Figura carimbada na lista de desejos dos aventureiros, a Patagônia reúne algumas das paisagens mais belas do planeta, com lagos, montanhas, geleiras, parques preservados, trilhas radicais e grandes espaços ainda inabitados.
A Patagônia é uma região que fica no sul da América do Sul, pegando uma grande parte do território da Argentina e um pedaço do Chile, totalizando 1.043.000 km². A parte argentina é composta pelas províncias de La Pampa, Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego. As principais cidades da região são Bariloche, El Calafate e Ushuaia.
Bariloche
Um dos destinos preferidos dos brasileiros na Argentina, a cidade fica às margens do Lago Nahuel Huapi, na província de Río Negro. No inverno é muito procurada pelos praticantes de esqui e outros esportes de neve. No entanto, a cidade oferece atividades o ano inteiro, como trilhas, canoagem e outros esportes ao ar livre.
El Calafate
A cidade é a porta de entrada para o Parque Nacional Los Glaciares, onde estão as imponentes geleiras como Upsala, O’nelli, Spegazzinni e o famoso Glaciar Perito Moreno, com seus 60 metros de altura. Durante o verão, é possível ver os grandes pedaços de gelo se desprendendo do glaciar em passeios de barco.
Ushuaia
A cidade mais ao sul do continente é uma verdadeira aventura! Conhecida como Cidade do Fim do Mundo, tem como principais passeios o Parque Nacional Terra do Fogo, o Trem do Fim do Mundo, a região dos Lagos, o Canal de Beagle com os pinguins e leões marinhos e o Complexo Cerro Castor, com pistas de esqui e snowboard.
El Chaltén
Bem na fronteira com o Chile, é conhecida como a capital mundial do trekking. São dois complexos de montanhas: Fitz Roy e Cerro Torre, que são ideais para escalada e trilhas com diversos níveis de dificuldade. Mas não desanime! Tudo é muito bem sinalizado.
Península Valdés
Área natural protegida onde é possível ver uma infinidade de animais como baleias-francas, orcas, lobos e elefantes-marinhos, pinguins, golfinhos, aves e animais terrestres. De julho a dezembro as baleias-francas fazem da península seu lar e ficam visíveis tanto no mar como das areias das praias.