O Dia Mundial do Urbanismo foi criado há mais de 80 anos para estimular reflexões sobre temas como a integração entre as comunidades e os espaços urbanos, o crescimento das cidades e o papel dos grandes centros na vida do cidadão. Aproveitamos a data para homenagear cinco metrópoles do mundo que merecem a sua visita. Confira:
São Paulo: polo gastronômico, cultural e de compras
A capital paulista tem restaurantes com culinárias do mundo inteiro, espetáculos de todos os gêneros, ruas populares, shoppings requintados, baladas para todas as tribos, exposições de diferentes manifestações artísticas e muito mais. Essa grande diversidade é a marca da cidade, antenada a qualquer momento do dia ou da noite.
A metrópole é o destino para degustar pizza, pastel, churrasco, quibe e sushi; comprar roupas de grife, quinquilharias baratas e enfeites de casa; dançar música eletrônica, forró e gafieira; assistir a musicais, teatro de fantoches e montagens alternativas.
Também é o endereço de cartões-postais como o Parque do Ibirapuera, com seus lindos lagos emoldurados por extensos gramados; o Catavento, divertido museu interativo de ciência; e a Avenida Paulista, que se transforma em um animado parque com ciclistas, andarilhos e famílias nas manhãs de domingo. São Paulo é um destino que agrada a todos os estilos de turistas.
Nova York, a cidade que nunca dorme
Os musicais da Broadway, os arranha-céus majestosos, as lojas de grife, a Estátua da Liberdade e a agitação da Times Square são alguns dos ícones de Nova York que todo mundo sonha em conhecer. Uma maneira muito agradável de explorar a cidade é a pé, descobrindo a beleza da arquitetura local.
Você certamente vai amar fazer um piquenique no gramado do Central Park, que mais parece uma praia verde; admirar as incríveis obras de arte de museus como o MoMA, o Guggenheim e o Metropolitan; e encher sacolas e mais sacolas de compras na 5ª Avenida, na Macy´s, na Apple Store, na Forever 21 e na H&M.
Também será emocionante fazer um passeio de barco pelo Rio Hudson, atravessar a memorável Ponte do Brooklyn e tocar o chifre do famoso touro de Wall Street para atrair fortuna. Uma vez em Nova York, você certamente se lembrará da cena de alguma série ou filme rodado por lá.
Paris: cidade dos sonhos com deliciosa gastronomia
Paris é um sonho em forma de cidade. A capital francesa preserva sua arquitetura tradicional e, ao mesmo tempo, é muito moderna. A metrópole valoriza a vida ao ar livre com suas mesinhas dos cafés nas calçadas, suas belas fontes e seus jardins bem cuidados.
Ninguém resiste ao lindo visual a partir da Torre Eiffel, à elegância da Avenida Champs-Élysées, aos passeios de barco pelo Rio Sena, à charmosa escadaria da Basílica de Sacré-Coeur, aos cabarés com dançarinas de cancã e aos ricos acervos de museus como Louvre, Musée d´Orsay, Picasso, Rodin e Museu de Arte Moderna.
Você pode dedicar tardes inteiras para visitar lojas como Galeries Lafayette, Printemps, Fnac e Monge. Entre uma compra e outra, uma boa pedida é degustar iguarias francesas como crepes, croissants, macarons, queijos, rofiteroles e croques-mosieurs, sanduíches de queijo e presunto cobertos com molho branco. Afinal, Paris é uma cidade repleta de delícias.
Londres: capital cosmopolita que mantém a tradição
A vibrante capital da Inglaterra abriga imigrantes de todas as partes do mundo, que influenciam a gastronomia, a música e as artes em geral. Por causa dessa diversidade, Londres é considerada uma das cidades mais cosmopolitas do mundo.
A tradição da monarquia, o ritual da troca da guarda e os castelos espalhados pela cidade contrastam com edifícios modernos de fachadas futuristas, pubs, o som do rock ‘n’ roll e muitos outros movimentos de vanguarda que surgem de tempos em tempos, mantendo o espírito jovem da metrópole.
Além de vivenciar todo esse astral, os turistas se encantam com ícones como o Big Ben, o Parlamento Britânico, o castelo de Windsor e a roda-gigante London Eye. Não é à toa que Londres está sempre nas listas de desejos de viajantes do mundo todo.
Tóquio: convivência harmoniosa entre os opostos
A capital do Japão não para. Os moradores caminham apressadamente pelas ruas até mesmo nos fins de semana. A cidade estimula todos os sentidos dos pedestres com milhares de painéis luminosos, telões gigantescos, vendedores gritando slogans nas ruas e aromas de pratos exóticos.
Ao mesmo tempo moderna e tradicional, a metrópole permite a convivência harmoniosa entre os opostos. O bairro de Asakusa apresenta a tradição milenar do Japão, Harajuku traz as tendências urbanas japonesas e Akihabara é palco de lançamentos das últimas novidades tecnológicas. A cidade parece se superar a cada momento, construindo edifícios cada vez mais altos.
Circular em meio a todos esses atrativos é muito fácil, por causa da eficiência do transporte urbano – um dos melhores do mundo. O metrô e o trem metropolitano cobrem praticamente a cidade toda e contam com informação bilíngue, o que facilita muito o deslocamento dos turistas ocidentais.