Castelos, muralhas, vilarejos medievais, praias de águas azuis e muita história pra contar. O Leste Europeu possui muitos atrativos turísticos e, aos poucos, está se entrando na rota dos brasileiros. Além das paisagens lindas, o custo da viagem é outra vantagem, em comparação a destinos consagrados como Itália, França e Inglaterra.
Separamos 6 países que tem muito mais para oferecer do que paisagens incríveis! Confira:
Áustria
Com um dos melhores índices de qualidade de vida da Europa, o país esbanja paisagens bucólicas, como bosques verdes, lagos, picos nevados e pequenos vilarejos com casinhas de telhados pontudos. Cidades maiores como Innsbruck, Salzburgo e Viena combinam a arquitetura clássica com trens modernos, ruas limpas e charmosos cafés e restaurantes. É um destino de fácil acesso pela Itália, Suíça e Alemanha.
Eslovênia
Com apenas 20 mil km², esse país que fica na fronteira com a Itália e a Áustria tem paisagens que vão de montanhas nevadas, grandes campos esverdeados e o maior complexo de cavernas de toda a Europa. A capital Liubliana tem um clima bucólico, com ruas de paralelepípedos, cafés charmosos e diversos bares. Suas pontes e igrejas em estilo barroco completam o quadro. A poucas horas de carro fica Bled, principal destino de inverno da Eslovênia. Continue a viagem passando por desfiladeiros, rios de águas verdes-esmeralda, chalés e campos floridos.
Croácia
Mar azul-turquesa que recebe mais de 800 cruzeiros no verão, praias badaladas, cidades medievais emolduradas por muralhas antigas. A Croácia tem se tornado um destino cada vez mais conhecido dos brasileiros e cidades como Dubrovinik e Split são as mais famosas (as duas, inclusive, serviram como cenário para a série Game Of Thrones). Apesar da costa ser a estrela do turismo, aposte também em conhecer o parque nacional de Plitvice Lakes e a capital Zagreb.
Hungria
Marcada pela disputa entre diversos povos – já passou pelas mãos de celtas, romanos, hunos, otomanos, nazistas e soviéticos – a Hungria carrega muitas influências. Isso se reflete em sua arquitetura renascentista, nas ruas largas de inspiração germânica, nos banhos termais turcos, nos cafés vienenses. A capital Budapeste é literalmente dividida em duas partes: Buda, o distrito histórico que abriga o castelo, e Peste, com construções mais modernas. Cortada pelo rio Danúbio e ligada por pontes, é uma das capitais mais belas do Leste Europeu.
República Tcheca
As décadas de domínio comunista não conseguiram apagar as belezas desse país. A capital Praga é considerada uma das mais belas do mundo e já se tornou quase um roteiro obrigatório para quem vai à Europa. Com seu castelo majestoso, igrejas em estilo gótico e famosíssima Ponte Carlos, a cidade é puro encatamento. Mas não é só de Praga que vive o turismo da República Tcheca. Conheça Cesky Krumlov, com suas casinhas de madeira que parecem ter saído de contos de fadas, além do Bohemian Switzerland National Park.
Romênia
Esqueça o ar sombrio das histórias do Conde Drácula (mas não muito). Muitas lendas cercam a história desse país e suas tradições folclóricas podem ser observadas nos costumes, arquitetura, vestimentas. Um de seus principais atrativos é justamente o Castelo de Bran, onde viveu Vlad III, que inspirou a criação do vampiro mais famoso do mundo. Mas separe um tempo para conhecer o Palácio do Parlamento, na capital Bucareste, o Mosteiro Moldovita, na região da Bucovina, e o parque do Monte Tâmpa, na Transilvânia. Imperdível!