ENTRE A EUROPA E A ÁSIA, MOSCOU GUARDA TESOUROS INCRÍVEIS
A capital russa, que fica exatamente na fronteira entre a Europa e a Ásia, representa séculos de história. O coração desta cidade marcada por revoluções, impérios e pelo poder soviético é o Kremlin, espécie de triângulo murado, com 750 metros de extensão em cada um de seus lados, de onde partem todas as ruas de Moscou. O prédio fica na famosa Praça Vermelha, onde estão ainda o Mausoléu de Lênin e a colorida Basílica de São Basílio, construída no século 16. Em nenhuma outra cidade da Rússia existem tantos contrastes. Igrejas destruídas durante a época da União Soviética hoje estão sendo restauradas e novos hotéis dividem espaço com prédios antigos. O movimento intenso nas ruas e a vivacidade de seu povo reflete a mudança política que o país passou nas últimas décadas, fazendo de Moscou o lugar ideal para conhecer essa nova e intrigante Rússia.
QUANDO IR
O frio do inverno russo não é apenas folclore: nesta época do ano (entre os meses de dezembro e março) as temperaturas variam entre -3⁰ a -10⁰ e já houve registros de até -30⁰. No verão, os termômetros ficam entre 18⁰ e 22⁰.
CURIOSIDADES
O Natal é comemorado pelos russos em 7 de janeiro. O motivo é que a Igreja Ortodoxa não aceitou a reforma do calendário gregoriano e continua a utilizar o calendário juliano, criado por Júlio César em 45 a.C.
O QUE FAZER EM MOSCOU
Embora seja uma cidade grande, vários pontos turísticos e monumentos importantes de Moscou ficam a uma curta distância uns dos outros, como o Kremlin, a Praça Vermelha e alguns dos melhores museus. O Teatro Bolshoi é outra atração que não pode ficar de fora dos roteiros dos pacotes para Moscou.
Praça Vermelha
É um dos pontos mais conhecidos de toda Rússia. Utilizada para desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética, seu nome surgiu porque a palavra russa красная (krasnaya) pode significar tanto “vermelho” como “bonito”. A palavra se referia à Catedral de São Basílio, com o sentido de “bonito” e mais tarde o adjetivo foi transferido à praça.
Catedral de São Basílio
Localizada na Praça Vermelha, foi erguida entre os anos 1555 e 1561. A catedral ortodoxa foi construída a mando de Ivã, o Terrível – conhecido como um dos maiores tiranos do país – para comemorar a captura de Kazan e Astrakhan. Marca o centro geométrico da cidade.
ENDEREÇO: Praça Vermelha.
Kremlin
A fortaleza fica situada no centro da cidade e é a sede do governo da Rússia. Ocupa cerca de 30 hectares e mantém um complexo de galerias, museus e até catedrais com peças que retratam a história de Moscou e do país.
ENDEREÇO: Praça Vermelha.
Mausoléu de Lenin
O mausoléu abriga o corpo do chefe de Estado e líder da Revolução Russa. Não é permitido entrar com mochilas ou bolsas grandes, celulares ou máquinas fotográficas. A visita não costuma demorar mais do que cinco minutos. Um caixão de cristal contendo o corpo embalsamado fica no centro da cripta.
ENDEREÇO: Praça Vermelha.
Teatro Bolshoi
A sede da Companhia de Ballet Bolshoi, uma das mais antigas companhias de dança do mundo, fica em um edifício histórico desenhado pelo arquiteto Joseph Bové para abrigar espetáculos de ópera e ballet. No topo da fachada fica uma escultura de Apolo, o deus da arte, em uma charrete conduzida por quatro cavalos.
ENDEREÇO: Praça Teatralnaya, 1.
Shopping GUM
Um dos templos de consumo mais famosos de Moscou, a bela construção fica de frente para os muros do Kremlin. Foi construído no final dos anos 1800 e era a principal loja a serviço do regime comunista. Era ali que a população moscovita fazia fila para conseguir algum alimento. Atualmente é um centro de consumo animado, com lojas de grifes famosas.
