Porto Seguro é uma combinação de tudo que remete à Bahia: extensas faixas de areia, banhos de mar tranquilos para quem quer descansar, praias badaladas para a turma do agito, gastronomia autêntica repleta de temperos. E muito, muito sol!
O município tem 85 km de litoral, incluindo os famosos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Uma temporada na cidade tem incontáveis possibilidades de diversão: parque aquático, enormes barracas de praia com muito axé, mergulho em piscinas naturais, passeio de chalana, bate-voltas para praias famosas dos arredores, visitas a aldeias e sítios históricos…
Confira o que fazer em um roteiro de 7 dias na cidade:
1º dia:
Descubra as melhores atrações históricas e as belas praias de Porto Seguro no Passeio Panorâmico com a CVC, com direito a parada para entrar no clima do axé na barraca Tôa Tôa. Depois, engate a noite ali mesmo, nos animados quiosques da orla de Taperapuan.
2º dia:
Aproveite o Passeio de Chalana, exclusivo da CVC, que visita a Praia de Santo André e a Ilha do Sol. À noite, o endereço do fervo é a Passarela do Descobrimento – mais conhecida como Passarela do Álcool. Vale garantir o seu “capeta”, o drinque mais famoso dessas bandas (com leite condensado, achocolatado, mel, guaraná em pó e canela), e bater pernas pelas lojas de artesanato antes de se instalar em algum dos bares.
3º dia:
Cruze de balsa até Arraial d’Ajuda, charmoso reduto de artistas e gente descolada. Você pode curtir as praias de Mucugê e dos Pescadores, as mais populares, ou Taípe, famosa pelas falésias. Vale também passar pela igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, do século 16, que deu origem ao povoado histórico. Se estiver com crianças, programe-se para conhecer, também, o Eco Parque Arraial d’Ajuda, na Praia de Mucugê, com toboáguas, piscinas e atividades ao ar livre. Se quiser esticar para aproveitar a noite, Arraial tem luaus na areia, barzinhos com MPB ao vivo e pistas de dança eletrizantes.
4º dia:
Tire o dia para conhecer as praias de Trancoso, point de celebridades para férias e festas, a 80 km de Porto Seguro. No fim da tarde, aproveite a atmosfera do Quadrado, praça central da vila, que concentra lojas, restaurantes e bares que preservam as fachadas coloridas originais, coroadas por uma charmosa igrejinha (disputadíssima para casamentos). Atrás da igreja, há um mirante com vista espetacular para as praias dos Coqueiros e dos Nativos, lá embaixo.
5º dia:
Hora de descobrir as belezas de Recife de Fora, o terceiro maior centro de biodiversidade marinha do Brasil – consulte nossa equipe local sobre o horário da maré mais favorável. De noite, mais uma travessia, dessa vez rumo à Ilha dos Aquários. O barco parte do píer de Porto Seguro e, em poucos minutos, você chega ao complexo que inclui discoteca, shows, lanchonetes e bares – e impressionantes aquários com tubarões!
6º dia:
Pronto para pegar a estrada e descobrir a famosa Praia do Espelho? A 91 km de Porto Seguro, boa parte por estrada de terra, o Espelho tem piscinas naturais que, na maré baixa, refletem o céu e as falésias – vem desse capricho da natureza o nome da praia. Além de nadar no mar calminho, dá para passear de stand up paddle e caiaque, tirar fotos sensacionais do alto dos mirantes nas falésias e se largar em convidativos almofadões espalhados na orla pelos charmosos bares e restaurantes locais.
7º dia:
Desvende parte da história do Brasil na Rota do Descobrimento. O ponto de partida desse passeio é o Memorial da Epopéia do Descobrimento, um espaço cultural com mais de 20 mil m² de mata preservada, e que abriga a réplica de uma nau do tempo das grandes navegações. Rumo ao norte (a cerca de 16 km), a parada seguinte é a Reserva Pataxó da Jaqueira, uma área de cultura indígena e preservação ambiental. O roteiro termina no fim de tarde na Praia da Coroa Vermelha, a 5 km da reserva.