Os Jogos Olímpicos de Paris vem aí: entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024, a capital francesa receberá as competições pela terceira vez em sua história (as outras edições foram em 1900 e 1924). Alguns jogos acontecerão em outras cidades francesas, como Marselha e Nice.
É comum que as cidades-sedes usem construções e monumentos famosos para sediar jogos, e em Paris não será diferente. A organização vai aproveitar inclusive estruturas já existentes, muitas delas em lugares cheios de história, como o Palácio de Versalhes.
A seguir, veja alguns locais conhecidos da Cidade Luz que protagonizarão os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Stade de France
Construído para a Copa do Mundo de 1998 (quando sediou a fatídica derrota do Brasil para a França), o estádio recebe há três décadas os maiores eventos esportivos do país. Fica na comuna de Saint-Denis, na zona metropolitana de Paris, e tem capacidade para quase 80 mil pessoas. Nos Jogos Olímpicos de Paris, vai sediar as competições de atletismo e rugby sevens.
Parc des Princes
No oeste da cidade, próximo do belo parque Bois de Boulogne, o estádio é casa do time Paris Saint-Germain, e já sediou momentos lendários do futebol internacional. Nos Jogos Olímpicos de Paris, é lá que acontecerão os jogos de futebol masculino e feminino, nos quais as seleções brasileiras devem brilhar.
Praça da Concórdia
Em uma das extremidades da famosa avenida Champs-Élysées, essa emblemática praça foi palco de eventos sangrentos na Revolução Francesa e da comemoração da libertação de Paris da Segunda Guerra Mundial. No centro, há um obelisco doado pelo Egito no século 19. Em 2024, a praça sediará os esportes urbanos dos Jogos Olímpicos, como ciclismo BMX, skate, breaking e basquete 3X3.
Grand Palais
O palácio, construído para a Exposição Universal de Paris em 1900, sustenta o maior telhado de vidro da Europa, que se tornou cartão-postal da cidade. Hoje, funciona como espaço para eventos e galeria para exposições temporárias. Nos Jogos Olímpicos de Paris, vai receber competidores de esgrima e taekwondo.
Campo de Marte e Torre Eiffel
Símbolo de Paris, a estrutura de ferro tem 324 metros de altura – parece gigantesca quando vista de pertinho, do Campo de Marte, um dos parques públicos mais famosos do mundo. A Arena do Campo de Marte – uma estrutura temporária de dez mil metros quadrados localizada no lado oposto à Escola Militar de Paris – será palco das competições de judô, wrestling e vôlei de praia.
Palácio de Versalhes
A 21 km de Paris, o palácio foi a residência oficial da realeza francesa entre 1682 e 1789 e ícone-mor da opulência que cercava a nobreza antes da Revolução Francesa. Versalhes foi construído pelo rei Luís 13 e ampliado por seus sucessores, que o deixaram ainda mais suntuoso. Uma arena outdoor temporária será erguida na esplanada Etoile Royale, bem no meio dos belos jardins do palácio, para sediar as competições de hipismo e pentatlo moderno.
Esplanade des Invalides
Essa grande área gramada fica no lado norte do Hôtel des Invalides, complexo de edifícios ligados à história militar da França. No interior, há um museu, uma igreja e o túmulo de Napoleão Bonaparte. Em 2024,o local vai receber as competições de tiro com arco e será também a linha de chegada da maratona.
Stade Roland Garros
Um dos templos do tênis mundial, o estádio fica na ponta do parque Bois de Boulogne, perto do Parc des Princes. Nomeado em homenagem ao aviador francês Roland Garros, o local tem 12 hectares de área e 18 quadras de saibro, que sediarão as competições de tênis e boxe nos Jogos Olímpicos de Paris.