Já se imaginou pedalando no centro histórico de uma das principais cidades da Suíça, rodeado por paisagens magníficas, em rotas exclusivas para bicicletas? Existem muitas vantagens para explorar uma cidade de bike. Em grandes capitais e até mesmo cidades pequenas é notável o trânsito congestionado que atrasa a vida de locais e turistas, além de custar mais caro e poluir o meio ambiente. Conhecer um destino de bicicleta faz com que você se aproxime ainda mais da cultural local, ganhe tempo ao utilizar ciclovias e exercite seu corpo e mente, sem contar a sensação de liberdade ao pedalar.
Alguns pacotes de viagem inclusive oferecem tours de bike no destino, como em Paris e Amsterdã. Aproveite para conhecer essas e outras opções! Confira:
Amsterdã
Pode ser óbvio quando o assunto é bicicleta, mas Amsterdã não pode faltar na sua lista! A capital da Holanda tem ótima infraestrutura hoteleira e respira bike. Você encontrará rotas tranquilas por lá, fácil acesso a todos os cantos e várias opções para alugar ou deixar sua bicicleta. Reserve tempo para conhecer cafés, os tradicionais canais espalhados pela cidade, o mercado flutuante de flores, além das construções históricas do século 17. Quem não tem medo de ousar na viagem pode pegar uma rota holandesa até a Bélgica, passando por charmosas vilas e moinhos ao longo do percurso.
Bogotá
Programe-se para conhecer o melhor da capital colombiana e não se esqueça de incluir trajetos de bicicleta, afinal, Bogotá tem pouco mais de 300 quilômetros de ciclovias para você montar o roteiro do seu jeito. A cidade se dá bem com os ciclistas e oferece vários bicicletários gratuitos, já que é endereço da segunda maior ciclovia da América Latina. Não deixe de curtir a vista do alto da montanha Monserrate, passear pelo centro histórico que cerca a Plaza Bolívar e visitar feirinhas.
Confira passagens para Bogotá em promoção
Suíça
A beleza exuberante da Suíça também é um prato cheio para pedalar. O pequeno país faz fronteira com a Itália, França, Áustria e Alemanha e concentra grande diversidade de paisagens que vão de lagos a montanhas nevadas. Em Zurique, aproveite para curtir o centro histórico e a vista do rio Limmat. Outra sugestão é ir até Berna, Interlaken e Zermatt – e o melhor é que dá para levar a bicicleta em trens panorâmicos! A Suíça também tem uma rede de rotas específicas para percorrer sem carro. Você pode escolher entre caminhada, bicicleta, mountain bike e muitas outras opções para ficar perto da natureza.
Miami e Parque Yosemite
Aproveite o tempo livre para curtir Miami de bicicleta. Afinal, dá para ir além das atrações mais procuradas, como outlets e baladas, e usufruir dos vários pontos de aluguel de bike. Percorra a Ocean Drive e a South Beach sobre duas rodas e pare na hora que quiser para conhecer restaurantes e museus. Quem estiver preparado para mais aventura pode apostar em tours de bike no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Uma das trilhas famosas por lá é em direção ao Mirror Lake. As bicicletas podem ser alugadas no parque e dá para combinar trechos de pedalada com caminhada e piquenique.
Ofertas de hotéis em Miami com a CVC
Minas Gerais
Aposte na região da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, para viver uma experiência única com a bicicleta. O trajeto entre as cidades de Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro é acompanhado por muito verde, áreas montanhosas e as belezas arquitetônicas de centros históricos com estilo colonial. Não deixe de pedalar até a cachoeira do Tabuleiro ou opte por seguir os trajetos que fazem parte da Estrada Real (Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Sabarabuçu). Por lá há pontos sinalizados entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para quem está de bike, carro ou caminhando.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro já esteve na lista das 20 melhores cidades com infraestrutura para pedalar, segundo o ranking Copenhagenize. Aproveite a brisa à beira-mar e programe passeios tranquilos em que você pode retirar e devolver a bike em várias estações de bicicletas públicas. Não perca a oportunidade de tomar banho de mar entre um trajeto e outro e ainda curtir o visual do Pão de Açúcar e das praias de Copacabana e Ipanema.
Promoções de passagens para o Rio de Janeiro na CVC
Copenhague
A capital da Dinamarca é uma das cidades mais bem resolvidas do mundo em relação à bicicleta. Por lá, a maior parte dos moradores usa a bike diariamente nos quase 400 quilômetros de vias específicas para pedalar. Programe seu roteiro por Copenhague e fique tranquilo quanto à segurança, já que há trajetos bem sinalizados, vagas próprias para bicicletas e boa integração com metrô e trens. Veja de perto a imponência dos castelos Amalienborg e Rosenborg ou leve a bicicleta no metrô até a praia Amager, o principal ponto de lazer nos meses mais quentes (de junho a agosto).
São Paulo e Santos
Em São Paulo dá para levar a bicicleta no vagão do metrô, utilizar ciclovias e ciclofaixas (faixas dividas entre bicicletas e carros). Durante o passeio você pode fazer paradas por restaurantes, padarias, museus e parques, como Ibirapuera, Villa-Lobos e do Povo, todos interligados por uma ciclovia. Na avenida Paulista também é possível andar de bike e se sentir seguro, principalmente aos domingos, quando a via fica fechada para carros. Antes de pedalar no exterior você também pode treinar no litoral, como em Santos, onde um bom trecho de ciclovia acompanha o maior jardim de orla do mundo!
Garanta promoções de pacotes, passagens e hotéis em São Paulo
Cordilheira dos Andes
Prefere rotas imersas na natureza? Então sua próxima viagem sobre duas rodas pode ser no Peru e na Bolívia. Em Machu Picchu, a 2.490 mil metros de altitude, a rota até a cidade perdida dos incas inclui trechos de bike e caminhada. O ideal é ir pra lá nos meses secos (abril a novembro). Partindo de La Paz, na Bolívia, você pode passar por estradas rodeadas por vulcões, lagos e desertos. Destaque para o Salar de Uyuni, um verdadeiro deserto de sal. As paisagens são incríveis, mas o caminho não é fácil, principalmente por conta da altitude. Considere passar dias pedalando e a possibilidade de se hospedar em pequenas cidades ou acampar. Estude as variações de terreno e mudanças climáticas antes de iniciar a viagem.