5 destinos incríveis em Minas Gerais

Pão de queijo, cidades históricas, minas de ouro, trilhas com cachoeiras… São muitos os motivos para visitar Minas Gerais, o Estado com maior número de municípios do Brasil. São mais de 850! Não à toa, o escritor mineiro Guimarães Rosa dizia que “Minas são muitas”. Difícil escolher o que visitar com toda essa riqueza gastronômica, cultural e natural Na dúvida, faça várias viagens a Minas, que completa 300 anos em dezembro de 2020. Aqui indicamos cinco destinos mineiros para você começar sua jornada. Confira:

Belo Horizonte, o melhor da cultura e gastronomia mineira


Ninguém resiste a tutu de feijão, doce de leite, queijo de Minas e tantas outras delícias típicas. A culinária é tão importante em Belo Horizonte que a capital mineira foi eleita uma das cidades criativas da UNESCO no quesito gastronomia. Você pode degustar gostosas iguarias no Mercado Central; em restaurantes famosos como Tia Lucinha e Xapuri; e nos vários botecos de Belo Horizonte, considerada a “Capital Mundial dos Bares” por ter o maior número de bares e restaurantes por habitante do Brasil.

Muitos bares ficam no efervescente bairro de Savassi, importante polo cultural e endereço da arborizada Praça da Liberdade. Ela é toda rodeada de atrações como o Centro Cultural Banco do Brasil, que sempre tem ótimas exposições e peças de teatro; e o Memorial Minas Vale, que proporciona um incrível passeio interativo pela cultura mineira.

Outro ícone de Belo Horizonte é a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer e decorada com lindos painéis de Cândido Portinari. A igreja fica na Lagoa da Pampulha, considerada a praia dos mineiros. Principalmente no fim da tarde e nos finais de semana, os belo-horizontinos caminham, correm, passeiam com cachorros e andam de bicicleta em volta da lagoa.

Ouro Preto e outras ricas cidades históricas

Ouro Preto também tem sua Igreja São Francisco de Assis, mas de um estilo completamente diferente do arrojado projeto de Niemeyer na Pampulha, em Belo Horizonte. A Igreja de Ouro Preto é uma das obras-primas do barroco brasileiro e de Aleijadinho, famoso escultor e arquiteto do Brasil Colonial.

Bem na frente da Igreja de São Francisco de Assis é realizada diariamente a Feira da Pedra-Sabão, ideal para quem deseja levar uma lembrancinha típica de Ouro Preto para casa. São tabuleiros de jogos, esculturas, relógios e muito mais. Cuidado apenas para não exagerar na compra, porque sua bagagem pode ficar bem pesada com os produtos de pedra-sabão.

Ouro Preto parece uma cidade cenográfica de novelas de época, assim como Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rei. Essas cidades viveram o auge econômico na época do Ciclo do Ouro, mas hoje suas maiores riquezas são as ruas de paralelepípedos, o casario com fachada colonial, as igrejas barrocas e os museus sobre a Inconfidência Mineira.

Poços de Caldas e suas águas quentinhas para relaxar


Como são relaxantes os banhos de águas termais de Poços de Caldas, no sul de Minas! E sabe por que a cidade tem águas tão quentinhas? Como Poços está situada sobre a cratera de um extinto vulcão, a água que brota na região chega à superfície da terra com temperatura de 45° C. Assim você conta com vários balneários para relaxar, como as Thermas Antonio Carlos, com massagens e banhos especiais em um edifício neorromano de 1931.

E já que você está em Poços de Caldas, vale a pena também aproveitar para conhecer os principais pontos turísticos da região. A Cachoeira Véu das Noivas é cercada por pinheiros, flores e plantas ornamentais. A Fonte dos Amores tem uma escultura de 1929 com dois jovens abraçados. O Recanto Japonês reproduz um jardim oriental com plantas típicas e um lago de carpas. A Represa Bortolan é o cenário perfeito para passear de barco, andar de pedalinho e praticar esportes náuticos. E você ainda pode subir de teleférico até o Cristo Redentor.

Certamente sua bagagem voltará para casa repleta de produtos típicos, como os lindos cristais de Murano produzidos nas fábricas Cá d´Oro e São Marcos, sabonetes artesanais e, claro, muitas iguarias típicas mineiras, como queijos, doces e cachaça. Você encontra tudo isso no Mercado Municipal e nas feiras de artesanato das praças D. Pedro (dos Macacos) e Pedro Sanches, que acontecem todos os domingos.

Capitólio, a cidade do mar de Minas Gerais


Água é o que não falta em Capitólio, paraíso situado em uma região conhecida como Mar de Minas por ser banhada pelo gigantesco Lago de Furnas. Você pode curtir essa imensidão de água durante passeios de chalana e catamarã, que podem passar por exuberantes cânions. Também pode admirar os paredões rochosos de 20 m de altura a partir do Mirante dos Cânions, onde faz a clássica foto da região.

As cachoeiras e as piscinas naturais são outras atrações repletas de águas em Capitólio. Os 3 km da Trilha do Sol levam você à Cachoeira do Grito, ao Poço Dourado e às corredeiras No Limite, com vista para o cânion. O Paraíso Perdido tem 18 piscinas naturais e oito cachoeiras. A Cachoeira da Filó conta com um poço enorme cercado de areia.
Seguindo a tradição mineira, Capitólio também tem ótimas cachaçarias, como a Sossegada e a Rodriguinha, que são abertas à visitação. Quem preferir uma cerveja artesanal pode conhecer a fábrica da Scarpas, inspirada nas águas de Furnas.

Serra do Cipó, paraíso natural das cachoeiras


A Serra do Cipó, a 100 km de Belo Horizonte, é um paraíso para quem gosta de natureza, com seus campos floridos, trilhas para trekking, grutas e cachoeiras, muitas cachoeiras. Só no Parque Nacional da Serra do Cipó são 60 cachoeiras!

Algumas cachoeiras que valem a visita é a Cachoeira Grande, com acesso tranquilo e recomendável para ir com crianças; Véu de Noiva, com piscinas naturais ideais para banho; Serra Morena, que tem 100 m de altura e é uma das mais bonitas da região; e a Cachoeira da Farofa, com várias quedas-d´água num cenário ornado por orquídeas após uma trilha de 7 km.

A Serra do Cipó é um cenário perfeito para praticar esportes ao ar livre além da caminhada, como ciclismo, cavalgada, rapel e rafting. O passeio de caiaque pelo Rio Cipó, por exemplo, revela um lindo visual com flores coloridas, muitas espécies de pássaros e bandos de capivaras. A fauna do parque nacional é outro destaque, pois nele habitam espécies como lobo-guará, tamanduá-bandeira e onça-parda.