Fundada em 1683, Manhattan é o distrito mais antigo e que abriga os principais pontos turísticos de Nova York. Na lista de atrações que você encontra por lá estão a Times Square, o Central Park, o Empire State Building, o Rockefeller Center e o Top of the Rock, a Wall Street, a Broadway, o Chrysler Building e a Brooklyn Bridge. Ufa!
Antes de se aventurar pelas ruas de Manhattan, é fundamental saber que o distrito é dividido em 3 grandes áreas: Downtown, Midtown e Uptown. A primeira é a parte sul da ilha, Midtown é o meio e Uptown é a parte norte de Manhattan.
É possível conhecer praticamente tudo isso caminhando, utilizando metrô e ônibus. A ilha é plana, não tem subidas e descidas, ideal para caminhadas. Aliás, a melhor maneira de realmente conhecer Nova York é a pé. Vai ser fantástico, pode acreditar!
Dominada pelo Central Park, Uptown é dividida em Upper East Side, área mais sofisticada e cara, o Upper West Side, local onde vivem muitos imigrantes latino-americanos o e Harlem, bairro de predominante população negra.
Centro nervoso da cidade é o local onde fica a Times Square, o Theater District e atrações como o Rockefeller Center, o Empire State Building, o Chrysler Building e o MoMA.
A área inclui toda a parte sul da ilha de Manhattan e é definida como um distrito de negócios, onde fica a bolsa de valores de Wall Street.
Bairros temáticos
Manhattam também abriga bairros muito conhecidos como o SoHo e Tribeca, repletos de galerias de arte, butiques, cafés e restaurantes descolados. Para quem gosta da cultura asiática, a dica é conhecer Chinatown. E se a intenção é saborear a deliciosa culinária italiana, vá ao Litle Italy, antigo bairro dos imigrantes italianos.