Depois de escolher o destino da próxima viagem, o próximo passo é definir o tipo de hospedagem. Mas hoje em dia são tantas opções, que muitos se confundem sobre qual é o melhor hotel.
Por isso, a principal dica é definir seu perfil de viajante. É uma viagem em família, em que a área de lazer é muito importante? Será uma trip romântica, para curtir dias sossegados a dois? A trabalho ou com os amigos?
1. Objetivo da viagem
Se você vai viajar de férias com toda a família, os resorts são ótimas opções. Além de contar com áreas de lazer bem completas, a maioria dispõe de equipes de recreação para entreter tanto os pequenos quanto adultos. Gastronomia e conforto são outros pontos altos desses complexos.
Mas se o orçamento anda curto, não tem problema. Dê preferência a hotéis que possuam algum tipo de lazer, seja piscina, salão de jogos ou playground. O importante é se divertir! Hotéis ou pousadas que têm copa da mamãe ou qualquer outro serviço para facilitar o dia a dia das famílias com bebês também são bem-vindos. 🙂
Já para quem viaja a dois, a dica é escolher hotéis onde a decoração seja mais romântica e escolher quartos em áreas mais sossegadas. Hotéis somente para adultos são boas escolhas. E para quem viaja a trabalho, opte por uma acomodação que fique em local tranquilo e esteja em localização central, próximo de onde as atividades principais serão realizadas.
2. Localização
Se você vai para a praia, prefira hotéis e pousadas que fiquem mais perto do mar, para evitar despesas com deslocamento. Os pé-na-areia são incríveis, pois muitos contam com serviço de praia. A mesma lógica serve para outros destinos, é sempre bom pesquisar e ficar em hotéis que ficam próximos das atrações turísticas, bares e restaurantes. Nas montanhas, a dica é escolher chalés, que garantem privacidade e uma vista privilegiada da paisagem. Em grandes cidades, dê preferência às hospedagens que ficam pertinho de metrô ou transporte público.
3. Temporada
Considere sempre a influência da temporada. A alta temporada costuma lotar hotéis e os preços ficam bem salgados. Por isso o planejamento é a palavra-chave aqui. Pesquisar meses antes e reservar o hotel com uma boa folga garante economia e tarifas exclusivas.
4. Pesquise sempre
Pesquisar, pesquisar, pesquisar. Essa é a chave para comprar sua hospedagem com o melhor custo-benefício. Leve em conta avaliação de usuários, fotos do hotel, etc. Também sempre desconfie de preços muito baixos. É o velho ditado do “barato que sai caro”. Se o hotel é lindo nas fotos e o preço não condiz com a concorrência, é possível que haja algo de errado.
5. Comodidades
Algumas comodidades sempre devem ser verificadas antes de fechar a hospedagem. No Brasil é comum hotéis que servem café da manhã, mas nos Estados Unidos e na Europa não. O estacionamento é outro motivo para alerta: nem todos oferecem o serviço e podem até cobrar taxas extras pelo uso. De resto, avalie seu estilo de viagem. Tem bicho de estimação? Invista nas hospedagens pet friendly! Se você vai passear bastante e usar o hotel apenas para dormir, não vale a pena pagar por jacuzzis e spa, por exemplo. Mas se a intenção é aproveitar toda a estrutura, então relaxe e curta seu momento!