Uma das belas cidades do leste europeu, Praga atrai todos os anos milhares de turistas com sua arquitetura medieval, monumentos históricos e a cultura rica e milenar da cidade. Entre os passeios mais disputados está o centro histórico, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade com seu intrigante Relógio Astronômico e a Praça Central, onde diversos músicos e atores fazem performances ao vivo. E não dá para deixar Praga sem passear pela Ponte Carlos, construída em 1357 sobre o rio Moldava, que leva ao Castelo de Praga, considerado o maior castelo do mundo. Mas se você tem poucos dias de viagem, confira nossas dicas de roteiros de 1, 2 e 3 dias e programe-se para não perder nada nesta cidade fantástica!
Dia 1
Se você não tem muito tempo e tem apenas um dia da viagem reservado para Praga, a melhor maneira de aproveitar ao máximo é participar do free walking tour, que são feitos a partir de pontos de encontro, sem agendamento prévio e cujo custo é você quem decide, já que os guias recebem apenas gorjetas.
Mas se você quer passear por conta própria, comece a caminhada na Praça Central, onde poderá encontrar o Relógio Astronômico (que de hora em hora oferece um espetáculo com bonecos de madeira mecanizados), passando pela Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau, além da Torre da Antiga Prefeitura para ter vista panorâmica da cidade. Visite ainda o Bairro Judeu (Josefov), com muitos monumentos, sinagogas e o antigo cemitério.
Dia 2
Um dia a mais em Praga irá permitir conhecer melhor suas atrações, como a Ponte Carlos, a principal e mais antiga ponte da capital tcheca. Não deixe de acompanhar o pôr do sol neste que é um dos cartões-postais da cidade e que conecta a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana). A ponte possui duas torres e 30 estátuas barrocas expostas ao longo de seus 516 metros de extensão.
Do outro lado da ponte fica o magnífico Castelo de Praga (Hradčany), que possui diversos pátios e jardins. Na entrada do castelo fica uma deliciosa feirinha com comida e artesanato. Não deixe de conhecer a Catedral de São Vito e o Palácio Lobkowicz, que ficam dentro do complexo do Castelo. Depois, desça a colina para entrar na Cidade Baixa, em direção a Igreja de São Nicolau e ao muro dedicado a John Lennon.
Dia 3
No terceiro dia em Praga a dica é voltar à margem direita do Rio Moldava, mas agora em direção o sul e arredores do centro histórico, na região conhecida como Cidade Nova (Nové Město). Passe pela Praça Venceslau e vá ao Museu Nacional de Praga, além de aproveitar para fazer compras nas lojas, galerias, shoppings e almoçar em um dos muitos restaurantes disponíveis.
Um dos marcos da cidade é o Prédio Dançante, com arquitetura fora dos padrões da cidade, que proporciona fotos incríveis. Mais ao sul fica o Monumento Cultural Nacional Vyšehrad, cuja área integra igrejas, capelas, monumentos e ruínas de construções romanas. E se ainda sobrar energia, não deixe de conferir a agitada vida noturna de Praga. Uma dica é conhecer a Karlovy Lázně, uma das maiores baladas da Europa com cinco andares, cada um com um estilo de música diferente.
Agende agora sua viagem, adquira seu pacote para Praga e faça já suas malas!