COLORIDA E BADALADA, BARCELONA ENCANTA VISITANTES
Localizada à beira do Mar Mediterrâneo, a segunda maior cidade espanhola, Barcelona, é um dos destinos mais completos da Europa. A capital da Catalunha tem um dos conjuntos arquitetônicos mais incríveis do mundo, museus, praças, monumentos, praias e vida noturna agitada, além de ser sede de um dos melhores times de futebol do mundo: o Barcelona. Com clima agradável na maior parte do ano, a cidade convida seus turistas a conhecer as maravilhas do arquiteto modernista Antoni Gaudí sem pressa, sendo que suas obras mais famosas são o Parque Güell e a igreja Sagrada Família. Para os boêmios, a avenida Las Ramblas, com seu calçadão repleto de bares, cafés, lojas e artistas de rua, é o lugar certo para a diversão.
QUANDO IR
Como quase todas as atividades são feitas ao ar livre, dê preferência aos meses de clima mais ameno, entre abril a outubro. O verão é bem quente, mas é quando a cidade fica mais agitada. Em abril é celebrado San Jordi, padroeiro da Catalunha, e tudo fica enfeitado de vermelho e dourado.
CURIOSIDADES
A Catalunha é praticamente outro país dentro da Espanha, com cultura e língua próprias, além de governo autônomo e seu próprio Parlamento.
O QUE FAZER EM BARCELONA
Admire a beleza da arquitetura do mestre Gaudí, dos edifícios medievais do Bairro Gótico e os parques que aliam natureza e formas curiosas criadas pelo homem. Visitar Barcelona significa conhecer uma cidade ímpar, com muitas opções artísticas e museus que contam a história da Catalunha. Confira os pacotes para Barcelona e conheça esta cidade única e inesquecível!
Sagrada Família
Esta igreja monumental começou a ser construída em 1882, desenhada por Francesc de Paula Villar. No ano seguinte, Gaudí assumiu o projeto, trabalhando nela até sua morte, 40 anos depois. A Guerra Civil Espanhola (1936) interrompeu as obras e até hoje não foram concluídas. Lembra um castelo de areia se desmanchando, com torres cujas formas foram inspiradas nos contornos da montanha Montserrat.
ENDEREÇO: Mallorca, 401 | Eixample.
Casa Milà (La Pedrera)
Com nenhuma linha reta, a Casa Milà tem o apelido de “La Pedrera” e é outra fantástica obra de Gaudí. Construído entre 1905 e 1910 para a família Milà, o edifício foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984. Há mais de 100 anos, quando foi inaugurado, causou furor e polêmica pela ousadia do projeto.
ENDEREÇO: Passeig de Gràcia, 92| Eixample.
Casa Batlló
Outra obra-prima de Gaudí. A fachada chama a atenção de quem passa, por causa dos azulejos policromáticos e ferros retorcidos. As cores lembram os tons de corais marítimos e as varandas das janelas têm formas onduladas. A casa é aberta para visitação, além de servir como espaço de eventos.
ENDEREÇO: Passeig de Gràcia, 43| Eixample.
Catedral de Barcelona
Construída em estilo gótico, a Catedral de Barcelona começou a ser erguida em 1298, aproveitando antigos templos romanos e mouriscos que existiam no mesmo local. Localizada no Bairro Gótico, aproveite a visita para percorrer as ruas cheias de palácios e casarões que conservam o aspecto medieval.
ENDEREÇO: Plaça de la Seu.
Parque Güell
Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, o parque mais famoso de Barcelona é outra obra de Gaudí. Os muros curvilíneos são decorados com mosaicos de azulejos coloridos. Repleto de árvores, possui diversos percursos estreitos com diferentes itinerários. A princípio um patrimônio particular, tornou-se um parque público em 1922.
ENDEREÇO: Carrer d’Olot |Gràcia.
