Prepare-se para viajar bastante nesse segundo semestre de 2023! Afinal, dos quatro feriados nacionais, três caem em quintas-feiras, o que dá quatro dias inteiros de folga para quem pode emendar.
Confira nossa lista de destinos para escolher o seu e reservar a sua próxima trip com a CVC.
Dia da Independência (7 de setembro): Tiradentes (MG) e Praia do Forte (BA)
No feriado da Independência, vale a pena passar conhecer uma cidade que homenageia alguém que lutou pela independência do Brasil. Para além disso, a cidade de Tiradentes é perfeita para ser visitada nessa data. O clima ameno facilita a locomoção a pé pelas ruas e ladeiras de pedra do centrinho colonial. Além das igrejas barrocas e dos museus, as construções do século 18 abrigam lojinhas, restaurantes e pousadas. A 8 km, o distrito de Bichinho é um importante centro de artesanato. Não perca o passeio de maria-fumaça que vai a São João del Rei com a bela vista da Serra de São José à direita.
Na região Nordeste, a temporada de chuvas termina em setembro. E antes que as baleias-jubartes voltem para a Antártida, aproveite para vê-las bailando no litoral da Praia do Forte, em passeios de barco organizados por agências locais. Para ver mais bichinhos, vale visitar a base do Projeto Tamar e conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas-marinhas encontradas em nosso litoral. À noite, a pedida é curtir os restaurantes do calçadão da Alameda do Sol.
Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro): Penha (SC) e Belém (PA)
O feriado é de Nossa Senhora Aparecida, mas quem também faz a festa são as crianças, que ficam felizes com seu dia. Por isso, convém passar o feriado em Penha (SC), onde está o Beto Carrero World, o maior parque temático brasileiro, repleto de atrações. A cidade também tem praias bonitas, como a Vermelha e a do Lucas, e a Praia da Armação tem restaurantes especializados em frutos do mar.
Outra sugestão para o feriado é Belém, uma vez que nesse ano o tradicional Círio de Nazaré começa no dia 5 e termina no dia 8 de outubro: quem passar o feriado por lá pode curtir a “ressaca” da festa com a cidade bem menos movimentada. Aproveite para conhecer a Basílica de Nazaré e se perder na imensidão do Mercado Ver-o-Peso. Ao lado do mercado, a Estação das Docas tem restaurantes regionais e uma cervejaria. Uma travessia de barco de 15 minutos pelo Rio Guamá leva até a Ilha do Combu, onde restaurantes sob palafitas servem pratos clássicos da culinária paraense.
Dia de Finados (2 de novembro): Maceió (AL) e Paraty (RJ)
Maceió e seus arredores são perfeitos para curtir em um feriado de quatro dias. A charmosa orla central composta por Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca pode ser conhecida em um dia, com direito ao passeio de jangada até as piscinas naturais da Pajuçara. Ao norte da cidade, vale conhecer a Praia de Ipioca e seu visual caribenho e a Praia do Carro Quebrado, que fica ao longo de falésias. O irresistível coqueiral da Praia do Gunga é o principal motivo para se conhecer o litoral sul.
Com quatro dias livres e a grande possibilidade de altas temperaturas, que tal colocar Paraty no seu roteiro de viagem? Não faltarão programas legais para se fazer por lá. Um dia pode ser dedicado a explorar o charmoso casario colonial do Centro ,com suas ruas de pedra. Planeje-se para nos outros dias fazer um passeio de barco pelas praias e ilhas, pegar uma praia na Vila de Trindade e caminhar até a piscina natural do Cachadaço e explorar o outro lado da Rio-Santos, com cachoeiras, poços naturais e alambiques.
Dia da Proclamação da República (15 de novembro): Campos do Jordão (SP) e Santiago (Chile)
Nesse ano, o feriado da Proclamação da República cai em uma quarta-feira, ou seja, quem não tem a semana livre pode fazer um bate-volta. Subindo a serra, Campos do Jordão é uma opção certeira. Lá tem novidades como o revitalizado Teleférico do Capivari (agora com cabines fechadas para oito pessoas e cadeiras para seis) e o mirante do Parque da Cerveja, com uma bela vista para a Serra da Mantiqueira.
Quem conseguir tirar a semana inteira de folga pode fazer uma viagem internacional. A pedida é conhecer Buenos Aires, É um período de ótimo clima, perfeito para caminhadas e sem chuva. Perfeito para conhecer os melhores bairros de Buenos Aires.