Com planejamento (e muita vontade), é possível estudar e ainda ganhar fluência em um novo idioma. Essa é a proposta do programa High School, voltado para jovens que estão cursando o ensino médio, em idade de 15 a 18 anos. O adolescente conclui os estudos em outro país – intercâmbio nos Estados Unidos e Canadá estão entre os mais procurados –, adquire mais domínio de uma nova língua e ainda leva para a vida toda a experiência de morar lá fora!
O ideal é definir o país, escola e a duração – um semestre de High School é o período mais procurado no Brasil –, com três a seis meses de antecedência. Uma pré-seleção avalia o histórico escolar e se o aluno tem conhecimento intermediário no idioma do país para o qual irá viajar, entre outros requisitos. A agência de intercâmbio e a organização estrangeira responsável cuidam da estadia e do suporte ao estudante antes e durante o curso.
Para que a decisão seja tranquila, o apoio dos pais e uma conversa clara sobre os desafios de um intercâmbio educacional são importantes, afinal, o jovem deve ter em mente que o programa é diferente de uma viagem turística e que irá frequentar um colégio internacional e ter uma experiência multicultural, com professores e alunos locais. Antes de escolher, confira as principais vantagens e dicas importantes:
Concluir o ensino médio no exterior
As aulas, provas, trabalhos em grupo e atividades esportivas serão todas feitas no país de destino, como seria no Brasil, mas com pequenas diferenças no sistema de ensino. No exterior é comum que as escolas ofereçam disciplinas optativas e atividades diferentes, além disso, as turmas não são fixas. Ao concluir a carga horária e todas as disciplinas obrigatórias exigidas pelo MEC (Ministério da Educação) – línguas, matemática, educação física, história e ciências – com um bom desempenho, o aluno terá todas as matérias válidas no seu currículo quando retornar ao Brasil e sem atrasos na formação exigida aqui.
Praticar um novo idioma
Ao cursar as disciplinas do ensino médio em outro país, o contato com a língua local é constante. A prática nas aulas, sobre os mais variados assuntos, e a convivência com os amigos estrangeiros aceleram o aprendizado. Mesmo que os resultados mudem de acordo com duração do intercâmbio, com certeza o aluno volta ao Brasil fluente ou com grandes ganhos na hora de se comunicar no novo idioma. Na CVC o estudante encontra intercâmbio High School em inglês e pode escolher entre Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Nova Zelândia.
Vivência no exterior
Morar em casas de família ou em um apartamento de estudante garante uma troca intensa de culturas e hábitos.
Mais do que isso, o período do intercâmbio é um desafio para os jovens se adaptarem ao tempo distante dos pais e a se organizarem em um ambiente novo. É preciso aprender a lidar com transporte, clima, horários, dinheiro e com regras específicas da escola estrangeira. Essa experiência garante crescimento pessoal, uma visão de mundo totalmente diferente e melhores oportunidades no mercado de trabalho. O aluno volta ao Brasil com vivência internacional e amizades para a vida toda!
Quanto custa
O investimento em um intercâmbio de ensino médio é de a partir de 10 mil dólares, já somando passagens áreas, aulas e estadia. Compare orçamentos e considere as diferenças de valores para diferentes escolas da região e tipos de acomodação. Aqui na CVC também há seguro saúde, almoço e jantar (no caso de casas de família) e traslados de chegada e saída ao aeroporto inclusos no preço. O custo de vida e a compra de material escolar são gastos extras. O aluno deve providenciar o visto de estudante e a declaração para embarque de menor desacompanhado.
Outras opções
Se o objetivo é aprender um idioma, vale a pena pensar em um programa de colônia de férias no exterior ou em um intercâmbio de idiomas para adultos. Gostou desse post? Então acompanhe as novidades do blog!