: ir ao exterior requer vários preparativos especiais, que vão de verificar a validade do passaporte a fazer um bom planejamento financeiro.
Deve-se ficar atento a uma série de detalhes para evitar contratempos e prejuízos desnecessários durante a estadia e poder curtir suas férias ao máximo.
Para você que é marinheiro de primeira viagem (ou de segunda, ou de terceira) rumo a outro país, preparamos um checklist de viagem internacional básico.
Checklist de viagem internacional: 10 dicas essenciais
Deixe o passaporte à mão e verifique a validade
Quem nunca ouviu a história de alguém que foi ao aeroporto e só lá se deu conta de que tinha esquecido o passaporte? Alguns dias antes da viagem, pegue o documento e deixe em um local estratégico. É importante também se atentar à validade: na Europa, por exemplo, é exigido que o passaporte esteja válido por pelo menos seis meses além da data de retorno planejada.
Verifique a necessidade de visto
Antes de reservar qualquer viagem internacional, é importante entender se é preciso tirar um visto para entrar no país e com quanta antecedência é necessário iniciar o processo. A maioria dos vistos sai com rapidez, mas alguns países são famosos pela demora, como os Estados Unidos, cuja fila de espera chegou a ultrapassar 600 dias em junho de 2023.
Verifique a necessidade de comprovante de vacinação
Muitos países exigem o certificado de Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia de febre amarela (caso haja conexão no itinerário aéreo, é necessário também atender às exigências dos países onde irão ocorrer as paradas). Veja a lista oficial no site do governo brasiliero. Você pode tomar a vacina até dez dias antes de embarcar.
Verifique o dia e horário do voo e a franquia de bagagem
Pode parecer besteira mas, como costumamos comprar passagens internacionais com bastante antecedência, podemos nos confundir em relação ao dia e ao horário do voo. Voos à meia-noite ou de madrugada podem causar confusão: fique atento. Verifique também a franquia de bagagem para não ter que pagar excesso de peso.
Planeje-se sobre como vai levar dinheiro ao exterior
No geral, vale a regra: para países de moeda forte, leve a moeda do país: aos Estados Unidos, leve dólar, para a Europa, leve euro, para a Inglaterra, leve libra. Para países de moeda fraca, leve dólar ou euro. Só costuma valer a pena levar reais para Buenos Aires e Montevidéu. Além disso, você precisa decidir como vai usar o dinheiro: se vai levar a maior parte em espécie, se vai deixar para sacar lá, se vai levar cartão de crédito, etc. Hoje em dia, é muito comum o uso de cartões de débito de contas globais, que são feitos facilmente online por uma série de bancos e empresas e são a opção mais vantajosa em relação ao câmbio e ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Veja o que deve e o que pode ir na mala
Considere a estação do ano e as temperaturas médias no destino da sua viagem para planejar roupas que sejam coerentes. Pense também em medicamentos que precisam ser levados daqui. E organize o que vai em cada mala: lembre-se que, em voos internacionais, não é permitido levar recipientes com líquidos com mais de 100 ml, mesmo que parcialmente cheios.
Faça um seguro de viagem
Isso é muito importante para evitar que imprevistos de saúde causem gastos excessivos durante a viagem. Os seguros custam valores relativamente baixos e garantem uma viagem com mais segurança e conforto. Alguns inclusive cobrem problemas como extravio de bagagem.
Veja como se conectar à internet com o celular no exterior
Ter internet móvel no smartphone em uma viagem internacional – e não depender só do wi-fi do hotel e dos lugares que você visita – facilita muito a vida. Na maior parte dos planos das operadoras brasileiras, ainda é bastante caro usar o roaming internacional. Por isso, a melhor opção é comprar um chip internacional já aqui no Brasil (a CVC tem condições especiais para você adquirir o seu). Alguns celulares também permitem o uso de chips virtuais, oferecidos por alguns aplicativos.
Estude o destino e o seu roteiro
Isso também faz parte da checklist de viagem internacional: você está indo para o exterior, então é legal se preparar. Quanto mais você souber sobre a história, a língua, a cultura e os costumes dos países que vai visitar, mais vai aproveitar a viagem. Pesquisando antes em blogs, guias e sites de viagem você também consegue encontrar lugares interessantes que estão fora das rotas turísticas mais comuns.
Pesquise sobre como ir do aeroporto ao seu hotel
Caso não tenha adquirido um pacote CVC com transfer incluso, é importante pesquisar a melhor maneira de cumprir esse trajeto para evitar gastos desnecessários e não cair em furadas – e é bom já estar com essa informação na cabeça no desembarque. Na Europa, por exemplo, costuma haver trens e metrôs dos aeroportos aos centros da cidade, muito mais baratos do que táxis.
E aí, curtiu nosso checklist de viagem internacional? Qualquer dúvida, é só conversar com um de nossos agentes.