No dia 8 de março é comemorada o dia internacional da mulher. Para celebrar essa data tão especial, nós listamos atrações ligadas a mulheres fortes. Confira abaixo:
1- Museu da Carmen Miranda no Rio de Janeiro
Nasceu em Portugal por acaso, mas chegou ao Brasil com apenas um ano de idade e veio a se transformar num dos maiores símbolos do país. Carmen Miranda foi responsável por colocar o país no mapa do showbiz internacional e chegou a ser a mulher mais bem paga dos EUA, em meados dos anos 1940. Ela é reconhecida também por alavancar o tropicalismo, o mais importante movimento cultural da história do Brasil. Para saber mais de sua história tão especial, visite o museu da Carmen Miranda durante a sua viagem para o Rio de Janeiro.
Localizado em um prédio circular, no Parque do Flamengo, a propriedade possui um acervo de mais de 3 mil itens da artista. O Museu Carmen Miranda foi criado em 1956, porém sua inauguração ocorreu vinte anos mais tarde, em 5 de agosto de 1976. A criação do lugar foi uma resposta aos milhares de fãs da cantora, sobretudo os estrangeiros, que desejavam um espaço para a preservação da memória da Pequena Notável.
Depois de você curtir as diversas praias e conhecer os pontos turísticos da capital carioca, como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, na sua viagem para a Cidade Maravilhosa, conheça este lugar que homenageia uma das melhores artistas que o nosso país já teve.
Confira ofertas de pacotes, passagens e hotéis no Rio de Janeiro
2- Museu Anita Garibaldi em Laguna, Santa Catarina
Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, foi uma revolucionária, reconhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o marido Giuseppe Garibaldi. Por esse motivo que ela é chamada de “Heroína dos Dois Mundos”. Para saber mais de sua vida e história do Brasil, vá para o Museu Anita Garibaldi na sua viagem para Santa Catarina.
Localizado em Laguna, o local possui em seu acervo peças e documentos que retratam o período da Guerra dos Farrapos e da Revolução Farroupilha, e também da vida de Anita e Giuseppe Garibaldi. A propriedade conta com móveis da época e utensílios usados por Anita e a sua família.
Depois de ir para o museu, não deixe de curtir as mais de 20 praias que o destino oferece. Uma das mais conhecidas é o Balneário Mar Grosso, a praia mais urbana e com a melhor infraestrutura da região. O lugar é ótimo para praticar esportes, como caminhadas, futebol e frescobol, e se divertir no mar.
3- Estátua de Maria Quitéria (de Jesus) em Salvador
Também conhecida como Soldado Medeiros, Maria Quitéria foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Em 1821, agitações em Portugal iniciam o movimento de independência do Brasil na Bahia, parte da Guerra da Independência do Brasil, e a militar foge de sua casa, veste-se como homem, alistando-se na vila de Cachoeira.
Foi a primeira mulher a ser reconhecida por alistar-se ao exército em uma unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira a entrar em combate pelo Brasil, em 1823. Anos depois ela foi promovida ao posto de cadete na Bahia, sendo depois condecorada, por seus atos de bravura em combate em 1823, com a Imperial Ordem do Cruzeiro, pelo Imperador D. Pedro I, e reformada com o soldo de Alferes (ou seja, 2ª tenente). Em 1996 o Estado brasileiro atribuiu-lhe o título de patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, e seus feitos são recorrentemente comparados ao da mártir francesa Joana d’Arc.
Na sua viagem para Salvador, não deixe de visitar sua Estátua, que virou um dos pontos-turísticos da capital da Bahia. Inclua também no roteiro as atrações Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, ambas atrações bem famosas na cidade baiana.
Garanta hotéis e pacotes para Salvador em promoção
4- Estátua de Brigitte Bardot em Búzios
Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro, foi transformado como um dos principais destinos de férias do Brasil porque Briggite Bardot, atriz e ativista francesa, fez algumas visitas à cidade. Em 1964, a artista, que queria fugir dos paparrazi europeus, escolheu a cidade do Rio de Janeiro para as suas férias. Chegou em janeiro, mês do verão brasileiro, mas acabou encantada pela região e ficou quatro meses por lá.
Claro que por um tempo depois a imprensa internacional descobriu onde ela estava e começou a ir para Búzios só para fotografá-la. Por ser muito famosa, a francesa foi a responsável de lançar Búzios na boca de todo mundo. Como homenagem, devido a ela transformar o turismo da cidade, a prefeitura construiu uma estátua da atriz francesa, que até hoje é um dos principais pontos turísticos da região. Além disso, a própria beira-mar ganhou o nome de Orla Bardot.