Parque de Montjuïc
Situado no alto da montanha Montjuïc, o nome do parque significa “monte dos judeus” em catalão antigo. Do alto você tem vista privilegiada da cidade e do porto. Museus, eventos culturais e instalações dos Jogos Olímpicos de 1992 tornam o parque atração turística muito visitada. Uma dos destaques é a Fonte Mágica, que à noite oferece espetáculo de água, luzes e música.
ENDEREÇO: Carretera de Montjuïc, 66.
Las Ramblas
Com muitos cafés, restaurantes, bares e lojas de suvenires, a mais famosa avenida de Barcelona está sempre cheia de gente e com o calçadão repleto de artistas de rua. No final das Ramblas, em direção ao mar, a estátua de Cristóvão Colombo tem 51 metros de altura e aponta para o Novo Mundo. A avenida Las Ramblas fica na Cidade Velha, o bairro mais antigo da cidade.
Museus
Muitos museus homenageiam filhos ilustres da cidade. É o caso da Fundação Joan Miró, que expõe desenhos, pinturas e esculturas do artista catalão. A Casa Museu Gaudí, lugar onde viveu o arquiteto, guarda memórias pessoais do artista e coleção do mobiliário desenhado por ele. O Museu Picasso abriga cerca de 3.800 obras do pintor Pablo Picasso, com destaque para trabalhos do início de sua carreira. Já o acervo do Museu Nacional de Arte da Catalunha conta cerca de mil anos de história da arte da Catalunha.
Vida noturna
A maioria dos bairros tem baladas animadas, com destaque para o bairro de Born, repleto de casas modernas. O bairro de Raval conta com vida noturna agitada. Os bares e as discotecas da cidade começam a ter movimento apenas depois da 1h da manhã. Antes desse horário, os jovens costumam ficar nas praças públicas ou nos “tilinguitos”, os charmosos quiosques à beira-mar.
Estádio Camp Nou
O estádio do time FC Barcelona, ou simplesmente “Barça”, abre os portões para os fãs do futebol conhecerem vestiários, gramado e arquibancada em uma visita guiada. Fundado em 1899, o estádio também possui museu com a história da equipe de Messi e Neymar.
ENDEREÇO: C. Aristides Maillol, 12.
Passeios
Aproveite a visita à cidade de Barcelona e conheça lugares incríveis como a imponente montanha Montserrat, cujos picos formam curiosos formatos. Outro local interessante é a Costa de Girona, conhecida como Costa Brava devido à topografia peculiar, repleta de penhascos à beira do Mediterrâneo. Faça uma parada também no Portaventura, o maior parque temático da Espanha, com mais de 37 atrações, entre montanhas-russas, tobogãs, simuladores e espetáculos.
ONDE FICAR EM BARCELONA
Defina a melhor opção entre os hotéis em Barcelona de acordo com o bairro que mais se aproxime de seu perfil como turista. A Cidade Velha/Bairro Gótico, equivalente ao centro histórico da cidade, abriga lojas, restaurantes, casas noturnas, a avenida Las Ramblas e o bairro La Barceloneta, com praia e marina. Já Sant Martí, que fica a pouco mais de três quilômetros da Cidade Velha, é ótima opção para quem quer ficar perto da praia, além de abrigar alguns shoppings. O Eixample é o bairro do Passeig de Gràcia, da Sagrada Família e de bons restaurantes.
Informações importantes
Idioma | Barcelona tem duas línguas oficiais: o catalão e o espanhol |
---|---|
Moeda | Euro |
Fuso horário | De 3 a 5 horas a mais que Brasília, dependendo do horário de verão de cada país |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto de Barcelona El Prat |
Voltagem | 220 volts | Tomadas tipos F e C |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Vacina | A Espanha não exige Certificado Internacional de Vacinação |
Documentação | Passaporte válido por seis meses. A Espanha não exige visto de entrada para brasileiros |
Consulado | ENDEREÇO: Avinguda Diagonal, 468 | Telefone: 34 934 88 22 88 |