Procurando o que fazer no Rio Grande do Norte? Listamos 6 destinos de praia imperdíveis!

Lá na esquina do Brasil, o Rio Grande do Norte é um destino para quem ama se esticar na praia, mas não só: uma estadia por lá inclui uma porção opções de atividades, de tours de bugues por dunas a visitas a lagoas, de mergulhos em piscinas naturais a passeios de barco por manguezais. Quem pratica esportes como wind e kitesurfe ainda se esbalda com os ventos constantes.

Famoso Morro do Careca, em Natal

Tudo isso acompanhado de uma boa estrutura hoteleira, que vai de pousadinhas charmosas e grandes resorts, além da gastronomia regional deliciosa e da conhecida simpatia potiguar.

Em homenagem ao estado, que completa 521 anos de história em 7 de agosto, listamos seis destinos para você ter uma ideia do que fazer no Rio Grande do Norte. Dica: quem aluga um carro com a CVC tem a chance de conhecer esse litoral com toda liberdade!

Galinhos

Faixas de areia isoladas, água clarinha e céu azul compõem o cenário de Galinhos

Situada em uma península a 160 km da capital, Galinhos é marcado por imensas dunas, um belo manguezal, um farol e uma salina. No autêntico vilarejo, ainda se vive como há tempos atrás – as ruas são para charretes, e não para carros. Dá para ir de bate-volta de Natal, mas quem se hospeda por mais tempo curte a paisagem com menos pressa.

São Miguel do Gostoso

A praia de Tourinhos é a mais bonita de Gostoso

Gostoso, para os íntimos, caiu no gosto de praticantes de kite e windsurf pelos ventos que sopram por ali. A vila foi ganhando cada vez mais charme, com uma coleção de lojinhas, restaurantes e pousadas. Na orla, as praias  da Xêpa, de Maceió e do Cardeiro têm faixas de areia largas, perfeitas para caminhar. Passeios levam para ver lugares como a Lagoa de Sal e a bela praia de Tourinhos.

Maracajaú

Os bancos de corais de Maracajaú que despontam no mar azul turquesa

A 65 km de Natal, esse vilarejo do município de Maxaranguape é famoso por seus parrachos, como os potiguares chamam as piscinas naturais, formadas próximas da costa: as águas azul-turquesa são de cair o queixo. Também dá para curtir a praia e relaxar em um barzinho pé na areia para terminar o dia.

Natal

A capital do Rio Grande do Norte é conhecida pelo clima geralmente ensolarado – não à toa, tem o apelido de “capital do sol”. A faixa de areia mais famosa é Ponta Negra, onde se concentram hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lojas e quiosques. É lá também, no canto direito, que está o Morro do Careca, duna com mais de 100 metros de altura que é cartão-postal da cidade. Os passeios de bugue em Genipabu são um clássico, assim como os que levam ao famoso “maior cajueiro do mundo”, na vizinha Pirangi. 

Leia também:

8 passeios pra fazer em Natal

Pipa

A praia do Amor e suas falésias, em Pipa

Um dos vilarejos de praia mais badalados do Brasil, é marcado por suas praias enquadradas por falésias alaranjadas. Um dia por lá pode ter passeio de lancha para ver golfinhos, tour de jipe com piscinas naturais e banho de rio, trilhas na Mata Atlântica e, claro, muito descanso na areia de uma das praias. À noite, o charmoso centrinho tem restaurantes de diferentes especialidades e bares com música ao vivo.

Barra do Cunhaú

As pipas dos kitesurfistas na Barra do Cunhaú

A 75 km de Natal, a região é conhecida pelo manguezal, as piscinas naturais que se formam na maré baixa e a criação de camarão, que abastece os bares e restaurantes locais. Ali fica a bela Praia do Pontal, que se estende por 5 km até a Barrinha, onde deságua o rio Catú. O passeio de barco com visita à bela Ilha da Restinga é imperdível.