Com mais de 7 mil quilômetros de litoral, não se admira que o Brasil seja um dos melhores lugares do mundo para pegar praia. E, com a chegada do verão, todos os olhos se voltam para a nossa bela costa.
Para te ajudar a decidir para onde ir, selecionamos dez destinos de praia no Brasil certeiros do Sul ao Nordeste, com opções tanto para quem curte festa e badalação quanto para quem quer mais sossego e rusticidade. Vem escolher o seu!
Barra Grande (PI)
Na costa norte do país, o destino se fez conhecido pelos seus ventos, que atraem muitos kitesurfistas. Pouco a pouco, foram chegando pousadas, restaurantes e lojinhas, tudo muito charmoso e low-profile, com um agito modesto na temporada de verão. A bela praia do vilarejo é enfeitada por pipas coloridas e tem mar azul calminho para tomar banho. Um passeio de canoa pelas proximidades leva até uma colônia de cavalos-marinhos de Camurupim. Outro bate-volta bom é para Barrinha, vilarejo vizinho, com mais praias gostosas.
Praia dos Carneiros (PE)
A praia é considerada uma das mais bonitas do Nordeste, com coqueirais, areia branca, águas esverdeadas e piscinas naturais. Ali, de frente para o mar, fica a Capela de São Benedito, construção do século 18 que compõe um cenário dos mais fotogênicos. A partir de Porto de Galinhas, há passeios de catamarã que levam até Carneiros, muitos deles para almoçar nos badalados restaurantes Beijupirá e Bora Bora. Mas você também pode se hospedar por lá em pousadas pé na areia com piscina e ainda fazer passeios de barco para as piscinas naturais e os bancos de areia de Guadalupe.
Jericoacoara (CE)
Jeri, como é conhecida, se tornou um dos destinos de praia mais desejados do Brasil, com hotéis sofisticados, restaurantes variados e beach clubs badalados. Mas muitos de seus prazeres rústicos ainda estão lá, como as ruas de areia e a ampla área natural, protegida por um parque nacional, com mangue, praias e dunas. Recheie seus dias com passeios pelos arredores, visitando a cênica Pedra Furada, a bela Praia do Preá e a imperdível Lagoa do Paraíso. E não deixe de acompanhar o crepúsculo na praia de Jeri, na icônica duna do Pôr do Sol.
Pipa (RN)
Esse recanto do litoral que une bem natureza com badalação, e com fácil acesso: são apenas 95 km do aeroporto de Natal. O centrinho charmoso e organizado abriga uma ampla oferta gastronômica e boêmia, com desde pizzaria a bar de tapas e sanduicheria uruguaia. Tem até um barco-balada, que leva para festas ao entardecer na Lagoa Guaraíras. Bem perto do centro, há faixas de areia como a Praia do Madeiro, que exibe falésias cobertas de mata preservada e mar verdinho. Passeios de jardineira levam para conhecer a região mais a fundo, entre chapadões, piscinas naturais e dunas.
São Miguel dos Milagres (AL)
Com as águas mais clarinhas de Alagoas, Milagres é ponto de partida para conhecer uma sucessão de praias de sonho na chamada Rota Ecológica. Fantásticas pousadas de charme dominam a bela Praia do Toque, um pequeno paraíso de água transparente e faixa de areia gostosa para caminhar e andar de bicicleta. Jangadeiros levam até piscinas naturais que convidam a entrar e não sair mais. Na vizinha Barra do Camaragibe, dá para apreciar o encontro das águas do Rio Camaragibe com o verde-claro do mar, entre manguezais e coqueirais.
Ilha de Boipeba (BA)
Vizinha de Morro do São Paulo, a ilha se mantém sossegada e rústica apesar dos avanços do turismo. São duas vilas principais: Boca da Barra, onde fica a maior parte do comércio, e Moreré, o lugar mais especial da ilha. No mar, água clarinha e piscinas naturais. Nas areias, sombra de amendoeiras e um campinho de futebol que alaga na maré alta. Nas encostas, Mata Atlântica, restinga, dunas e manguezais. Um lugar para se conectar com a natureza e esquecer o relógio. Não perca a lagosta com abacaxi do restaurante do Guido.
Trancoso (BA)
O vilarejo a 47 km de Porto Seguro resume bem a expressão “hippie-chic”: sua essência rústica vive em sintonia com um toque de sofisticação. O centrinho do conjunto é chamado de Quadrado, uma praça ampla rodeada por casinhas coloridas e a Igreja de São João Batista. Restaurantes bacanas oferecem menus variados, enquanto lojinhas exibem artigos de grife e artesanatos locais. Descendo pelas falésias alaranjadas você chega à praia dos Coqueiros, onde barracas e clubes de praia espalham espreguiçadeiras na areia.
Ilha Grande (RJ)
Maior ilha do arquipélago de Angra dos Reis, tem um território livre de carros e farto em mata tropical preservada e praias de água esverdeada boas para mergulho. A Vila do Abraão é o principal povoado da ilha, com restaurantes, bares e lojas. Contratar um passeio de barco dá uma visão mais ampla da ilha: procure os que levam às lagoas Verde e Azul e às praias de Cachadaço e do Aventureiro, com direito a muitas piscinas naturais para se refrescar. Ou vá direto passar o dia em Lopes Mendes, a praia cartão-postal de Ilha Grande.
Juquehy – São Sebastião (SP)
Nesse belo trecho do Litoral Norte de São Paulo, cada praia tem uma vibe. Juquehy se destaca pela faixa de areia larga, os morros verdes e o rio enfeitando a paisagem. Hotéis, pousadas e casas de veraneio recebem os visitantes, que, no pós-praia, podem curtir várias lanchonetes, sorveterias e restaurantes bacanas. De lá dá para fazer um passeio de barco até as maravilhosas prainhas das Ilhas, com águas quase caribenhas, ou pegar o carro para conhecer outras praias da região, como Camburi e Barra do Sahy.
Florianópolis (SC)
Não é segredo pra ninguém que Floripa bomba no verão. E lá todo mundo pode encontrar seu lugar ao sol: que quer badalação pode ir à Jurerê e à Praia Mole, já quem busca ambientes mais rústicos com menos construções à vista pode ir ao sul da ilha, onde ficam, por exemplo, as praias do Campeche, dos Açores, da Solidão e da Lagoinha do Leste.. À tarde e à noite, dá para visitar a sede do Projeto Tamar e curtir os restaurantes de frutos do mar de Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa.