TERRA DA RAINHA, LONDRES COMBINA TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Cosmopolita e vibrante, Londres, capital da Inglaterra e lar da rainha do Império Britânico, consegue manter ao mesmo tempo as tradições seculares da monarquia inglesa e movimentos vanguardistas, mantendo sempre jovem a cidade que abriga imigrantes de diferentes nacionalidades e culturas. Rituais como a troca da guarda, os palácios, castelos e museus são uma volta ao passado, quando Londres era a região mais importante do império. Em contraste com as construções históricas, você verá edifícios modernos, pubs, casas de shows, restaurantes e lojas de grife. E para coroar sua visita, dê uma volta na roda-gigante London Eye, de onde terá uma deslumbrante vista do rio Tâmisa, do Big Ben e do Parlamento.
QUANDO IR
Entre abril e outubro o clima é ameno. Entre julho e agosto você aproveita festivais nos parques, mas será preciso conviver com longas filas nas atrações principais. Em janeiro e dezembro as temperaturas são muito baixas e a noite chega por volta de 16h30.
CURIOSIDADES
A famosa expressão “Keep Calm & Carry On” foi criada durante a Segunda Guerra Mundial pelo Ministério da Informação inglês. A ideia foi incentivar a resistência contra o medo de uma invasão nazista.
O QUE FAZER EM LONDRES
Mergulhe na história do império britânico com os pacotes para Londres e conheça lugares milenares desta capital, como a Torre de Londres, que hoje exibe as joias da coroa e que já foi uma prisão; a impressionante Abadia de Westminster, a clássica Troca da Guarda Britânica no Palácio de Buckingham e seus vários museus.
Torre de Londres e Tower Bridge
A fortaleza medieval do século 11 já teve diversos usos: foi residência real, Casa da Moeda, abrigo de animais e prisão. Atualmente guarda as joias da Coroa Britânica, incluindo cetros, trajes, coroas e espadas. Fica ao lado da Tower Bridge, construída em 1894 e que atravessa o rio Tâmisa.
ENDEREÇO: London EC3N 4AB.
Abadia de Westminster
A igreja gótica, fundada em 960, é cenário da coroação dos reis britânicos e local da sepultura de personagens históricos, como Isaac Newton, Charles Darwin e a rainha Elizabeth I. Ali foi realizado, em 2011, o casamento do príncipe William e Kate Middleton. Algumas de suas missas, chamadas Even songs, têm apresentação de coral. Ao lado fica a Igreja de St. Margareth, construída no século 15.
ENDEREÇO: 20 Deans Yd | London SW1P 3PA.
Catedral de St. Paul
A catedral barroca, datada dos séculos 17 e 18, foi cenário do casamento do príncipe Charles com a Lady Diana, em 1981. Tem uma cúpula de 85 metros de altura e a vista de Londres a partir de seu topo é de tirar o fôlego. Para chegar lá, é preciso encarar uma escada com 530 degraus. No interior, a Galeria dos Sussurros tem acústica poderosa e mesmo murmúrios são ouvidos do outro lado do recinto.
ENDEREÇO: St. Paul’s Churchyard | London EC4M 8AD.
Big Ben e as casas do Parlamento
Big Ben é, na verdade, o nome do sino de 13 toneladas da torre do relógio. Com o passar do tempo, o nome foi associado ao relógio, construído em 1859. A torre não está aberta à visitação. Já as casas do Parlamento podem ser visitadas e você assiste aos debates de uma sala especial, mediante agendamento. O edifício também é chamado de Palácio de Westminster.
ENDEREÇO: 20 Dean’s Yard | Westminster.
Palácio de Buckingham
A residência oficial da família real é palco para assistir à tradicional Troca da Guarda Britânica, ritual que acontece diariamente de maio a julho e em dias alternados no restante do ano. Possui 77 mil metros quadrados de área construída e, de julho a setembro, alguns espaços do palácio estão abertos à visitação, como os jardins e os estábulos, quando a rainha faz sua viagem anual à Escócia.
ENDEREÇO: London SW1A 1AA.
London Eye
Do alto dos 135 metros desta roda-gigante você terá uma vista deslumbrante do rio Tâmisa, do Big Ben e do Parlamento. Conhecida como Roda do Milênio, foi criada para celebrar a chegada do ano 2000. Tem capacidade para 800 pessoas e 32 cápsulas – ao ver a numeração 33 em uma delas não estranhe: a cabine 13 não existe! Esta é uma superstição que os ingleses levam a sério.
ENDEREÇO: Riverside Building |County Hall | Westminster Bridge Road.
Piccadilly Circus
Um dos lugares mais visitados da capital londrina, a praça possui diversos teatros, restaurantes, bares, lojas e propagandas de néon. Seu maior símbolo é a estátua de Eros em alumínio. Ela se tornou ponto de partida para vários outros lugares concorridos da cidade, como a Leicester Square, a Trafalgar Square e o Soho.
Trafalgar Square
A maior praça da cidade muitas vezes se transforma em palco de eventos. No centro fica a Coluna de Nelson, guardada por quatro estátuas de leão em sua base. A praça ainda abriga outras estátuas e esculturas. Um dos momentos mais bonitos ocorre no fim do ano, com a inauguração da Árvore de Natal, presente que a Noruega oferece a Londres todos os anos.
Museus
Com o impressionante número de 181 museus, dos mais variados temas, Londres promete fazer a cabeça de quem adora história. Entre os mais visitados estão: Museu Madame Tussauds, Museu Britânico, Museu de História Natural, Galeria Nacional, Museu de Londres, Museu Tate Modern, Academia Real de Arte, Museu Imperial da Guerra, Museu da Ciência e Galeria Nacional do Retrato.
Música, teatros e arte
A capital da Inglaterra respira cultura. Não deixe de assistir aos musicais no West End, a maior área de teatros do mundo. Também no West End fica a Academia Real de Arte, onde ocorrem mostras especiais há mais de 200 anos de artistas conhecidos e anônimos. Outra boa opção é o Royal Albert Hall, local utilizado para concertos de música clássica, eventos de negócios e espetáculos. Por fim, visite a Galeria da Rainha, no Palácio de Buckingham, com trabalhos de mestres como Johannes Vermeer e Leonardo Da Vinci.
Parques
Em Londres existe muito verde e os melhores lugares para encontrar uma sombra de árvore são o Covent Garden, com bares e cafés ao ar livre; o Greenwich Park, um dos mais antigos parques da cidade; e o Hyde Park, o mais famoso da região, com 4 mil árvores, lagos, espaço para caminhadas e pista de ciclismo.
ONDE PASSEAR EM LONDRES
Ao viajar para Londres, arranje um tempinho na agenda para conhecer atrações especiais nos arredores, como os estúdios da Warner Bros, onde você visita os bastidores da saga de Harry Potter, os belos castelos de Warwick e de Windsor, o enigmático monumento Stonehenge e os lugares que marcaram a bandas de rock como os Beatles. Compre sua passagem aérea para Londres e confira!
Warner Bros Studios
Nesta visita aos estúdios da Warner Bros, localizados em Leavesden (a 50 minutos do centro de Londres), você conhece os bastidores da saga de Harry Potter. Caminhe pelo Great Hall e explore o escritório de Dumbledore, além de outros cenários da série. Os fãs do bruxo se encantam com os objetos utilizados pelos personagens, como a moto de Hagrid e o Nimbus 2000.
Passeio do rock clássico com Beatles
Visite locais que marcaram a história do rock, como estúdios, gravadoras, hotéis, lojas, pubs e cenários que inspiraram sucessos. Entre as atrações estão passagens pelas casas de John Lennon, Ringo Starr e Paul McCartney, além da famosa Abbey Road. O passeio abrange ainda pontos da cidade por onde passaram bandas como Sex Pistols, Sixties, Clash, Pink Floyd e Rolling Stones, além das casas de Bob Marley, Jimi Hendrix, Freddie Mercury e David Bowie.
Castelo Warwick, Stratford, Oxford & Cotswolds
O Castelo de Warwick, a 150 quilômetros de Londres, guarda mais de mil anos de história. Nele você verá masmorras e jardins. Depois siga até Stratford-upon-Avon para visitar a casa onde nasceu William Shakespeare. A próxima parada deve ser Cotswolds, uma das regiões mais belas da Inglaterra. Na sequência, faça passeio panorâmico em Oxford, finalizando o programa na famosa universidade local.
Castelo de Windsor, Stonehenge e Bath
Comece pelo Castelo de Windsor, residência oficial da rainha, que fica a 39 quilômetros de Londres. Em seguida, visite o círculo de pedras de Stonehenge, marco pré-histórico repleto de mistério. Na sequência, siga para Bath, com passeio panorâmico pelas ruas da cidade. O tour deve terminar nos banhos romanos, localizados na única fonte de águas termais da Grã-Bretanha.
Castelo de Leeds, Catedral de Canterbury e Dover
Sinta-se como em um conto de fadas ao visitar o Castelo de Leeds, a 72 quilômetros de Londres. Passeie por Greenwich, onde fica o Cutty Sark, o Observatório Real. Na sequência, passe por Kent, conhecido como Jardim da Inglaterra, com visita guiada à Catedral de Canterbury. Termine o passeio em Dover, com vista impressionante dos White Cliffs (penhascos brancos), onde fica o Castelo de Dover, construído há mais de 800 anos.
ONDE FICAR EM LONDRES
Ao planejar a viagem, dê preferência a hotéis localizados no coração da cidade, já que é nesta região que está a maioria das atrações, como o Museu Britânico, o Hyde Park, a London Eye e o Madame Tussauds. Pesquise por hotéis em Londres que tenham uma estação de metrô por perto e divirta-se!
Informações importantes
Idioma | Inglês |
---|---|
Moeda | Libra esterlina |
Fuso horário | Três horas a mais em relação ao horário de Brasília. |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto internacional de Heathrow – Londres |
Voltagem | 220 volts | Tomada tipo G |
Peso da bagagem | Consulte a companhia aérea |
Vacina | A Inglaterra não exige Certificado Internacional de Vacinação |
Documentação | É necessário passaporte com validade mínima de seis meses |
Consulado | ENDEREÇO: 3 Vere Street| Londres | Telefone: 44 (20) 7659 1550 |