Em comemoração ao Dias Mulheres 2023, a CVC retoma o movimento #Elasnoturismo, que busca reconstruir a cultura criando um espaço de conversa seguro para mulheres viajarem como, para onde e quando quiserem por meio de ações que abraçam a causa da equidade de gênero no turismo.
Uma das nossas iniciativas é o podcast Ela faz o destino dela, que traz entrevistas com mulheres inspiradoras cujas jornadas conversam com o universo das viagens, entre influenciadoras, empreendedoras, mães, executivas e colaboradoras da CVC.
Quem apresenta o podcast é Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da plataforma Obvious, que produz conteúdo digital voltado para mulheres.
Aqui, trouxemos um pouquinho do que você encontra ao longo dos 12 episódios.
“Viajar sozinha é mais simples do que muita gente imagina. Quando você chega na estrada, vê inclusive que tem mais mulheres do que homens”
Amanda Noventa, escritora, influenciadora e colunista do Estadão, traz no primeiro episódio reflexões sobre viajar sozinha, e como isso ajuda a ganhar autoconfiança e aprender a curtir a própria companhia. Além disso, ela conta sobre suas experiências de viagens e o que aprendeu conversando com outras mulheres pelo mundo, principalmente em países árabes.
“A decisão de uma mulher de viajar sempre é uma conquista. Todo protagonismo feminino tem que ser celebrado”
A turismóloga Cris Marques, que já passou seis anos viajando, morou no Deserto do Atacama e liderou grupos de mulheres para vivências de autoconhecimento, é a entrevistada do quarto episódio. Ela fala sobre como suas viagens têm a ver com sua conexão com a espiritualidade e a natureza, relembra suas experiências como nômade digital e reflete sobre os caminhos de empoderamento que leva mulheres a decidirem viajar, afirmando suas próprias vontades.
“Fiz uma viagem sozinha por uma zona de conflito na África e escrevi um livro”
Jéssica Paula é jornalista, apresentadora e viajante PCD – ela já passou por 35 países, quase todos em viagens solo. No sétimo episódio do podcast, ela fala sobre algumas de suas aventuras, que vão do Sudão do Sul aos Lençóis Maranhenses, onde ela foi a primeira pessoa a fazer a travessia do parque nacional com muletas. Ela também fala dos desafios em relação à acessibilidade no turismo, tanto em relação à infraestrutura quanto à atitude das pessoas.
“Em uma viagem a gente tem a oportunidade de deixar o crachá em casa, se despir mesmo, para entender quem a gente realmente é”
Elaine Villatoro, produtora de conteúdo e empreendedora, conta no nono episódio sobre como suas viagens pelo mundo, que envolveram períodos nos EUA e na Austrália e um sabático de cinco meses por países como Espanha, Namíbia e Butão, foram influenciando suas decisões de vida e sua jornada. Hoje, ela atua em prol do turismo sustentável, compartilhando informações para que viajantes possam fazer o que amam com o menor impacto possível para o meio ambiente e a sociedade.
“Na minha experiência, quase 90% das viagens são incentivadas por mulheres. Elas têm essa inspiração na alma delas”
Katia Nahida, dona de cinco franquias da CVC em São Paulo, trabalha há mais de 18 anos na empresa. No sexto episódio, ela fala sobre como a paixão por viagens a chamou para trabalhar com isso e como é ajudar tantas pessoas a realizar a sua trip dos sonhos. Ela compartilha histórias tanto dela quanto de seus clientes, além de dar dicas de planejamento.
Incrível, né? Acesse agora o podcast Ela faz o destino dela para ouvir esses e outros episódios e se inspirar com histórias de vida e de viagens.