Chile: diversidade em atividades e passeios!

O Chile é um país cheio de belezas e natureza. Fica logo ali, pertinho do Brasil, por isso bastam algumas horas de voo para curtir os seus encantos. Inclusive, a beleza já começa no voo: sobrevoar a Cordilheira dos Andes é uma experiência única. Sua grandiosidade e visual vão te surpreender. Abaixo, separamos em cinco categorias algumas das atividades maravilhosas que podem ser aproveitadas no Chile.

Atividades na neve

Valle Nevado

No inverno, o Chile ganha lindas paisagens cobertas de neve. Para curtir o momento, existem algumas opções.

A estação de esqui de Valle Nevado fica a pouco menos de 2 horas de Santiago, capital do Chile. Como está situada na Cordilheira dos Andes, tem uma vista extraordinária para as montanhas. Por lá, professores ensinam os iniciantes nos esportes de neve. Além de esquiar, você pode praticar snowboard e brincar na neve. E a estação conta com restaurantes, hotéis e lojas de suvenires.

Laguna Del Inca

Para quem quer admirar a beleza das paisagens com neve, a Laguna Del Inca é uma excelente opção. O cenário é composto pela lagoa com a cordilheira ao fundo e é encantador. Por lá, você encontra Portillo, uma área de esqui com uma das vistas mais bonitas da região.

A beleza invernal do Chile também o torna perfeito para prática de trekking. A região da Araucanía tem muitos caminhos para o esporte, com caminhadas que podem durar de 30 minutos a sete dias. Pelos percursos, você pode avistar bosques, vulcões, campos de lava, rios e lagos. No inverno, a vista dos caminhos se torna ainda mais bonita.

Saborosa gastronomia, com vinhos e especiarias

Além dos famosos vinhos, a culinária chilena conta com especiarias típicas.

O merkén é um tempero utilizado para temperar carnes, peixes, frango, batata e até alguns doces. Seu nome significa “sal moído”, vem da expressão “medkeñ chadi”, em mapudungún, a língua do povo mapuche. É feito de sal triturado misturado com pimenta ají e, atualmente, é um dos temperos prediletos dos amantes de sabores picantes.

O alho de chilote, típico da Ilha de Chiloé, tem sabor intenso. É descrito como uma mistura intermediária entre alho e cebola. Existem os de tonalidade roxa, ideais para criar pastas que podem ser degustadas com bolachas ou massas, e o marrom, usado para preparo de carnes.

Para acompanhar os pratos que contam com essas especiarias, o famoso vinho chileno é a escolha perfeita. A Vinícola Concha y Toro, localizada em Pirque, é uma das mais antigas do país e a principal exportadora de vinhos da América Latina, vale a pena fazer um tour por lá. No Vale Central, próximo à Cordilheira dos Andes, existem restaurantes que combinam vinhos deliciosos com os maravilhosos alimentos regionais.

Aventura

Sandboarding no Deserto do Atacama

O Chile é reconhecido como um dos melhores destinos para viagens aventureiras.

A Horse Riding Holidays é uma incrível experiência a cavalo, na qual você viaja por paisagens únicas e conhece os costumes e a cultura do país. Entre os destinos possíveis, estão o Deserto do Atacama e a Araucanía Andina. Não é necessário saber equitação para curtir a aventura.

Existem também as opções de adrenalina na areia. A prática de sandboard é comum no país. Você desliza pelas areias quentes do Deserto do Atacama enquanto aprecia a paisagem. Além disso, em Reñaca, os mais corajosos podem sobrevoar a praia de parapente, pulando dos altos muros de areia.

Romantismo em alta classe

O país também pode ser o lugar perfeito para vivenciar um momento romântico com aquela pessoa especial.

Para um romance luxuoso, um passeio de helicóptero é uma ótima escolha. É possível alugar o transporte para uma viagem até um dos vinhedos do Vale Casablanca e curtir momentos cheios de romantismo por lá. Outra opção é voar para apreciar picos nevados.

Além disso, o Atacama foi nomeado como o destino mais romântico da América do Sul, pela premiação World Travel Awards 2019. No local, existe uma maravilhosa paisagem,

chamada de Valle de la Luna, que lembra a superfície lunar. Na região, é possível fazer um passeio de bicicleta ou um piquenique com a pessoa amada.

Um dos melhores países de astroturismo do mundo

Vista das estrelas no Deserto do Atacama

O Chile é conhecido como um ótimo lugar para observar as estrelas. A parte norte do país detém mais de 40% da infraestrutura mundial de observação astronômica e estima-se que aumente para 60% nos próximos 10 anos.

Os loucos pelos astros podem visitar o Observatório Pangue, que possui o maior telescópio público do país, com 25 polegadas. Ou o Observatório Paranal, que tem os instrumentos ópticos mais avançados do mundo.

Além dos observatórios, o Deserto do Atacama oferece uma linda e ampla vista para o céu limpo e estrelado.