Principal destino do litoral norte baiano, a Praia do Forte tem 14 km de orla ladeada por coqueiros e mar azul. Na praia da vila, que é repleta de lojas e restaurantes charmosos, as águas são bem mansas, com piscinas naturais. A região ainda é famosa por ser local de reprodução de tartarugas-marinhas e abrigar uma sede do Projeto Tamar.
Foi esse cenário que a rede hoteleira Iberostar escolheu para construir seus dois resorts litorâneos em solo brasileiro, localizados a 8 km do centrinho pela estrada ou 3 km caminhando pela praia.
O Iberostar Bahia foi inaugurado em 2006 e, dois anos mais tarde, foi a vez do Iberostar Selection Praia do Forte. Ambos são pioneiros na implantação do sistema all inclusive no país. A animação é uma de suas fortes características: além das brincadeiras e músicas nas piscinas, as noites são embaladas por shows e baladas.
Praticamente colados, os dois resorts contam uma infinidade de atividades de lazer e opções gastronômicas, tudo para garantir uma viagem com muita diversão e descanso para toda a família.
Há pequenas diferenças entre se hospedar em um ou outro – a mais significativa é que quem fica no Selection pode frequentar as piscinas e os restaurantes do Bahia e o contrário não é possível.
A seguir, saiba mais detalhes sobre os resorts all inclusive Iberostar Selection e Iberostar Bahia:
Iberostar Selection
Considerado o resort mais luxuoso, tem 536 apartamentos espalhados por vários blocos perpendiculares à praia e intercalados pelas piscinas. Na área gastronômica, há seis restaurantes e cinco bares.
Acomodações
São oito categorias, desde os amplos apartamentos duplos com vista para o jardim até a maravilhosa Suíte Presidencial, com 160 m² e vista para o mar. Todas as unidades possuem decoração clean, uma cama king-size ou duas de casal, ar-condicionado, ventilador de teto, Smart TV, varanda, cofre e frigobar. A partir da categoria Suíte Junior, todos os quartos contam com uma pequena sala.
Gastronomia
O Restaurante Pelô é o principal do resort, onde é montado um enorme bufê. De acordo com o número de diárias, os hóspedes podem reservar mesas nos restaurantes à la carte. O Mai Tai é especializado em receitas japonesas, chinesas e tailandesas. Pratos italianos são servidos no Novecento e mexicanos no Maresia. A típica culinária baiana comanda o cardápio do Odoia. Com pegada mais romântica, o Restaurante do Lago não aceita menores de 8 anos. Entre os bares, o Star Café tem funcionamento 24 horas, o Piatã fica no lobby e o Yemanjá atende piscina e praia. Quem se hospeda no Selection pode frequentar os restaurantes do Bahia.
Piscinas
São duas áreas: uma para quem quer agito e outra para quem prefere sossego. A piscina mais agitada tem borda infinita e um miniparque aquático com toboáguas. O trecho de piscinas mais tranquilas fica bem afastado – de lá não se ouve o barulho do outro complexo.
Praia
O acesso é próximo ao trecho das piscinas agitadas. Na areia, há fileiras de espreguiçadeiras acolchoadas. O mar tem ondas um pouco mais fortes do que as do centrinho da Praia do Forte.
Diversão/noite
Todas as noites, há apresentações de shows típicos ou musicais no teatro. A partir das 20h, começa a funcionar a Danceteria Wave, aberta para todos até as 23h e só para maiores de 18 anos a partir desse horário.
Iberostar Bahia
O primeiro hotel do complexo faz uma homenagem ao povo baiano em seu amplo lobby de pé direito alto, exibindo enormes estátuas relacionadas ao candomblé. As 632 unidades estão distribuídas em três blocos perpendiculares à praia. Para comer, há seis restaurantes e sete bares.
Acomodações
São menores, porém mais coloridas que os apartamentos do Selection. As categorias nesse resort também vão do duplo com vista para o jardim até a Suíte Presidencial, esta com 120 m². Entre os itens comuns a todos estão uma cama king-size ou duas de casal, varanda, Smart TV, ar-condicionado, ventilador de teto, wi-fi grátis, cofre e frigobar.
Gastronomia
Por ser maior e ainda aceitar hóspedes do Selection, tem mais opções gastronômicas. O Bufê Meu Rei é o principal do resort: além do café da manhã, almoço e jantar, ainda serve um café continental entre 5h e 7h para quem tem voo muito cedo. Como o nome sugere, o Teppanyaki Sakura é especializado na culinária japonesa. O Coqueiro tem carnes na brasa e receitas italianas e o Baiano é voltado para pratos regionais. A gastronomia mediterrânea é o foco do Mare Nostrum. Apenas maiores de 8 anos são aceitos no El Colonial, especializado em receitas francesas. No lobby, o Bar Abaeté fica aberto desde a manhã. A piscina principal é abastecida pelo Pool Bar, pelo Bar Sapiranga e pelo food truck Oxente. Já o Bar Aruá atende a piscina mais tranquila. À noite, o Bar Itapúa abastece quem assiste aos shows.
Piscinas
Assim como no Selection, há uma parte para quem quer agitar e outra, mais afastada, para relaxar. A diferença é que a piscina principal é enorme e os recreadores animam para valer. A piscina tranquila tem uma prainha na borda, ideal para quem viaja com bebês.
Praia
Mesmo esquema do Selection: filas de espreguiçadeiras acolchoadas são colocadas na faixa de areia. O mar tem ondas mais fortes que a praia do centrinho da Praia do Forte
Diversão/noite
Shows musicais e espetáculos teatrais acontecem entre 21h e 23h em todas as noites. Depois desse horário, os maiores de 18 anos têm acesso à balada.
Áreas comuns aos dois resorts
Campo de golfe
Um campo de golfe com 9 buracos fica próximo aos resorts, mas não está incluído na diária. É preciso pagar pelo green fee (rodada com os 9 buracos), pela aula e aluguel dos equipamentos.
SPA Sensations
É a construção que separa os dois resorts. Também fora da diária, o spa oferece banhos relaxantes, saunas, uma piscina de frente ao mar com pontos de hidromassagem e muitas massagens e tratamentos individuais ou em casais. As crianças também podem frequentar o spa – tem até uma área para os menores de 2 anos relaxarem.
Centro Fitness
Uma academia de ginástica de dois andares muito bem equipada atende aos hóspedes. Além de equipamentos de musculação, há aulas de ioga e pilates. Só maiores de 16 anos podem frequentar a área.
Quadras poliesportivas
Próximo ao campo de golfe, ficam as quadras de tênis. Na areia da praia, os recreadores organizam animados jogos de vôlei e futebol.
Estação de observação das tartarugas marinhas
Tartarugas marinhas utilizam toda a extensão da Praia do Forte para botarem seus ovos. Na área dos resorts, não é diferente. Em conjunto com o Projeto Tamar, quem está hospedado entre setembro e março pode acompanhar o emocionante nascimento dos bichinhos e sua ida ao mar.