Os cartões-postais do Rio de Janeiro não deixam dúvida: as áreas verdes enchem os olhos de quem está na Cidade Maravilhosa, fazendo a moldura perfeita para os principais pontos turísticos.
Abrigando uma das maiores florestas urbanas do mundo, a cidade oferece uma grande variedade de passeios para quem deseja curtir a natureza de pertinho. A CVC entrou no clima do Dia Mundial do Meio Ambiente e fez uma lista de passeios imperdíveis pelos atrativos verdes do Rio de Janeiro.
Jardim Botânico
Criado pelo rei Dom João 6º no século 19, o Jardim Botânico é enorme: são 540 mil metros quadrados de área – o equivalente a 75 campos de futebol. O parque abriga fontes, palmeiras imperiais, orquidário e lago com vitórias-régias, além de receber a visita de animais silvestres, como saguis. Por toda a sua beleza e diversidade de cenários, frequentemente é usado como locação para novelas.
Pedra do Telégrafo
É bem provável que já tenha aparecido no seu Instagram uma imagem como essa acima, de alguém sentado ou agarrado a uma pedra, à beira do precipício, com um lindo mar ao fundo. O mais recente ponto turístico a ganhar as redes sociais é a Pedra do Telégrafo, um mirante de vistas espetaculares na Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha de cerca de uma hora no Parque Estadual da Pedra Branca. O efeito de estar à beira do abismo é apenas ilusão de ótica: há um platô que permite fazer a brincadeira sem grande risco.
Parque Nacional da Tijuca
Entre os parque nacionais do Brasil, o Parque Nacional da Tijuca é o mais visitado – embora seja o menor deles. Não pense, no entanto, que ele é pequeno: são 40 quilômetros quadrados de muito verde, dividido em três grandes áreas: Setor Floresta, Setor Serra da Carioca e Setor Pedra Bonita e Gávea.
Visitar cachoeiras e ruínas históricas, admirar a beleza da flora e fauna em alguns dos seus muitos mirantes e fazer trilhas pela mata são algumas das opções de passeios pelo parque. As trilhas têm diferentes graus de dificuldade – algumas são adequadas para crianças a partir de quatro anos. Para os adultos mais radicais, há opções de escalada, rapel e voo livre.
Vista Chinesa
A vista chinesa fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, mas merece um destaque só dela – de lá, tem-se a melhor vista panorâmica dos principais pontos turísticos do Rio. O mirante, construído entre os anos de 1902 e 1906, tem arquitetura típica oriental, em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil. Prepare-se para se encantar com a paisagem deslumbrante lá do alto, avistando quase toda a zona sul da cidade, incluindo cartões postais como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Morro Dois Irmãos, as praias do Leblon, Ipanema e Arpoador e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Praia de Grumari
Pegar praia no Rio é programa obrigatório para qualquer turista na cidade. Mas para aproveitar o mar em meio à natureza, você vai precisar fugir da Zona Sul, cercada por prédios altos. A dica é rumar para a Zona Oeste, para além da Barra da Tijuca: a paradisíaca Praia de Grumari é cercada por costões, morros e vegetação de restinga preservada. Com quase três quilômetros de orla, a praia fica em uma área de proteção ambiental.