Conhecida como a capital da cultura, da gastronomia e do esporte de toda a Austrália, a cidade de Melbourne, no estado de Victoria, é considerada a melhor cidade do mundo para se viver devido ao nível de moradia e qualidade de vida.
E não é à toa. Embora seja uma cidade cosmopolita, com edifícios modernos misturados às históricas construções vitorianas, Melbourne abriga muitas aéreas verdes, com belos parques que inspiram atividades ao ar livre, como o Albert Park, conhecido como o local do GP da Austrália de Fórmula 1, com um circuito de 5,3 km de extensão e 16 curvas.
História
Fundada em 1835, a capital de Victoria foi também a capital da Austrália de 1901 a 1927, enquanto Canberra era construída, um dos motivos que explicam uma cidade com tanta história e cultura. Uma forma de conhecer mais essa história é visitar a Cook’s Cottage, nos Fitzroy Gardens, considerada a casa mais antiga da Austrália. Construída em 1755 na Inglaterra, o chalé pertenceu aos pais do capitão inglês James Cook, que em 1770 mapeou a costa leste da Austrália e abriu caminho para a colonização britânica. A construção foi enviada de navio para Victoria e reerguida em Melbourne em 1934.
Pertinho dali está o bairro de Carlton, também conhecido como “little Italy”. Berço da colonização italiana, originada após a 2ª Guerra Mundial, a região concentra o melhor da cozinha italiana, como a pizzaria DOC, eleita uma das melhores da cidade. Os chineses também estão por toda a parte, sobretudo em Chinatown, famoso por seus restaurantes e lojas. A comunidade chinesa foi a terceira a chegar à cidade, em 1854, e fez fortuna nas minas de ouro da Austrália.
Bem próximo dali há o Queen Victoria Market, principal mercado de alimentos e artigos em geral de Melbourne e que você não pode deixar de visitar.
Quer saber mais sobre a Austrália? Então confira nossos posts sobre Passeios, compras e Gastronomia em Merlborne, Vinícolas em Melbourne, Montanhas da Austrália e a Great Ocean Road!