SALAR DE UYUNI

MAIOR DESERTO DE SAL DO MUNDO, SALAR DE UYUNI É DESTAQUE NO TURISMO DA BOLÍVIA

Uma imensidão branca, com mais de 12 mil quilômetros quadrados, o Salar de Uyuni parece ter saído de um sonho. O maior deserto de sal do mundo fica próximo à cidade de Potosí e a 600 quilômetros de La Paz. O ponto de partida é a pequena cidade de Uyuni, em uma viagem que só termina na fronteira com o Chile, bem na entrada do Deserto do Atacama. Possui lagunas, lagoas coloridas e águas transparentes, gêiseres, formações rochosas e hotéis feitos de sal. Situado a uma altitude de 3.680 metros acima do nível do mar, o salar possui 11 camadas de sal, cuja espessura varia entre dois e 10 metros. Essa paisagem única – a mistura de sal e água cria uma espécie de espelho – atrai milhares de turistas à Bolívia, tornando essa uma jornada especial para os aventureiros de plantão. Seja durante o inverno, quando tanto branco ameaça cegar os olhos dos desavisados, ou no verão, quando as chuvas formam uma lâmina que reflete um céu sem fim, o Salar de Uyuni é garantia de boas imagens e experiência inesquecível.

QUANDO IR

A melhor época para viajar ao Salar de Uyuni é no final de cada estação chuvosa, ou seja, no fim de janeiro e de agosto. O período de outubro a maio também é recomendado, quando as chuvas ajudam a diminuir o calor.

CURIOSIDADES

Estima-se que a quantidade de sal que existe no salar é de 64 mil milhões de toneladas. O local ainda é uma das maiores reservas de lítio no mundo.

O QUE FAZER EM SALAR DE UYUNI

Existem muitas belezas no deserto de sal. Comece com uma visita a Colchani, vilarejo onde a produção de sal é vivida intensamente. Passeie também pela Isla Incahuasi, com cactos de mais de 10 metros de altura, as lagoas Colorada e Verde, além dos gêiseres fumegantes. Uma dica importante aos aventureiros: sempre viaje pelo salar com um guia experiente, já que é fácil se perder e camadas finas de sal podem atolar os carros em meio ao deserto.

Colchani

Localizado a 22 quilômetros ao norte de Uyuni, o vilarejo serve como entrada principal para o deserto de sal, onde é observada a intensa atividade de extração do minério. Os moradores ensinam aos turistas todo o processo para tornar o sal pronto para o consumo. As casas são rústicas e construídas com adobe, blocos de sal e palha. Os materiais preservam o clima quente no interior, uma forma de enfrentar as baixas temperaturas registadas durante todo o ano na região.

Isla Incahuasi

Localizada no deserto, a ilha é conhecida como “Isla del Pescado” e fica bem no meio do salar. Está situada no resto de um antigo vulcão, que foi submerso quando a área era parte de um gigantesco lago pré-histórico, cerca de 40 mil anos atrás.  É possível ver no terreno acidentado fósseis e algas daquele período. Conta com área de 24,62 hectares repleta de cactos gigantes, que chegam até 10 metros de altura. A partir do topo da ilha, você pode ter uma visão privilegiada do salar.

Laguna Colorada

Fica dentro da Reserva Nacional Eduardo Avaroa, a 4.280 metros acima do nível do mar e tem área de 60 quilômetros quadrados, sendo o maior lago da área de proteção ambiental. O tom de vermelho das águas muda de intensidade no decorrer do dia e é originado dos pigmentos naturais de uma alga. O local ainda é lar de milhares de flamingos.

Laguna Verde

A lagoa fica no sopé do vulcão Licancabur, a uma altitude de 4.350 metros. Sua cor extraordinária de esmeralda é devido ao alto teor de enxofre e magnésio contidos nas rochas. O Licancabur está localizado no lado oeste da laguna e é a fronteira entre o Chile e a Bolívia.

