Nossa vizinha Colômbia não costuma estar no topo da preferência dos turistas na hora de planejar as férias, mas com certeza deveria! Esse destino fascinante guarda cenários impressionantes, centros históricos e praias com o mar azul cristalino do Caribe. O grande destaque do turismo é Cartagena das Índias, mais conhecida simplesmente como Cartagena, que possui muralhas e já foi alvo de piratas.
Cartagena
Esta simpática cidade fica à beira do mar do Caribe, mas não possui praias com aquele azul que você está esperando. Ali a água é cristalina, mas quando o assunto é praia, as melhores ficam longe da cidade, nas ilhas. O principal atrativo é mesmo sua história, a arquitetura dos casarios coloniais e as muralhas. Foi sede de um importante porto durante o período colonial e, por esta razão, tornou-se alvo constante de ataques piratas. A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena, onde está a parte mais antiga e que concentra grande parte dos pontos turísticos. Se você deseja pegar uma praia de mar azul, aposte em um passeio para o arquipélago de Islas del Rosario, com manguezais, recifes de corais e povoado de herança africana.
San Andrés
Aqui sim, o mar caribenho mostra toda sua beleza. A ilha de San Andrés é banhada por um magnífico mar de sete cores, conta com um ambiente tranquilo e gastronomia requintada com base em lagosta, pargo (espécie de peixe), caramujos e caranguejos. Faz parte de um arquipélago constituído juntamente com Providencia e Santa Catalina Island, a 700 quilômetros da costa da Colômbia. Um dos aspectos mais interessantes desta ilha é mistura de culturas que deu identidade única ao povo local, descendente de corsários e ingleses. Boa parte dos habitantes domina melhor o inglês que o espanhol, além de falarem creole, a língua franca, que mistura inglês e francês. Outra vantagem de San Andrés é sua condição de zona franca, com muitos produtos importados, como bebidas, eletrônicos e perfumes.
Bogotá
Capital do país, Bogotá é uma cidade para ser conhecida de bicicleta: fica ali a segunda maior ciclovia da América Latina, tendo sido superada pelo Rio de Janeiro em 2014. Passeie por La Candelaria e pelo centro bogotano, com suas bibliotecas, museus, bares, livrarias e prédios que fazem parte da história do país, como o Palácio da Justiça, localizado no entorno da Plaza de Bolívar. Uma curiosidade desta cidade é a falta de arranha-céus, como é esperado encontrar em grandes capitais. Por isso, a vista das cordilheiras que ficam no entorno é preservada. Conheça ainda a montanha de Monserrate, de onde você poderá tirar fotos sensacionais da cidade, além de regiões como Macarena, Zona Rosa e Chapinero.