Com atrações para todos, Canela faz você se sentir na Europa
Ao lado da famosa Gramado, no Rio Grande do Sul, Canela é um dos principais destinos de inverno do Brasil. O frio da cidade é convidativo para degustar vinhos e queijos, além de conhecer o legado da colonização alemã na região – o histórico Castelinho Caracol é um dos melhores lugares para isso. Mas se você quer mais aventura na sua viagem, o Parque do Caracol tem trilhas ecológicas e vista fantástica da Cascata do Caracol, enquanto o AlpenPark reúne atividades de aventura para crianças e adultos. Em qualquer época do ano, Canela tem o atrativo certo para sua viagem. Confira!
QUANDO IR
Para economizar e fugir do frio intenso do sul do Brasil, a dica é visitar a cidade entre fevereiro e maio, ou em setembro e outubro. A alta temporada acontece no inverno e na época de Natal e Réveillon.
CURIOSIDADES
O nome da cidade de Canela se deve a uma antiga caneleira do século 19, localizada perto da atual praça João Corrêa. Desbravadores da época tinham esta árvore como ponto de encontro e utilizavam a região para descanso.
O QUE FAZER EM CANELA
Canela agrada muito a quem gosta da tranquilidade de uma cidade serrana, para aproveitar o contato com a natureza e atividades culturais, como no Parque do Caracol e Mundo a Vapor. Mesmo assim, há opções para quem curte aventura e diversão no AlpenPark. Compre agora seu pacote para Canela e divirta-se!
Catedral de Pedra
Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e do Rio Grande do Sul, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes tem estilo gótico impressionante, além de esculturas e belíssimos vitrais em seu interior. O local é mais conhecido como Catedral de Pedra graças ao revestimento em pedra basalto.
ENDEREÇO: Praça da Matriz, 69
Mundo a Vapor
Este curioso parque temático apresenta pequenas réplicas de diferentes tipos de máquinas a vapor, utilizadas na produção de papel, madeira, ferro, energia elétrica e outros. Muitas das peças, que possuem funcionamento mecânico completo, reproduzem situações originais da história de Canela e região, como a exploração da araucária.
ENDEREÇO: Avenida Dom Luiz Guanella, 1177
Castelinho Caracol
As principais tradições culturais alemãs de Canela estão reunidas nesta casa centenária, uma das primeiras da cidade. Entre elas, estão a típica arquitetura enxaimel que caracteriza sua construção, utensílios domésticos antigos e o mais famoso apfelstrudel da região, preparado em fogão a lenha.
ENDEREÇO: Estrada do Caracol, km 3,6
AlpenPark
Para fugir um pouco da calmaria comum na cidade, o parque reúne diversas atividades para os aventureiros, como tirolesa, rapel, trenó sobre trilhos, escalada, passeio de quadriciclo, arvorismo e outras. Praça de alimentação e loja de suvenires completam a estrutura do parque.
ENDEREÇO: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901
Parque do Caracol
O parque abriga a Cascata do Caracol, a mais famosa do estado, com 131 metros de altura, que pode ser observada e fotografada de um alto mirante. Você também pode percorrer trilhas ecológicas, rodeadas pela fauna e flora local, e apreciar a vista da região em um observatório panorâmico.
ENDEREÇO: RS 466, km 0
Vinícola Jolimont
No Morro Calçado, interior de Canela, a Jolimont cultiva e produz vinhos de maneira artesanal, em vale com vistas incríveis. É possível conhecer os métodos de preparo da vinícola e participar de degustações, que incluem vinhos, espumantes, queijos e sucos.
ENDEREÇO: Estrada Morro Calçado, s/nº
ONDE FICAR EM CANELA
Os hotéis em Canela se concentram em duas regiões principais: No Centro, a vantagem é ficar perto da maior parte das atrações, restaurantes e centros comerciais. Já o Parque Laje da Pedra, a três quilômetros do centro, é indicado justamente para quem quer fugir do burburinho da cidade.
Informações importantes
Fuso horário | Horário de Brasília |
---|---|
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional de Porto Alegre |
Voltagem | 220V |