ENDEREÇO: Krasnaya Ploshchad.
As Sete Irmãs de Stalin
Os sete arranha-céus são conhecidos como As Sete Irmãs de Stalin, erguidos a mando do líder russo para celebrar a vitória da União Soviética na Segunda Guerra. O maior deles está situado no campus da MGU, a maior universidade da Rússia. Da plataforma de observação de Vorobyovy Gory é possível ter uma ótima vista.
Catedral da Assunção
A catedral ortodoxa fica situada dentro do Kremlin e foi palco de vários acontecimentos importantes, como a coroação de Ivan, o Terrível. Sob o comando comunista, a igreja se tornou museu em 1918. Afrescos de 1511 e os pilares centrais exibem retratos de mártires.
ENDEREÇO: Kremlin.
Catedral de Cristo Salvador
O templo foi construído a mando do czar Alexandre I, para celebrar a derrota de Napoleão e a vitória do exército russo, em 1812. Suas cúpulas douradas podem ser vistas de vários pontos da cidade. A igreja já foi demolida para dar lugar a um palácio, centro do poder soviético, em 1931. Com a queda do regime comunista, uma campanha foi feita pela reconstrução, que foi finalizada no ano 2000.
ENDEREÇO: Ulitsa Volkhonka, 15
Museus
A capital da Rússia reúne bons museus e galerias de arte. O Museu Histórico do Estado tem uma bela fachada e abriga coleções que contam a história do território russo desde o período paleolítico. O Museu Pushkin reúne 600 mil objetos de arte, entre pinturas, esculturas e fotografias. Já a Galeria Tretyakovpossui mais de 170 mil peças de artistas russos.
ONDE FICAR EM MOSCOU
Entre os hotéis de Moscou existe uma ampla oferta de acomodações, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Em algumas épocas, como o verão, as tarifas ficam um pouco mais caras. Uma dica importante é se hospedar próximo a estações de metrô, o que irá facilitar a locomoção.
Golden Ring Hotel
O hotel fica a apenas 5 minutos a pé da estação de metrô Smolenskaya e, a partir daí, você estará a 10 minutos de pontos turísticos como a Praça Vermelha e o Kremlin. Oferece 2 restaurantes, spa, academia, sauna e salão de beleza. Os quartos possuem ar-condicionado, TV de tela plana e wi-fi gratuito.
Crowne Plaza Moscow World Trade Centre
Localizado a 10 minutos a pé da Expocentro e das estações de metrô Vystavotchnaya e Ulitsa 1905 Goda, o hotel dispõe de wi-fi gratuito, academia e sauna. As acomodações estão equipadas frigobar, TV de tela plana, cofre e comodidades para preparar chá e café.
Radisson Royal Hotel
O luxuoso hotel está situado no cruzamento da rua Kutuzovskiy Prospekt e da Novy Arbat, a pouco mais de três quilômetros do Kremlin e da Praça Vermelha. Oferece internet wi-fi gratuita, piscina coberta e spa. Os quartos incluem móveis clássicos, TV de tela plana e vista para a cidade ou para o pátio interno.
Metropol
O hotel fica localizado em frente ao Teatro Bolshoi e a menos de três minutos a pé do Kremlin, da Praça Vermelha e da estação de metrô Teatral’naya. Dispõe de piscina, academia, estacionamento gratuito, café da manhã e bar. Todos os quartos e suítes estão equipados com ar-condicionado, TV de tela plana, roupões de banho e chinelos.
Informações importantes
Idioma | Russo |
---|---|
Moeda | Rublo |
Fuso horário | Seis horas a mais em relação ao horário de Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional Domodedovo – Moscou |
Voltagem | 220 volts | Tomada tipo C e F |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Vacina | A Rússia não exige Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela |
Documentação | Passaporte |
Embaixada | Bolshaya Nikitskaya ul., 54 |