Guia completo sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Um mar de lagoas com águas que variam entre os tons de verde e azul entre dunas de areias brancas. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses cria um cenário único no mundo que é praticamente impossível não ficar fascinado com essa paisagem. Tanto que agora em 27 de julho de 2024 o destino foi considerado pela ONU como Patrimônio Natural da Humanidade. Você não vai deixar de ir conhecer, né?


Confira nosso conteúdo e saiba tudo sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Onde fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses? 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica na região nordeste do Brasil, no estado do Maranhão. É uma unidade de conversão e proteção integral à natureza, com 155 mil hectares, que abrigam ecossistemas frágeis e variados, como o manguezal, a restinga, e um campo de dunas, o principal atrativo do parque por causa das lagoas interdunares formadas nos períodos de chuva na região.

Como chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses?

Os aeroportos mais próximos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são os de São Luiz no Maranhão e Parnaíba no Piauí. As principais cidades que dão acesso ao parque são Barreiras e Santo Amaro do Maranhão, mas, também é possível por Humberto de Campos e Primeira Cruz.

Como chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por Barreirinhas?

Para chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por Barreirinhas, a rodovia MA-402 é o principal acesso para cidade, ela tem asfalto em boas condições de tráfego. Para acessar o parque você precisa fazer uma travessia no rio Preguiças de balsa e depois seguir com algum veículo com tração 4×4 equipado com snorkel.


Como chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por Santo Amaro do Maranhão?

Para chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por Santo Amaro, é preciso percorrer a rodovia MA-402. A cidade fica a menos de 2 km do parque, podendo ser acesso a pé ou em veículos tracionados.

Quando ir ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses?

Antes de viajar para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, atente-se à temporada de chuvas, que ocorre entre janeiro e julho, enchendo as lagoas com águas que variam entre os tons de verde e azul, criando um cenário maravilhoso com os contornos e dezenas de piscinas de água doce em meio às dunas.

O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é entre maio e setembro. Com o avanço do período seco as lagoas vão secando aos poucos, chegando em novembro com o nível bem baixo. Vale lembrar que tudo isso depende do regime de chuva do ano, por isso, pesquise antes de ir ao parque.

O que fazer no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses?

Considerado o maior parque de dunas do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área extensa, entretanto a região dos Lençóis Maranhenses é ainda maior. Entre os passeios mais buscados estão o Circuito da Lagoa Bonita, o Circuito da Lagoa Azul, a visita ao Canto de Atins e à Lagoa das Emendas, essas lagoas têm águas cristalinas perfeitas para relaxar e mergulhar. 

Além de mergulhar nas lagoas cristalinas dos Lençóis Maranhenses, você pode praticar kitesurfe, percursos cheios de aventura em veículos 4×4 ou apreciar a beleza do local em um sobrevoo. Aproveite também para conhecer a praia do Caburé e passear pelos rios Preguiças e Formiga.