Gramado é uma cidade de serra que soube criar opções para se tornar um destino turístico durante os 365 dias do ano. Porém, é inegável que o inverno seja uma época especial para explorar as muitas atrações que a cidade proporciona.
Pensando nisso, a CVC selecionou oito experiências para aproveitar os dias mais gelados por lá, seja em programas para se fazer a dois, seja para curtir com a criançada.
Oferta CVC: Diária no Hotel Via Serena a partir de R$ 237 em até 12 vezes sem juros com o Cartão CVC. Aproveite!
Curtir um passeio romântico no Lago Negro
Altos pinheiros trazidos da Floresta Negra, na Alemanha, dão charme ao lago preferido pelos casais em Gramado. Para ajudar a compor a paisagem romântica, os jardins se enchem de hortênsias nos meses mais frios. Aí basta dar uma volta no lago a bordo de um pedalinho em forma de cisne e caprichar na foto.
Brincar na neve no Snowland
O Snowland é o maior parque de neve indoor das Américas. Lá dentro, as temperaturas ficam entre -3 e -5ºC. No valor do ingresso já estão incluídas as roupas impermeáveis, item obrigatório para a diversão ser completa. O grande chamariz é a Montanha de Neve: para descê-la de forma mais radical, pode ser esquiando ou deslizando com uma boia – para quem deseja ter a primeira iniciação no esporte, há aulas de esqui e snowboard. As crianças mais novas adoram brincar no castelo. A patinação no gelo também marca presença seja em uma pista para os visitantes ou no show apresentado por patinadores profissionais.
Jantar uma fondue
Se tem um programa que todo visitante faz na cidade, ainda mais no frio, é deliciar-se com uma fondue. As ruas e avenidas de Gramado estão cheias de casas especializadas na tradicional receita suíça. O sistema mais comum oferecido pelos restaurantes é a sequência (ou rodízio) de fondues, que começa pelo de queijo, segue com carne (boi, porco, frango ou peixe) e termina com chocolate. Algumas casas, como a sofisticada Belle du Valais, servem fondue de cordeiro e vitela.
Fazer um tratamento no spa do Kurotel
Referência mundial em saúde e bem-estar, o Kurotel recebe hóspedes desde 1982. Não é raro você se deparar com celebridades por lá. Mas não é necessário se hospedar para fazer um spa day com direito a várias terapias faciais, corporais e relaxantes. Um dos melhores programas é o Circuito das Águas Kur, uma sequência que passa por piscina, banho de sal, banho de iodo, sauna úmida e ducha de espuma.
Visitar fábricas de chocolate
O que não falta em Gramado são fábricas de chocolate – são mais de 30, sem contar os infindáveis pontos de venda. Muitas delas estão abertas à visitação, agradando crianças e adultos. A tradicional Caracol apresenta O Reino do Chocolate, que conta a história do produto em um cenário com luz, som e bonecos mecanizados. Na Lugano, a visitação é gratuita, passando por todos os processos de produção. Também gratuita, a Florybal agrada as crianças menores com os personagens como João e Maria e uma cascata com 200 kg de chocolate. Pioneira na região, a Prawer tem a maior fábrica, produzindo uma tonelada de chocolate por dia.
Oferta CVC: Diária no Lapônia Hotel Gramado a partir de R$ 262 em até 12 vezes sem juros no Cartão CVC. Aproveite!
Fazer um piquenique no Parque Olivas de Gramado
Localizado na área rural, em frente a um cânion a 14 km do centro de Gramado, o parque agrada a todos os tipos de público. O caminho até lá já serve de aperitivo, passando por lindas paisagens. Lá, enquanto os adultos degustam os azeites produzidos no local harmonizados com vinhos, a criançada passeia pela fazendinha. Depois, todos podem se divertir em um piquenique com produtos coloniais sentados debaixo das oliveiras ou no bosque. No fim do dia, DJs animam o pôr do sol em frente ao cânion.
Se sentir um gigante no Mini Mundo
O amor de um avô por seus netos deu origem a uma das atrações mais queridas entre as famílias que visitam Gramado. Foi a partir de uma casa de bonecas e da réplica de uma ferrovia diminuída 24 vezes que tomou forma o Mini Mundo, uma cidade em miniatura com réplicas de lugares e monumentos históricos. Para dar mais realismo ao cenário, há ruas com carrinho e pedestres. Entre as reduções famosas estão o Castelo de Neuschwanstein, da Alemanha, a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Aeroporto de Bariloche.
Tomar um café colonial
Nada melhor para esquentar o corpo do que o monte de comida gostosa e quentinha que vem na experiência do típico café colonial. O lugar mais famoso para aproveitar a refeição é o Café Bela Vista, na Avenida das Hortênsias, onde você paga um preço fixo e pode provar mais de 80 delícias, entre pães, bolos, tortas, frios, quiches e outros quitutes.