Quem não ama viajar? E a sua viagem pode ser muito mais tranquila e prazerosa quando você se planeja desde o inicio e toma alguns cuidados para a sua experiência ser incrível e única. Se a viagem for com toda a família ainda, incluindo a criançada, os cuidados são dobrados e extremamente necessários!
Confira algumas dicas de cuidados que devemos tomar ao viajar e boa viagem 😉
Turista Classe A
Malas prontas, check-in feito, aquela viagem maravilhosa que você estava esperando finalmente chegou. Mas você está preparado para ser um turista classe A? Veja as nossas dicas para se tornar o tipo de viajante que só deixa boas lembranças por onde passa.
Nada de flash
Quando um museu ou igreja pede para desligar o flash da máquina não é frescura. A exposição constante à luz prejudica os pigmentos das obras de arte e provoca sua deterioração. Ninguém quer ver uma Monalisa desbotada, né?
Use os caminhos sinalizados
Principalmente em atividades ao ar livre. Os caminhos sinalizados têm a função de garantir a segurança do viajante e também de preservar a vegetação e pequenos animais de pés descuidados.
Não suba nos monumentos
A estátua é linda, a fonte é magnífica e as ruínas são impressionantes? Fotografe, admire, contemple mas não escale os monumentos. Primeiro, porque devem ser preservados e segundo porque outras pessoas também querem fotografar, admirar e contemplar sem a sua interferência.
Deixe as plantinhas no lugar
A natureza é linda mesmo, a gente sabe. Mas nada de levar mudinhas daquela flor linda para casa. A chance da planta morrer por não se acostumar ao novo terreno é enorme e se cada pessoa que achar uma planta bonita resolver levar um broto para casa, o mundo sofrerá um desequilíbrio ambiental sem precedentes!
Respeite as tradições culturais
Nos países muçulmanos é uma afronta mostrar os ombros, na Polinésia, as mulheres não podem exibir as coxas. Ao visitar um destino, estude sobre suas tradições culturais para não ofender nenhum costume ou desrespeitar alguma lei de conduta.
Experimente a culinária típica
Globalize seu estômago! Esforce-se para experimentar o maior número de pratos da culinária do destino. Você vai se surpreender com sabores, odores, texturas e, principalmente, com a história por trás de cada comida. É praticamente uma nova viagem dentro da viagem.
Em Roma como os romanos
Como vivem? O que fazem? O que comem? Como se divertem? Que lugares frequentam? Ao viajar, tente se misturar com a população local, descobrir seus hábitos e se aproximar ao máximo do cotidiano dos nativos e entender como vivem, sua cultura e tradições. Além de muito conhecimento você também vai fazer novos amigos.
Tente falar a língua local
É claro que você não precisa ser fluente em tcheco para visitar Praga, mas é de bom tom aprender algumas expressões na língua local, como “por favor”, “com licença” e “obrigado”. Em qualquer lugar do mundo, as pessoas têm orgulho da sua língua e conferir o esforço de quem tenta se comunicar no idioma local é sempre um gesto visto com muita simpatia.
Aliás, “por favor” em tcheco é “prosím”.
Evite o desperdício
Não é porque o sistema é All Inclusive que você vai desperdiçar, né? Coma para se sentir satisfeito e não estufado, beba para relaxar e não incomodar, use os amenities do hotel para sua higiene pessoal, não para dar de presente no amigo secreto da firma.
Respeite as filas
Filas são chatas, a gente sabe, mas são a única forma de organizar o público em atrações muito concorridas, parques temáticos e espetáculos, por exemplo. Quer ficar na primeira fila, pegar um bom lugar, sentar na janelinha? Chegue cedo, mas nunca fure a fila. Não apenas é falta de educação como é um desrespeito com quem chegou antes de você.
Esqueça um pouco o celular
É natural querer lembrar da viagem quando quiser, mas deixe o celular, as redes sociais e os likes de lado por um tempo para apreciar o lugar, a companhia, a atmosfera, os sons, cheiros, risos e a indescritível sensação de estar em um lugar pela primeira vez. Nem a foto mais bonita é capaz de reproduzir a emoção de contemplar um cenário, uma paisagem ou uma obra de arte.
Relaxe, o perrengue faz parte
Toda viagem, por mais bem planejada que seja, vai ter um perrengue. Não deixe o contratempo estragar suas férias ou seu humor. Resolva e siga em frente. O perrengue vai virar uma boa história de viagem que você vai lembrar rindo.
Por Eliana Antiqueira