 

Sol de Mañana

Esta área fica a uma altitude de 5 mil metros e está cercada por fontes fumegantes de água, barro e enxofre, a uma hora da Laguna Colorada. O jato de alta pressão liberado pelos gêiseres atinge grande altura pela manhã, mas diminui a intensidade com o passar do dia. A temperatura da água é bem alta, cerca de 90°C e o solo é bem instável, por isso deve-se observar o espetáculo a uma certa distância.

Cemitério de Trens

Muitos dos vagões de trens que chegaram à Bolívia em 1889, como forma de levar progresso ao país, hoje estão no planalto desértico, próximos à cidade de Uyuni. Os trens são símbolos das crises de mineração e foram transformados em um destino turístico bem interessante.

 

ONDE FICAR EM SALAR DE UYUNI

Alguns hotéis na região do salar são uma atração à parte. Feitos de sal, as estruturas são diferentes de tudo o que já viu, conferindo um ar exótico na hora do descanso. Em geral, as acomodações variam de acordo com o perfil do turista, que podem ser bem simples ou opções mais confortáveis.

Hotel Palacio de Sal

Totalmente construído com tijolos de sal, além de ter peças de mobiliário também feitas do minério, o Palacio de Sal apresenta bar e restaurante regional, wi-fi gratuito e buffet de café da manhã. Fica em Potosí e a cidade de Colchani fica a 15 minutos de carro. Os quartos possuem banheiros privativos e aquecimento.

Hostal La Magia de Uyuni

Localizado a 300 metros da principal praça e do mercado central de Uyuni, dispõe de wi-fi gratuito e café da manhã. As estações de trem e ônibus ficam a 350 metros de distância. Os quartos contam com TV a cabo, banheiro privativo, aquecimento e varanda.

Hotel Jardines de Uyuni

O Jardines de Uyuni fica a 400 metros do terminal de trem e ônibus e a 200 metros da praça Arce. Os quartos dispõem de wi-fi gratuito, TV a cabo e aquecedor, além de banheiro privativo e decoração rústica. Inclui café da manhã.

 

Le Ciel d’Uyuni

O hotel fica a 200 metros da estação de trem FCA e a 1,2 quilômetro do aeroporto Joya Andina. Oferece wi-fi gratuito, café da manhã continental, recepção 24h e serviço de quarto. Os quartos possuem área de estar, TV a cabo e banheiro privativo.

 

ONDE COMER EM SALAR DE UYUNI

Não existem muitas opções de restaurantes na região, mas dá para ter uma boa refeição e se divertir nos bares. Experimente a culinária boliviana, com sopas e a exótica carne de lhama.

Minuteman Revolutionary Pizza

A pizzaria tem ótimas opções no cardápio, incluindo pizzas sem glúten, carne de lhama e massa de quinoa. Atendimento excelente e ambiente descontraído.

ENDEREÇO: 60 Avenida Ferroviaria | Tonito Hotel |Uyuni.

Extreme Fun Pub

Com ambiente descontraído e música boa rolando, os drinks chamam a atenção. Destaque para o delicioso hambúrguer.

ENDEREÇO: Ave Potosi 9|Uyuni.

Pub Bar Restaurante La Loco

Este restaurante temático, localizado em frente à praça principal de Uyuni, é point de turistas de várias partes do mundo. No cardápio você encontra desde sopas, massas, saladas, bebidas quentes, peixes e carnes.

ENDEREÇO: Autovia Burgos-Valladolid, KM 30|Uyuni.

 

 

Informações importantes

Idioma Espanhol, Quíchua e Aimará
Moeda Peso boliviano
Fuso horário 1h a menos em relação ao horário de Brasília
Aeroporto mais próximo Aeroporto Captain Nicolas Rojas – Potosí
Voltagem 115 volts | Tomadas tipos A e B
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea
Vacina É obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela com pelo menos 10 dias de antecedência da data de chegada ao país
Documentação Com passaporte brasileiro ou RG é possível ficar até 90 dias na Bolívia, sem a necessidade de visto
Embaixada Edifício Multicentro – Mezanino Av. Arce, s/nº, esquina com Rosendo Gutierrez | La Paz