Um pequeno destino no interior do Mato Grosso tem chamado a atenção nas redes sociais, com fotos e vídeos de paisagens com águas cristalinas de um azul intenso. Só no Instagram já são mais de 100 mil menções a #Nobres e mais de 30 mil a #NobresMT. Antes um segredo bem guardado dos ecoturistas mais apaixonados, agora Nobres – mais precisamente, a Vila Bom Jardim – está entrando no roteiro (ou na lista de desejos) de viajantes de todo o país. Ainda assim, é bem menos cheia do que Bonito (MS), no estado vizinho, com que é inevitavelmente comparada.
O culpado pelo azul instagramável das águas de Nobres é o calcário, abundante na região. Para manter tudo límpido e cristalino – e para não prejudicar o ecossistema local –, os visitantes não podem pisar no fundo dos rios e lagoas, nem usar repelentes ou filtro solar para entrar na água.
Para você aproveitar o melhor de Nobres, a CVC te mostra as principais atrações do destino – que também pode ser uma opção de esticada para quem visita o Pantanal Norte.
Cachoeira Serra Azul
Com mais de 40 metros de altura, a cachoeira Serra Azul fica na cidade vizinha de Rosário Oeste, a cerca de 25 km de Bom Jardim. Suas águas caem em um belo poço azul com seis metros de profundidade, repleto de peixes coloridos. Para admirar esse visual espetacular é preciso fôlego para encarar uma trilha de 800 metros e os quase 500 degraus de uma escada.
Reino Encantado
A flutuação pelas águas cristalinas do Rio Salobra permite observar de perto centenas de olhos d’água – as nascentes onde a água brota do chão. Segundo os guias locais, há cerca de 600 nascentes ali.
Boiacross no rio Quebó
É emocionante percorrer as águas transparentes do Rio Quebó sobre uma boia. Uma caverna repleta de morcegos faz parte do passeio.
Aquário Encantado
Cartão-postal de Nobres, o Aquário Encantado é uma lagoa cercada pela mata – seu nome oficial é Recanto Ecológico da Lagoa Azul. Mais conhecido por seu apelido, o atrativo tem águas cristalinas com diferentes tons de azul e cardumes de peixes coloridos. Você pode fazer flutuação, mergulho e tirar fotos incríveis por aqui.
Lagoa das Araras
No pôr do sol, os visitantes assistem fascinados ao barulhento show protagonizado pelas araras e maritacas sobrevoando a lagoa rodeada por palmeiras de buriti. Um espetáculo diário da natureza.
Quando ir
O melhor período para visitar Nobres é entre maio e setembro. Nesta época há menos chuvas e as águas estão mais cristalinas.
Como chegar
A partir da Cuiabá, leva-se cerca de duas horas de carro para percorrer os 150 km até o distrito de Bom Jardim, que concentra as principais atrações. Vale saber que Bom Jardim fica afastado do centro de Nobres: são cerca de 65 km de distância.