A partir de 18 de agosto de 2022, o visto eletrônico não será mais válido para quem vai ao México. O país volta a exigir o visto físico para a entrada de brasileiros, o que tem impacto tanto para quem já está com a viagem marcada quanto para quem pretende viajar em breve.
Leia mais:
As piscinas mais incríveis do Caribe: veja 5 dicas
O que fazer em Cancún e Punta Cana
Mar turquesa de Cancún, no México
Veja aqui nosso tira-dúvidas sobre o visto para o México – e já se imagine à beira-mar curtindo as praias de Cancún:
- Eu já tenho o visto eletrônico. Preciso de um visto novo?
Sim. Todos os brasileiros que desejam viajar ao México a partir de 18 de agosto de 2022 devem ter o visto físico impresso no passaporte. A apresentação da autorização eletrônica (o documento SAE), obtida no site do Instituto Nacional de Migração do México, não será mais aceita para a entrada de brasileiros.
- Onde eu posso emitir o visto para o México?
O agendamento deve ser feito online, no site citas.sre.gob.mx, para comparecer à embaixada do país em Brasília ou aos consulados no Rio de Janeiro e em São Paulo.
- Em que casos eu não preciso do visto físico?
O governo do México estabelece duas situações em que os brasileiros não precisam do visto físico:
a) Brasileiros que tenham residência permanente comprovada no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte, em qualquer um dos países do Espaço Schengen ou em países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia e Peru).
b) Brasileiros que tenham visto válido e atual para Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países do Espaço Schengen.
- Então, se eu já tenho visto americano válido no meu passaporte, não preciso tirar o visto físico para o México?
Isso mesmo!
- Se eu estiver a bordo de um cruzeiro, preciso tirar o visto?
Não. Turistas que chegam por mar em navios de cruzeiro podem ficar até sete dias sem visto no país.
- Preciso de um visto de emergência. Como devo proceder?
Você pode solicitar um visto de emergência nos consulados do Rio de Janeiro e São Paulo pelos e-mails tramitesrio@sre.gob.mx e faleconoscosp@sre.gob.mx, respectivamente.
Em Brasília, o contato é via Embaixada, pelo e-mail consuladomexbra@sre.gob.mx. O campo “assunto” deve conter “VISA URGENTE” e, no corpo da mensagem, a data da viagem e o nome das pessoas solicitantes.
- Quanto custa tirar o visto para o México?
O visto mexicano custa US$ 48 (a conversão para reais varia de acordo com o câmbio do dia), e o pagamento deve ser feito por PIX. O documento é válido por 180 dias a partir da data de emissão para entrar no México.
- Em quanto tempo o visto é emitido?
Segundo a Embaixada do México no Brasil, os vistos aprovados são entregues no mesmo dia do processamento.