Minas Gerais tem um dos cenários de ecoturismo mais ricos do Brasil. Com cachoeiras, trilhas, serras e vilarejos perdidos no tempo, o estado oferece muitas opções para quem gosta de natureza e se arriscar em esportes de aventura. Bora conhecer?
1 – Capitólio
Queridinha do turismo mineiro nos últimos anos, Capitólio fica entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas. É conhecida como o “mar de Minas” devido às águas represadas que se tornaram o principal atrativo do lugar. Dá para passear de barco ou lancha, visitar cachoeiras, piscinas naturais, montanhas, praticar trekking, mountain bike, cavalgadas, motociclismo e muitas outras modalidades.
2 – Conceição do Mato Dentro
A cidade que fica aos pés da Serra do Espinhaço se autointitula “Capital Mineira do Ecoturismo”. Um dos passeios mais emocionantes é chegar no alto da Cachoeira do Tabuleiro, terceira maior do Brasil. Outras quedas d’água que valem a pena são cachoeira Rabo de Cavalo e a Três Barras.
3 – Pico da Bandeira
A terceira maior montanha do Brasil tem 2.892 metros de altitude e fica dentro do Parque Nacional do Caparaó, bem na divisa de Minas Gerais e o Espírito Santo. Mas para quem não quer se aventurar até o pico, é possível curtir trilhas mais curtas e cachoeiras ao longo do parque.
4 – Serra do Cipó
Fica bem pertinho da capital Belo Horizonte e é rica em cursos d’água, lagos, poços e cachoeiras, além de grutas, pedreiras e campos. Não deixe de conhecer a Cachoeira Grande, com 50 metros de extensão e 9 metros de altura. O Poço Azul é outro atrativo, que nasce das profundezas do Salão de Pedras.
5 – Monte Verde
Romântica sim, mas com um pé na aventura! Monte Verde é um pequeno distrito de Camanducaia e tem diversas opções de ecoturismo e práticas esportivas como a trilha do Pinheiro Velho. Aproveite para chegar até o mirante, onde é possível ter uma visão panorâmica da região. Faça ainda atividades como andar de jipe, quadriciclo, moto, megatirolesa, voos panorâmicos, cavalgada e mountain bike.