É HISTÓRICA E MODERNA A UM SÓ TEMPO
A capital da Hungria, que surgiu da fusão de duas cidades distintas, possui edifícios ricamente ornamentados que revelam detalhes da história local, como a ocupação turco-otomana e os períodos áureos do Império Austro-Húngaro, quando Budapeste dividia com Viena a sede do reino. Ao longo dorio Danúbio estão espalhadas várias pontes que ligam Buda, onde está a colina do Distrito do Castelo e construções históricas, e Peste, a parte mais animada e moderna, repleta de lojas, restaurantes, teatros e parques. Coberta pela neve no inverno ou debaixo de 35⁰C no verão, Budapeste é maravilhosa, cheia de árvores e dona de balneários de água mineral quente, atração desde os tempos do Império Romano. Aproveite e saboreie a deliciosa e calórica gastronomia húngara, com destaque para doces e bolos, figuras fáceis nas vitrines dos charmosos cafés da cidade.
QUANDO IR
Com invernos bem frios e verões quentes e secos, a melhor época para conhecer Budapeste é entre abril e outubro, quando as temperaturas são mais amenas.
CURIOSIDADES
A Hungria foi parte do Império Austro-Húngaro, dissolvido no final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, que integrava ainda a Áustria, Croácia, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina e regiões da Sérvia, Itália, Romênia, Polônia e Ucrânia.
O QUE FAZER EM BUDAPESTE
Ao adquirir os pacotes para Budapeste você terá muito o que ver, a começar pelo antigo palácio real – Castelo de Buda – e que hoje abriga museus e galerias. Destaque também para a Casa da Ópera Nacional, o Parlamento e a Grande Sinagoga, a maior da Europa. Visite ainda os SPAs com águas termais.
Castelo de Buda
Reconstruído depois de ser bombardeado na Segunda Guerra Mundial, é o antigo Palácio Real. Hoje abriga complexo de edifícios, entre eles o Museu da História de Budapeste e a Galeria Nacional Húngara.
ENDEREÇO: Szent György tér 2.
Bastião dos Pescadores
O monumento marca o local onde havia um mercado medieval de peixes e delimita as antigas muralhas da cidade, defendidas pela Corporação dos Pescadores. As sete torres pontiagudas simbolizam os líderes das sete tribos húngaras.
ENDEREÇO: Szentháromság ter 5.
Parlamento
O edifício fica à beira do Danúbio e foi construído em estilo neogótico no século 19. Foi inspirado no Parlamento Britânico e é o maior do país, com 268 metros de comprimento e cúpula de 96 metros de altura. Sede da Assembleia Nacional, possui 691 salas.
ENDEREÇO: Kossuth tér 1-3.
Grande Sinagoga
Com capacidade para três mil pessoas, é a maior sinagoga da Europa. Sua construção data do século 19 e foi feita em estilo bizantino-mourisco. Abriga museu com artefatos judaicos desde a Roma Antiga até o século 20.
ENDEREÇO: Dohány út. 2.
Basílica de Santo Estevão
Uma das igrejas mais importantes da Hungria, o templo guarda relíquias históricas como o braço mumificado de Estevão, fundador do Estado Húngaro. A visita à cúpula, que oferece uma bela vista da cidade, é feita das 10h às 16h30 e a entrada é paga.
ENDEREÇO: SzentIstván tér 1.
Casa da Ópera Nacional
O edifício construído em estilo neo-renascentista é considerado um dos mais importantes teatros do mundo e é casa das companhias húngaras de ópera e de balé. Ainda hoje é o principal palco de concertos do país.
ENDEREÇO: Andrássy út 22.
Museus
Budapeste também oferece diversos museus interessantes, como a Casa do Terror, dedicado à memória das vítimas dos períodos de terror, como o nome sugere, vividos pelo país durante os regimes nazista e comunista no século 20. Já o Museu de Belas Artes possui coleções de arte egípcia e espanhola, além de pinturas e esculturas europeias do século 19.
SPA’s
Os banhos termais são muito populares na capital, que tem 118 fontes naturais de água entre 21°C e 78°C. Entre os mais populares estão o SPA Gellért, em funcionamento desde 1918, e que fica em um edifício art nouveau, decorado com mosaicos, mármore, colunatas, vitrais e estátuas. O Széchenyi está localizado num prédio de estilo neobarroco de 1913 e abriga complexo de piscinas termais em diferentes temperaturas.
ONDE FICAR EM BUDAPESTE
O lado da capital com mais opções de hospedagem é Peste, principalmente na região central. É possível se hospedar bem perto da avenida Andrássy, onde estão lojas de luxo, sem pagar valores muito altos. Em Buda, nos distritos 1, 2 e 11, próximos ao castelo, ficam hotéis de grandes redes. Confira aqui os melhores hotéis em Budapeste e programe-se!
Best Western Hungaria
Com localização central, perto da estação de trem de Keleti, o hotel possui sauna, solário, serviço de massagem, café da manhã, bar, restaurante e estacionamento. Todos os quartos são climatizados e contam com TV via satélite. O acesso wi-fi é gratuito em todas as áreas.
Best Western Hotel Orion
O pequeno Best Western Hotel Orion fica em uma rua tranquila, no lado de Buda da famosa ponte Elisabeth. O aeroporto internacional Ferenc Liszt de Budapeste fica a 25 quilômetros. Dispõe de sauna, academia, bar e serviço de lavanderia. Os quartos contam com ar-condicionado e wi-fi gratuito.
Drive Inn
O hotel fica localizado ao lado da autoestrada M1 (saída 14), perto do cruzamento com as autoestradas M0 e M7. O centro de Budapeste está a apenas 14 quilômetros de distância. Oferece jardim, terraço, serviço de câmbio, balcão de turismo e wi-fi gratuito. As acomodações possuem TV via satélite.
Polus
Situado a oito quilômetros do centro da cidade, tem fácil acesso até a rodovia M3, uma das principais estradas da Hungria. A propriedade oferece quartos simples com ar-condicionado e banheiro privativo. Você pode saborear deliciosas refeições no restaurante e na pizzaria. O hotel ainda dispõe de piscina coberta e pista de boliche. O wi-fi e o estacionamento estão disponíveis por uma taxa adicional.
Casa Sol Hotel
O hotel Casa Sol fica próximo das principais atrações da cidade, como o Museu Nacional, o Castelo de Buda, o rio Danúbio e a zona dos teatros. Dispõe de buffet de café da manhã, terraço coberto, bar, serviço de bilheteria e wi-fi gratuito em todas as áreas. Os quartos são equipados com TV por assinatura, telefone e cozinhas.
Lucky
Situado na zona verde da capital húngara, fica a apenas cinco quilômetros do centro histórico. As acomodações contam com ar-condicionado, minibar, TV por assinatura e telefone. Oferece também restaurante, salão de conferências, bar, terraço e jardim. O wi-fi está disponível por um custo adicional.
Informações importantes
Idioma | Húngaro |
---|---|
Moeda | Forinte húngaro |
Fuso horário | Quatro horas a mais em relação ao horário de Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Ferihegy – Budapeste |
Voltagem | 220 volts | Tomada tipo C e F |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Vacina | A Hungria não exige Certificado Internacional de Vacinação |
Documentação | Passaporte com validade de seis meses |
Embaixada | Alkotás utca 50, B épület, II emelet |
Imagens: Divulgação CVC